Buscar

ED MEMBRANAS - FEITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UFF ODONTO 2.2012 – Biofísica 
Prof.: Ana Lucia
Estudo Dirigido de Bioeletrogênese (Pot. Ação) 
01 – Qual o papel da fluizem de membrana nos eventos de sinalização química? Como esta fluidez é modulada nas membranas biológicas?
Permite que fosfolipídios, proteínas e outros dos seus componentes se movimentem na membrana plasmática, possibilitando uma permeabilidade seletiva para a entrada e saída de determinadas moléculas. As balsas lipídicas, regiões de membrana onde a fluidez é menor, são mais eficazes nas vias de sinalização porque agrupam muitas proteínas específicas para essa função, por exemplo. Essa fluidez varia de acordo com a saturação ou instauração das caudas dos fosfolipídios, o tipo de fosfolipídio, pela presença de colesterol e temperatura.
02 – O que promove a assimetria da membrana? Explique.
A assimetria da membrana dá-se pela diferença de componentes em cada monocamada. Alguns exemplos são: na monocamada externa – maior número de esfingomielina e presença de balsas lipídicas; na monocamada interna – maior número de fosfatidilserina e, por isso, carregada negativamente.
03 – Diferentes tipos de proteínas são encontrados de acordo com a sua associação à membrana. Dê pelo menos um exemplo de função para pelo menos três tipos de proteínas com diferentes tipos de associação de membrana.
Proteínas de canais atuam no transporte específico de moléculas através da membrana - geralmente polares - funcionando como poros permeáveis, já que na parede do canal que entra em contato com a molécula, a cadeia de aminoácidos também é polar. Proteínas carreadoras se ligam a determinada molécula e sofrem mudanças conformacionais que a transporta através da membrana. Proteínas carreadoras do transporte ativo transportam suas moléculas através da membrana, contra um gradiente químico ou eletroquímico, porque estão fortemente acopladas a uma fonte de energia metabólica.
04 – Discuta os principais mecanismos de transporte de íons através da membrana. Exemplifique.
Os íons não atravessam facilmente a membrana por serem polares, por isso, precisam de proteínas canais e transportadoras (do transporte ativo ou passivo) para a mediação dessa tarefa.
05 – Explique como funciona o transporte ativo secundário. Exemplifique.
O transporte ativo secundário caracteriza-se por “aproveitar” de uma força propulsiva gerada pela grande diferença de concentração de uma molécula X, por exemplo. Assim, ela transporta outra molécula (Y) utilizando-se da força propulsiva da molécula X para transportar sua molécula Y que também está contra seu gradiente de concentração, juntamente com a molécula X. Um exemplo desse tipo de transporte é quando a dopamina entra numa célula juntamente com o Sódio, aproveitando da força propulsiva gerada pela diferença de concentração deste.

Outros materiais