Buscar

Avaliando aprendizado FÍSICA TEÓRICA II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Um corpo de massa 100g ao receber 2400 cal varia sua temperatura de 20°C para 60°C, sem variar seu estado de agregação. O calor específico da substância que constitui esse corpo, nesse intervalo de temperatura, é:
	
	
	
	
	 
	0,6 cal/g.°C.
	
	
		2.
		Para aquecer 500g de certa substância de 20ºC para 70ºc, foram necessárias 4000 calorias.A capacidade térmica e o calor especifico valem respectivamente:
	
	
	
	
	 
	80cal/º C e 0,16cal/gºC
	
	
	
		3.
		Uma barra de determinado material com 0,5 Kg de massa deve ser aquecida de 300oC até 500oC. Sendo 0,11 cal/g.oC o calor específico do material em questão, podemos afirmar que a quantidade de calor que a barra receberá vale, em cal:
	
	
	
	
	 
	11.000
	
	
	
		4.
		Numa área de praia, a brisa marítima é uma consequência da diferença no tempo de aquecimento do solo e da água, apesar de ambos estarem submetidos às mesmas condições de irradiação solar. No local (solo) que se aquece mais rapidamente, o ar fica mais quente e sobe, deixando uma área de baixa pressão, provocando o deslocamento do ar da superfície que está mais fria (mar). À noite, ocorre um processo inverso ao que se verifica durante o dia Como a água leva mais tempo para esquentar (de dia), mas também leva mais tempo para esfriar (à noite), o fenômeno noturno (brisa terrestre) pode ser explicado da seguinte maneira:
	
	
	
	
	 
	O ar que está sobre a água se aquece mais; ao subir, deixa uma área de baixa pressão, causando um deslocamento de ar do continente para o mar.
	
	
	
	
	
		5.
		Dois corpos em equilíbrio térmico possuem o(a) mesmo(a):
	
	
	
	
	 
	temperatura
	
	
		6.
		Um sistema A não está em equilíbrio térmico com um sistema B, e este não está em equilíbrio térmico com um outro, C. Quanto às temperaturas TA, TB e TC dos sistemas A, B e C, podemos concluir que:
	
	
	
	
	 
	TA e TB diferentes e TB e TC diferentes

Outros materiais