Buscar

APOL 3 Comportamento Empreendedor e Fundamentos de Gestão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL 3 – Comportamento Empreendedor e Fundamentos de Gestão
Questão 1/5
A sustentabilidade é um conceito novo e muito difundido nos dias atuais. Sobre a sustentabilidade, analise as afirmativas a seguir:
Para uma organização ser considerada sustentável ela ignora o ganho financeiro no longo prazo para ser socialmente justa e ambientalmente correta.
O desenvolvimento local sustentável é de responsabilidade das organizações e dos governos, tendo o cidadão apenas a incumbência de seguir as ordens impostas sobre o cuidado com o meio ambiente.
As organizações comprometidas com o desenvolvimento local sustentado planejam ações a longo prazo, estão envolvidas com o bem-estar social da sociedade, são éticas e têm valores claros e condizentes com a sua forma de atuação.
O desenvolvimento local sustentável está relacionado a atender demandas do presente, sem impossibilitar as próximas gerações de atender às suas futuras demandas.
A respeito dessas afirmativas, assinale a opção correta.
Afirmativas I, II e III, apenas.
Afirmativas III e IV, apenas.
Afirmativas I e III, apenas.
Afirmativas I, II e IV, apenas.
Afirmativa II, apenas.
Questão 2/5
Analise a tabela a abaixo e responda:
Fonte: GEM/2013
A pesquisa GEM/2013 nos mostra que ter seu próprio negócio é um dos três principais sonhos do brasileiro, só perde para os sonhos de ter uma casa própria e viajar pelo Brasil. A maioria dos entrevistados afirma não ter mede de fracassar, o que é positivo, mas para ter sucesso o empreendedor também precisa investir na sua capacitação e buscar um diferencial para os seus produtos e serviços. Os dados da tabela 4.2 nos mostram que:
I - O comércio e os serviços representam as principais preferências dos empreendedores brasileiros na hora de abrir os seus próprios negócios, sendo que a venda de roupas e acessórios representam 8,6% dos negócios e os restaurantes e outros negócios de bebidas e alimentação representam 8,2 % das ideias de negócios. De cada 100 brasileiros 17 estão envolvidos em atividades empreendedoras.
Desta forma,
II - Modelar de formas diferentes ideias de negócios semelhantes podem ser determinantes para o sucesso de um negócio, restaurantes de comida mineira, gaúcha, árabe, nordestina, amazônica. Lojas de roupas para mulheres, crianças, homens, tamanhos acima da média, lojas combinadas de roupas e acessórios, roupas e calçados, roupas e salões de beleza, podem ser pensadas modelando-se ideias de negócios com o uso do BMG Canvas.
Marque a alternativa correta:
Ambas estão certas, mas a segunda não explica a primeira
Ambas estão certas e a segunda complementa a primeira
A primeira está certa e a segunda é falsa
A primeira está certa, porém a segunda não se aplica aos dados da primeira
Ambas são falsas
Questão 3/5
Não há como promover a sustentabilidade sem distribuição de riquezas, esse é um dos desafios da bioética. Salles citado por Schneider e Branco (2012) afirma que a bioética resgata a dignidade da pessoa, dando ênfase à qualidade de vida, e procura estabelecer a proteção da vida humana, ancorada na tolerância e na solidariedade.
Considere essas afirmações, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A ausência de princípios bioéticos resultam em uma distribuição de riquezas muito heterogênea, sendo importante para um país
PORQUE
Uma distribuição de riquezas heterogênea fortalece o conceito de sustentabilidade econômica de um país.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
As assertivas I e II são proposições excludentes.
A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
As assertivas I e II são falsas.
A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 4/5
As organizações são sistemas abertos, pois exercem e recebem influência do ambiente externo. Nesse contexto, há variáveis do ambiente externo que interferem nas tarefas organizacionais de forma direta e indireta e de maneira incontrolável.
Assinale a alternativa que apresenta somente as variáveis de ação direta nas organizações.
Econômico, político-legal, social
Tecnológico, internacional, regulatório.
Grupo de interesse especial, meio ambiente natural, tecnológico.
Fornecedores, clientes, concorrentes.
Sociocultural, fornecedores e clientes.
Questão 5/5
A Teoria da Contingência preconiza a ideia de que há uma série de fatores que influenciam e afetam a organização. Assim, baseado no conteúdo apresentado neste tema, leia as assertivas a seguir e, logo após, marque a alternativa correta.
Contingência quer dizer alguma coisa incerta ou eventual, que pode ou não acontecer. A verdade ou falsidade será conhecida pela experiência e não pela razão.
Contingência quer dizer alguma coisa incerta ou eventual, que pode ou não acontecer. A verdade ou falsidade será conhecida pela experiência e não pela razão.
As organizações complexas levaram a uma nova teoria. A estrutura de uma organização e seu funcionamento é independente da interface com o ambiente externo.
Na Teoria da Contingência tudo é relativo, tudo depende, isto é, não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Há uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.
As características organizacionais somente podem ser atendidas mediante a análise das características ambientais com as quais se defrontam.
A abordagem contingencial salienta que se alcança a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional, ou seja, existe uma forma única e melhor para organizar no sentido de se alcançar os objetivos variados das organizações dentro de um ambiente também variado.
Marque a alternativa correta:
Apenas as alternativas 1, 3 e 4 são verdadeiras;
Apenas as alternativas 1, 3 e 5 são falsas;
Todas as alternativas são verdadeiras, exceto as alternativas 4 e 5;
Todas as alternativas são verdadeiras, exceto a alternativa 3;
Apenas a alternativa 2 é falsa.

Outros materiais