Buscar

Psicologia organizacional

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES
Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas
 Professora: 
 Disciplina: Psicologia Organizacional
 Aluna:
Caicó/RN
Cientistas de organização têm definidos três tipos de comportamentos que considera fundamentais à vida de uma organização: primeiro os comportamentos de pertencer, segundo os comportamentos de permanecer na organização e o terceiro e ultimo os comportamentos inovadores, que envolvem a contribuição criativa dos membros organizacionais. A organizações procuram meios para fazer com que os indivíduos permaneçam dentro dela, comportando-se adequadamente. Normalmente adotam tanto o reforçamento positivo como o negativo e, mais comumente, a punição com a forma de condicionar indivíduos a se comportar dentro de padrões organizacionais e para extinguir comportamentos não desejados, obedecendo a regulamentos e a normas estabelecidas e apresentando um nível de produtividade de acordo com as expectativas da organização.
	Do ponto de vista ético, o condicionamento humano nas organizações envolve valores daqueles que o adotam e não compete aqui discuti-lo como certos ou errado. Do ponto de vista organizacional, poder-se-ão observar, nos membros da organização que não sofreram punição, um clima de instabilidade e um comportamento protetor e defensivo.
	A organização poderá, entretanto, usar um sistema de reforçamento positivo para condicionar o comportamento humano no trabalho. As políticas de incentivos são exemplos desse tipo de reforçamento positivo. No entanto, sua aplicação se depara com algumas dificuldades, que devem ser consideradas: a primeira delas é o relacionada ao significado psicológico, a segunda dificuldade surge à medida que a organização necessita, para se desenvolver, de criatividade e de inovação. A integração das experiências pessoais dos membros das organização e das diferentes modalidades de agir e de decidir é fator que integra o comportamento inovador.
	O Behaviorismo tem como pressuposto básico o condicionamento. Esse pressuposto está presente em todas as suas vertentes e formas de aplicação. Os dirigentes organizacionais que se apropriam dos princípios do Behaviorismo para controlar, manipular e reduzir o comportamento humano a um processo de condicionamento que venha a inibir a capacidade do indivíduo de pensar, de se expressar, de ser ele mesmo, estarão inibindo o seu potencial criativo, negando a autodeterminação e o livre arbítrio da natureza.
	Os grupos organizacionais têm sido usados como eficientes instrumentos de controle do comportamento. O reforçamento positivo é efetuado por meio da aceitação, o reforçamento negativo pela eliminação do indivíduo como membro organizacional.
	Ao adotar exclusivamente o modelo behaviorista do padrão estímulo-resposta para propiciar o condicionamento do comportamento humano nas organizações, incrementado com a punição, a organização nega a se mesma o desenvolvimento e a utilização das forças, dos recursos e do potencial humano de que dispõe, que viriam contribuir para a produtividade da própria organização e para o desenvolvimento socioeconômico num contexto social mais amplo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes