Buscar

estudo pra prova 01

Prévia do material em texto

Porquê Filosofia ?
Filosofar é vc enxergar além daquilo que esta na superfície ou seja no primeiro plano, deve-se trabalhar em identificar que as coisas nem sempre são aquilo que aparenta ser.
Deve-se analisar o que está por traz das coisas e não simplesmente criticar sem fundamentos verídicos;
Deve-se fazer suas próprias conclusões diante das argumentações criadas por outros indivíduos.
O dilema de QUERO? DEVO? POSSO? Nus leva á pensar sobre as formas que agimos diante das ações que devemos realizar ; Onde esta aquela relação de que muitas vezes queremos fazer algo so que as vezes pode não esta de acordo com a a moral da qual pertence.
_ DEVO é uma questão que esta referente a um dever ou obrigação imposta muitas vezes pela sociedade no entanto as vezes não queremos fazer tal coisa.
_ POSSO é uma questão referente a forma de não poder mediante alguma circunstância emitida pelo grupo social do qual pertence.
Respaldo ao relato do Anel de Giges 
Nus leva á questionar a razão pela qual leva pessoas a fazerem determinadas coisas ? Será a foto de já possuir o desejo de realizar determinadas coisas fora dos valores éticos e morais; e a forma realizada de Giges por saber que o seu ato estaria oculto para os demais o estimulou a de fato praticar uma ação ati-etica.
ÉTICA, MORAL, MORAL SOCIAL, VALORES 
Aristoteles ressalta a importância do ser humano aprender o que é ser virtuoso; desde a sua infância e para reforçar ainda mais essa ideia com pensamento de que cada pessoa aprende o que é bom ou mal dentro do hambito familiar,social em que vive desde criança e aprende o que é ser virtuoso,suas ações,etc.
VIRTUDE: É quando buscamos o que é bom para nós; mas todas essas buscas deve ser almejada com o equilíbrio. 
Pessoas costumam sair do seu equilíbrio facilmente e por coisas pequenas e matérias onde os mesmos acreditam que que possam lhe proporcionar a felicidade. 
A virtude consiste em dominar as paixões e permitir que a razão governe onde antes estava em descontrole em relação as suas paixões.
MORAL : É um conjunto de regras estabelecidas por um grupo, ela é a pratica da ético colocada em ação pondo o indivíduo a refletir sobre suas ações se elas estão de acordo com os seus valores e princípios ÉTICOS E MORAIS.
ÉTICA: Esta fundamentada em um conjunto de pincipios e valores que norteiam a moral, é uma reflexão das situações estabelecidas pela sociedade, é através dela que consegue-se analisar se as ações estão valorizando os condutas humanas; seus direitos e valores.
UM DILEMA ÉTICO
O drama abordado relata uma questão não muito comum, más o fato é que a situação pela qual os sobreviventes daquela tragédia tiveram que enfrentar! Tendo que por impulço de manterem-se vivos, resolveram burlar os seus princípios éticos e morais quando decidiram que para asobrevivencia deles teriam que comer os restos mortais dos seus companheiros.
Meu pensamento
 Porém fico a questionar-me se não passou pela cabeça deles que se realmente seriam resgatados pelo fato de já ter se passado muitos dias e também por ser um local de difícil acesso. 
Eles poderiam ter penssa do da seguinte forma: e se não formos encontrados! Valerá a pena comer a carne dos nossos amigos para prolongar os nossos dias.
SOCIALISMO UTÓPICO E SOCIALISMO CIÊNTIFICO 
Socialismo Utópico: conciliar capital e trabalho : onde os ricos fiquem mais ricos, para que através deles os pobres sejam menos pobres.
_Nessa concepção tinha-se em mente que quando os ricos ficassem mais ricos eles ajudariam os pobres, porém isso não acontecia!.
Socialismo ciêntifico: o avanço técnico permitia o domínio crescente do ser humano sobre a natureza, gerando enriquecimento de alguns homens, enquanto isso a classe operaria era cada vez mais pobre e explorada.
(OBS) tudo isso no séc. 19 , no entanto ainda hoje vemos isso acontecer mesmo depois de tanta evolução!
VAMOS À ALGUMAS QUESTÕES (ABERTAS)
Por que a ética e a moral são construções históricas ?
A ética e a moral são alteradas, modificadas de acordo com o tempo histórico e relações sócias ?
Em relação ao dualismo Material x Espiritual: ( A essência das coisas não está necessariamente na quilo que vemos ou ouvimos...) Em relação á esse conceito quando é que seremos verdadeiramente livres, quando conseguiremos ver além daquilo que pode ser captado pelos nossos sentidos?
Defina: Dualismo material e espiritual? 
								(Martha Mirella)
Juazeiro-BA, 28/04/2016.

Outros materiais

Materiais relacionados

6 pág.
124 pág.
AULA etica

Escola Instituto Sao Jose

User badge image

Bruno Nascimeto

12 pág.
Resumo de fosofia pro CF

Ifect Do Rn Ifrn Campus Pau Dos Ferros

User badge image

H

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes