Buscar

Escolas Hermenêuticas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Escolas Tradicionais ou Legalistas ou Clássicas:
		São escolas em cuja doutrina predomina os elementos gramatical e da lógica interna (processo de raciocínio utilizado pelo intérprete por meio do qual ele submete a lei a uma análise do ponto de vista da inteligência do texto legislativo, sem levar em consideração elementos de informação exteriores (fatores externos que levaram a produção da norma).
a) Escola dos Glosadores Medievais:
			É identificada no final do Século XI, na Itália, a partir do 			descobrimento do Digesto. Os glosadores examinavam o texto legal 			sob o ponto de vista gramatical, analisando as palavras e as frases de 		forma isolada do seu contexto e indiferente as modificações históricas.
b) A Escola dos Comentaristas:
			A Escola dos Comentaristas teve início na Itália, com Cino da 			Pistoia, acompanhado por seu discípulo Bartolo de Sassoferrato, que 		seria mais tarde seu maior representante, e por Baldo Ubaldi 				discípulo deste último. .
			Seus seguidores manifestavam profundo respeito pelo direito 			romano, entretanto, em seus estudos não partiram da análise das leis 		de Justiniano, mas do exame dos casos práticos.
c) Escola da Exegese:
			Teve sua formação na França, no século XIX; O Estado é o 			único produtor do direito; Começou no final do Século XIX quando a 			interpretação dos Tribunais passou a ter um grande relevo; 				Influência da Codificação.
d) Escola do Direito Natural ou Escola do Jusnaturalismo:
			A ideia acerca do Direito Natural muda ou diverge dentro do 			pensamento jurídico de acordo com os estudos sobre a sua origem e 		fundamentação.
ESCOLAS OU SISTEMAS MODERNOS DE INTERPRETAÇÃO:	Surgiram em decorrência das críticas aos Sistemas Legais, Segundo a maior parte da doutrina as Escolas ou Sistemas Modernos de Interpretação são as seguintes:
a)Escola da Evolução Histórica de Saleilles ou Escola Histórico-Evolutiva ou Escola Atualizadora do Direito;
			Saleilles, na França, que apregoou o método histórico-				evolutivo, sustentava dever a interpretação inspirar-se em fatores 			sociais, com o sentimento da utilidade social.
			O jurista italiano Ferrara, sobre a Escola Histórica dizia que o 			método histórico-evolutivo é por demais verdadeiro, em face de não se 			desviar da inteligência do tradicional.
b)Escola da Livre Indagação;
			A Escola da Livre Indagação foi criada pelos juristas François 			Geny e Ehrlich.
			Segundo a doutrina da Escola da Livre Indagação, a lei é a 			fonte mais importante, mas, não é a única fonte existente no mundo 			jurídico.
			A Escola da Livre Indagação tem o mérito de reconhecer e dar 			importância ao costume, a jurisprudência, a doutrina, que se não forem 			fontes suficientes ou incertas ou contraditórias, cabe ao próprio 				intérprete criar a norma aplicável como se fosse um legislador.
			A Escola da Livre Indagação utiliza o método da livre 				investigação científica
c)Escola do Direito Livre;
			A Escola do Direito Livre teve como seus corifeus, com matizes 			próprios de opiniões, François Gény, Bulow, Kõhler, Kantorowicz, 			Schlossmann, Erlich, Stammler e Mayer, que preconizava o Direito 			Justo.
			A Escola do Direito Livre propôs novos métodos de 				interpretação, permitindo-se, em alguns países, ao Juiz corrigir e 			completar a Lei, guiado por orientações subjetivas, com a valoração de 			interesses pelos próprios sentimentos, criando no lugar e ao lado do 			Direito Positivo.
Novas Correntes
			Com o auxílio da técnica de interpretação e os novos aparatos da 		óptica de abordagem do Direito e da norma, bem como a revolucionária teoria 		de Reale sobre as vertentes do direito, a chamada Teoria Tridimensional do 		Direito que entende essa ciência com fato, valor e norma.

Outros materiais