Buscar

Avaliação sobre o que é pesquisa.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Metodologia da Pesquisa
PROFESOR: 
ALUNO(A): 
TRABALHO 
1º A pesquisa é sempre resultado da busca de solução para algum problema. Os problemas podem ser de duas diferentes ordens de razão: ordem intelectual e ordem prática. Ambas as formas estão interligadas, pois investigar um problema de ordem intelectual em sua origem pode, de alguma forma, resultar em uma aplicação. Temos, assim, dois níveis de pesquisa: acadêmica e de ponta. (02 Pontos)
	 Elabore uma reflexão, por meio de um texto dissertativo de 20 linhas, concordando ou não com o conteúdo das assertivas a seguir.
a) A pesquisa acadêmica é, antes de tudo, exercício, preparação. O resultado mais importante não é a oferta de uma resposta salvadora para a Humanidade, mas a aquisição do espírito e método para a indagação intencional.
b) Para a realização da pesquisa, é imprescindível a formação acadêmica em nível de pós-graduação.
c) A pesquisa de ponta refere-se a buscar respostas aos fatores fundamentais do problema levantado. 
d) Na pesquisa de ponta, o sujeito do conhecimento é desafiado a responder ao problema, oferecendo respostas concretas a problemas concretos atuais ou futuros.
Hoje em dia a pesquisa é a prática de ensino, tendo como principal característica a construção do conhecimento, desenvolvendo planos programas e objetos, está envolvida em tudo, podendo resolver vários problemas de acordo com ela. Para que tudo aconteça, há antes de tudo uma preparação, dai entra o Ensino Superior para dar todo o suporte ao docente, apartir dela são feitos estudos para problemas futuros ajudando a humanidade, como por exemplo, desenvolver a cura para doenças, poluição e a tecnologia super avançada. Não é necessária a formação acadêmica de pós-graduação, pois a pós é um tipo de aperfeiçoamento estruturado no que o individuo é formado, sendo no stricto senso que ocorre um aprofundamento da formação. Existe varias problemáticas enormes, algumas até quase impossíveis de resolver, porém, a necessidade de atenção ao campo de seus objetivos e a exploração do conhecimento de ponta, faz com que isso vá devidamente a fundo, com isso encontrem as respostas fundamentais ás questões a serem solucionada. Sendo de base ou aplicada, a procura tende a está de acordo com o desafio, isso estimula aos pesquisadores a desenvolver a grande estratégia das pessoas, o conhecimento, para que através dela sejam realizadas as respostas que tendem a serem concretas. atuais ou futuras ajudaram a humanidade a progredirem num processo de aprendizagem tanto do individuo quanto da comunidade arredor, com finalidade de todos usufruir desta modalidade. 
2. O termo pesquisa pode ser compreendido segundo vários aspectos. Há uma diferença fundamental entre consumir pesquisa e fazer pesquisa. Poucos indivíduos são pesquisadores profissionais, mas todos nós já realizamos alguma investigação. No entanto, todos nós, também, somos, quer desejemos ou não, consumidores de pesquisas. Observando o significado de pesquisa, marque as alternativas corretas. (01 Ponto)
X I. A pesquisa exige rigor, paciência e seriedade no tratamento dos dados e ética na divulgação de seus resultados. 
X II. A pesquisa é, ao mesmo tempo, um processo de descoberta e de invenção que exige um elemento de criatividade. 
X III. A aprendizagem das metodologias de pesquisa nos ajuda a ser consumidores esclarecidos e, até mesmo, produtores de pesquisa
IV. Para realizar uma pesquisa, não são necessários conhecimentos disponíveis nem a utilização cuidadosa de métodos e técnicas.
As alternativas corretas são:
a) III, IV, II c) IV, I, III
b) I, II, IV d) II, III, I
3. Conforme explicita Joaquim Severino a formação de nível superior tem como pilares fundamentais: o Ensino, a Extensão e a Pesquisa. Diante de tal, defina os conceitos supra citados, tendo como base o autor em foco. (Elabore um texto dissertativo de 20 linhas) (02 Pontos)
É iniciado com o conhecimento que por consequência vem pesquisa, ensino e extensão. A Extensão deve ser entendida como o processo que articula o ensino e a pesquisa, visando produzir os conhecimentos resultantes do confronto com a realidade acadêmica, é uma exigência do ensino superior, tem grande alcance pedagógico levando o estudante a vivenciar a sua realidade assim tornando-se uma ponte entre a sociedade e a Universidade, deve expressar a gênese de propostas de reconstrução social. A pesquisa é coextensiva a todo tecido da instituição universitária, ela quem ajuda na formação do individuo com a prática de ensino, tendo como principal característica a construção do conhecimento, não haveria ensino válido se o conhecimento a ser ensinado e socializado não fosse construído mediante a pesquisa. A atividade de ensinar está intimamente ligada a arte de repassar o conhecimento existente, o ensino das Universidades é apenas uma base para a formação, não profissionaliza, por muitas vezes nem repassa mesmo o que é pra ser estudado, deixando a desejar, levando ao fracasso, porém, mesmo quando se trata de uma simples faculdade, deve ser realizada uma atividade de ensino, o conhecimento transforma-se em ensino de modo a assegurar a universalização do mesmo. As três em questão estão uma relacionada com a outra, não haveria ensino se não houvesse a pesquisa e não haveria a pesquisa se não houvesse o conhecimento dos estudiosos.
4. Elabore uma síntese (resumo) esse trecho de 5 linhas e com 3 palavras-chaves. (02 Pontos)
O s diversos ramos do conhecimento humano encontram muitas correspondências com relação às maneiras de se obterem os resultados práticos de que necessitam para construir o seu saber específico. Mesmo assim, a forma e o tipo de investigação a ser empreendidos diferem em algum grau, de acordo com a necessidade de cada pesquisador. Assim sendo, tanto o método a ser empregado para a execução da pesquisa científica quanto os procedimentos gerais de organização e apresentação terão de ser adequados para cada caso. Apresentamos agora um descritivo dos principais tipos de pesquisa – quanto aos seus objetivos – a fim de estabelecer um guia útil para a escolha mais apropriada em cada caso. Adiante, detalharemos outros tipos de pesquisas com base nos procedimentos.
Os diversos ramos do conhecimento humano encontram muitas correspondências com relação às maneiras de se obterem os resultados. A forma e o tipo de investigação a ser empreendidos diferem em algum grau’. Tanto o método a ser empregado para a execução da pesquisa cientifica quanto os procedimentos gerais de organização e apresentação de cada caso.
Palavras- chave: Conhecimento, Investigação e Método.
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”
(Paulo Freire)

Outros materiais