Buscar

ANTROPOLOGIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANTROPOLOGIA
Professor: Hélio Vinícius Valeriano Furtado
Debate sobre Cultura
O conceito de cultura assume, na ciência antropológica, um sentido bastante específico, e é importante demarcar esta especificidade em relação às outras concepções do termo, sobretudo no que se refere à compreensão de que a cultura é um atributo de pessoas intelectualizadas ou estudadas.
Debate sobre Cultura
Cultura é um conceito que se relaciona com a variedade de manifestações típicas de um grupo social, de um povo ou de uma sociedade, que são apreendidas por cada indivíduo na convivência com os demais. 
Debate sobre Cultura
Cultura Erudita
Representada pelo conhecimento altamente elaborado sobre um determinado assunto, portanto, exige um elevado grau de estudo ou de formação especifica em uma determinada área, como nas artes, na música, na dança, na dança, na história entre outros. 
Debate sobre Cultura
Cultura Clássica
Corresponde ao conjunto de produções intelectuais da antiguidade clássica grega e suas releituras posteriores, como no período do Renascimento. 
    O Renascimento começou na Itália, no século XIV, e difundiu-se por toda a Europa, durante os séculos XV e XVI. Foi um período da história européia marcado por um renovado interesse pelo passado greco-romano clássico, especialmente pela sua arte.
Renascimento
O renascimento deu grande privilégio à matemática e às ciências da natureza. A exatidão do cálculo chegou até mesmo a influenciar o projeto estético dos artistas desse período. Desenvolvendo novas técnicas de proporção e perspectiva, a pintura e a escultura renascentista pretendiam se aproximar ao máximo da realidade. Em conseqüência disso, a riqueza de detalhes e a reprodução fiel do corpo humano formavam alguns dos elementos correntes nas obras do Renascimento.
Renascimento –Homem Vitruviano
Debate sobre Cultura
Cultura Clássica
No Brasil, a cultura erudita e a culta clássica são mais conhecidas e apreciadas pelas elites intelectuais e pela alta sociedade, embora existem várias iniciativas para difundir essas formas de cultura. 
Debate sobre Cultura
Cultura Popular
Cultura popular se refere às manifestações artísticas e folclóricas das diversas camadas populares, em geral elaboradas a partir de motivações espontâneas dos grupos sociais, e cujas produções refletem a identidade desses grupos com seu meio.
Debate sobre Cultura
Cultura Popular
Cultura popular é a cultura do povo, nasceu da adaptação do homem ao ambiente onde vive e abrange inúmeras áreas do conhecimento: crenças, artes, moral, linguagem, idéias, hábitos, tradições, costumes, artesanatos, folclore e etc. 
Debate sobre Cultura
Cultura Massa
Cultura de massa é compreendida como o conjunto de valores, hábitos e costumes que são produzidos pela chamada indústria cultural, na forma de mercadorias vendáveis, como os filmes, as musicas, a moda, os programas de televisão e etc. 
Debate sobre Cultura
Cultura Popular
O objetivo é a produção em grande escala, o comércio e o consumo por grande parte da população. Uma característica essencial da cultura de massa é a sua capacidade de atrair e cativar as pessoas de distinção de classe social.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais