Buscar

Avaliando aprendizado 3 FÍSICA TEÓRICA II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Em Física, denominamos de onda mecânica a uma perturbação que se propaga em um meio, podendo existir diversos tipos de onda. Entre os itens a seguir, identifique aquele que descreve um conceito associado a ondas CORRETAMENTE.
		
	
	
	
	 
	Ondas transversais são aquelas em que a direção de propagação da onda é perpendicular à direção de vibração.
	
	
		2.
		Um menino em passeio de final de semana visita o lago do Quitandinha, na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Ao jogar no lago comida para os peixes, provoca ondas de 2,0 cm de comprimento de onda, com velocidade de 3,0 cm/s. Considerando estas informações, determine a frequência destas ondas.
		
	
	
	 
	1,5 hertz
	
	
		3.
		Um indivíduo sentado em uma varanda observa gotas de água caindo sobre uma bacia cheia de água da chuva, produzindo ondas com 5cm de distância entre duas cristas consecutivas e com frequencia igual a 2 hertz. Considerando estas informações, determine a velocidade das ondas. 
		
	
	
	
	
	0,4 cm/s
	
	 
	2,5 cm/s
	
	
		4.
		Uma menina executa um movimento vibratório em uma corda presa a uma parede a cada 1s. Sabendo-se que a corda tensionada possui 10 m de comprimento e que uma crista produzida leva 4s para atingir a parede, determine a opção que indica o comprimento de onda produzido.
		
	
	
	
	 
	2,5 m
	
	
		5.
		O que distingue uma mesma nota tocada com a mesma intensidade por um violino e por um piano?
		
	
	
	
	 
	Timbre.
	
	
		6.
		Na figura abaixo se observa a propagação de uma onda mecânica cuja velocidade de propagação é igual a 10 m/s. Podemos, então, afirmar que o comprimento de onda, o período, a frequência e a amplitude dessa onda valem, respectivamente: (dado área de cada quadrado igual a 1m2)
 
 
		
	
	
	
	 
	8m; 0,8 s; 1,25 Hz e 4m.

Outros materiais