Buscar

APOL 2 FG & CE

Prévia do material em texto

Questão 1/5
O gestor deve obter a autoridade, tratando os subordinados com muito respeito e competência. E para incentivar o colaborador na realização do seu trabalho é necessário convencê-los através de incentivos tangíveis como, recompensas materiais, oportunidades e condições físicas ideais ao trabalho.
Os conceitos apresentados representam a ideia de qual pensador:
	
	A
	Frederick Taylor
	
	B
	Henri Fayol
	
	C
	Elton Mayo
	
	D
	Chester Barnard
	
	E
	Abram Maslow
Questão 2/5
Há um vídeo bastante relevante e altamente interessante no Youtube denominado “A história das coisas” - https://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw -  no qual a pesquisadora Annie Leonard aborda a questão do paradigma atual baseado em um sistema linear – portanto dentro do conceito de funcionamento ilimitado – formado pela extração, produção, distribuição, disposição, consumo e descarte. Ela defende que esse sistema é insustentável e nocivo ao extremo, e que precisa ser mudado antes que seja tarde. No final do vídeo ela apresenta iniciativas já em desenvolvimento e baseadas em um sistema, circular, retroalimentado e mais coerente com um planeta finito. Dentre essas iniciativas, ela destaca as relacionadas química verde, lixo zero, produção de circuito fechado, energia renovável e economias vivas locais que são práticas dentro do novo sistema sustentável e com maior equidade.
Considerando essa abordagem, podemos fazer algumas afirmações:
I. O sistema linear acredita que é possível manter eternamente o caminho da extração, produção, consumo e descarte já que a disponibilidade de recursos para isso é infinita.
II. A crença vigente aponta que para sustentar esse sistema linear as pessoas são elementos secundários e que as consequências do funcionamento desse sistema não lhes diz respeito.
III. O final desse sistema linear é o descarte e isso deixa de ser problema à medida que os grandes lixões enterram ou queimam esses resíduos, deixando-os fora de nossas vistas e não mais existindo em termos do contexto do sistema linear.
IV. As iniciativas citadas que estão fora do sistema linear são como virus em um organismo. Começam se ser muito percebidos e à medida que vão proliferando e ganhando espaço, podem vir a tomar conta do organismo.
As afirmações acima podem ser verdadeiras ou falsas. Assim sendo, assinale a alternativa abaixo que corresponde à relação correta de afirmações verdadeiras:
	
	A
	I e II, apenas
	
	B
	II, III e IV, apenas
	
	C
	III e IV, apenas
	
	D
	I, II e IV, apenas
	
	E
	I, II, III e IV.
Questão 3/5
Liderança é a influência interpessoal exercida em um determinado contexto. Trata-se de um fenômeno social, uma capacidade de influenciar as pessoas por meio de ideias, exemplos e ações e fazer com que atinjam metas propostas ou passem a acreditar em crenças ou conceitos. Ou ainda a liderança é um processo-chave e o administrador deve ser um líder para seus subordinados, deve influenciá-lo para que a pessoa aja de uma maneira intencional.
Analise as alternativas abaixo, assinale como V (verdadeiro) e F (falso) as características de um líder:
(  ) um líder é alguém que consegue influenciar o grupo, passando um sentimento de segurança, diminuindo a incerteza, orientando e educando na busca de resultados.
(  ) na liderança autocrática o chefe é mais presente, controlador e centralizador; exige obediência do grupo e decide como e quando as tarefas devem ser feitas.
(  ) o chefe que tenta ouvir as ideias da equipe, aceita sugestão, estimula e encoraja a participação de todos é conhecido como um líder democrático.
(  ) a liderança liberal (também conhecida como laisse-faire) atua mais como um agente de informação, através de estímulos e iniciativas ao grupo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F, F, V, V
	
	B
	V, V, F, F
	
	C
	F, F, F, F
	
	D
	F, V, F, V
	
	E
	V, V, V, V
Questão 4/5
Um pouco antes da entrada do século XX em um momento de dificuldades econômicas dos Estados Unidos, David McConnell, um jovem de 16 anos de idade, trabalhava como vendedor de enciclopédias de porta em porta. Porém, quando ele batia na porta e as donas-de-casa abriam e não deixavam ele nem falar dos livros e já o dispensavam. Certa vez, um amigo farmacêutico lhe disse que as mulheres não querem saber de livros. Elas só pensam em ficar mais bonitas e atraentes. Dai ele pensou que se lhes oferecesse um brinde, um perfume por exemplo, elas poderiam pelo menos escutar o que ele tinha a dizer sobre a enciclopédia. Fizeram juntos uma fragrância, colocaram em pequenos frascos e ele foi à luta. Na primeira casa, ao abrir a porta ele disse “A senhora aceita uma amostra grátis de um delicioso perfume?” Ela se entreteve com o perfume enquanto ele falava da enciclopédia. Mas ela disse não querer a enciclopédia. Ele saiu e isso se repetiu várias vezes. Já ia desistir quando foi parado na rua por uma dessas senhoras querendo comprar mais de seu perfume. Ele viu a oportunidade e começou a investir nessa direção. Assim surgiu a AVON. Em pouco tempo 5 mil mulheres percorriam os Estados Unidos vendendo os itens da marca.
DOMINGOS, Carlos. Oportunidades Disfarçadas. Rio de Janeiro: Sextante, 2009
Olhando sob o prisma de aproveitamento de oportunidades podemos concluir que:
A Avon foi inovadora em oferecer esse tipo de produto na forma de comercialização porta em porta, algo que seria de algum modo óbvio por ser na época comum as donas de casas atenderem os vendedores.
A época era economicamente desfavorável já que a crise que eclodiu em 1929 já estava presente no mercado.
A opção pelo método de venda de enciclopédias de porta em porta não era uma boa escolha.
O farmacêutico foi o elemento chave nessa oportunidade, pois foi ele que identificou o nicho a ser explorado e como este deveria ser explorado.
O público alvo das enciclopédias não eram as donas de casa, ainda mais por ser um produto na época de um valor mais elevado em termos de preços.
Observando as conclusões acima poder afirmar que:
	
	A
	Todas as conclusões são verdadeiras
	
	B
	Apenas quatro conclusões são verdadeiras
	
	C
	Apenas três conclusões são verdadeiras
	
	D
	Apenas duas conclusões são verdadeiras
	
	E
	Apenas uma conclusão é verdadeira
Questão 5/5
José, gestor de serviços da Empresa “A”, comanda uma equipe com pessoas que têm aversão ao trabalho, precisam ser dirigidas e premiadas materialmente para se esforçarem. Antônio, por sua vez, gestor de serviços da Empresa “B”, comanda uma equipe com pessoas que aceitam responsabilidades e são compromissadas com os objetivos da organização.
É correto afirmar que o gestor da empresa:
	
	A
	“A” e o da “B” adotam o estilo de gestão da Teoria Y;
	
	B
	“A” adota o estilo de gestão da Teoria X;
	
	C
	“A” adota o estilo de gestão da Teoria Z;
	
	D
	“A” e o da “B” adotam o estilo de gestão da Teoria X;
	
	E
	“B” adota o estilo de gestão da Teoria Z.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes