Buscar

RESPOSTAS CHO AD2 2016 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AD2
Período - 2016/1º
Disciplina: Comportamento Humano nas Organizações
Coordenador da Disciplina: Antonio Fandiño
Aluno (a): Pólo: 
Boa sorte!
1ª Questão- Um bom administrador deve conhecer bem as funções inerentes a sua atividade profissional, bem como as distintas áreas de conhecimento que envolve o seu universo de atuação.Marque a afirmação errada, das enunciadas abaixo, sobre as atividades e conhecimentos do administrador: (2 pontos)
( ) Precisa saber coordenar sua liderançae sua capacidade de organização e gestãono desenvolvimento das atividades das instituições.
() Dominar a função Coordenação, que significa reunir os recursos de maneira apropriada para que se alcançar os objetivos.
() Um bom administrador deve, além das características vistasaté agora, estar atento às inovações tecnológicas. Mais doque isso, há uma necessidade muito grande de saber lidar comestas inovações, em todos os aspectos, sabendo identificaroportunidades e traçar linhas de ação, com agilidade, paraum bom aproveitamento do potencial delas.
(X)Uma resposta científica estará sempre baseada em dados reaise passíveis de comprovação, e exatamente por isso ela é chamada de resposta científica e não de opinião. Por isso, tal resposta aceita os fatos,mesmo que sejam contrários à sua posição inicial e expectativa; não buscaconclusão precipitada nem tendenciosa e se preocupa com a neutralidadeintelectual da conclusão – ERRADA, POIS EXPLICA UM CONCEITO E NÃO UM CONHECIMENTO QUE O ADM DEVE TER!
() Conhecer a contribuição dos sociólogos e psicólogos sociais para entendero comportamento grupal e modelos de construção de equipes, solução deconflitos, negociação etc.
2ª Questão - Identifique a afirmação errada sobre motivação humana.(2 pontos)
()Sieverscoloca que a maioria das teorias motivacionais reduzo homem e as organizações, bem como o seu inter-relacionamento,a decorrências predefinidas, classificando a motivação dos empregadoscomo problema principal das organizações.
( ) Segundo Sieversas teorias motivacionais estão direcionadas para o comportamentoorganizacional, perdendo a noção do que é o homem,com sua individualidade, passando a valorizar as organizações.As organizações agem sobre os indivíduos, com o propósito deobter resultados positivos para a empresa;
()As pessoas exibem comportamentos quando veem significado em agirde uma determinada forma após terem sido tocadas por um estímulo externo.Mas os estímulos também podem ser internos ou oriundos da própria pessoaque se permite induzir por sua percepção das coisas ao seu redor.
(X) Maslow coloca que um motivo superior aparece mesmo quando os inferiores não sãosatisfeitos, ou seja, não só as pessoas bem alimentadaspodem-se dar ao luxo de se sentirem seguras e a salvo. PELO CONTRÁRIO, SOMENTE QUANDO AS NECESSIDADES INFERIORES SÃO SATISFEITAS É QUE AS SUPERIORES PODEM SER SATISFEITAS
() As teorias deQualidade do Trabalho está sendo ampliada e dirigida paraa busca da qualidade de vida no trabalho, com a intenção por parte das organizaçõesde oferecer um trabalho qualificado em vez de um cargo e;de relacionar, uma vez mais, o trabalho ao indivíduo e suavida e não somente às muitas horas semanais durante as quaisse acha empregado.
3ª Questão - Demonstre seu conhecimento sobre as teorias da personalidade, bem como comportamento humano no trabalho, identificando a afirmação falsa abaixo:(2 pontos)
(X) Segundo Jung e Freud as áreas das caracteristicas dos traços de personalidade são: ser extrovertido, em oposição a ser introvertido; ser experimentador, em oposição a ser intuitivo;ser perceptivo, em oposição a ser sensitivo e ser opinativo, em oposição a ser racional. O CORRETO SERIA SEGUNDO JUNG: • SER EXTROVERTIDO, EM OPOSIÇÃO A SER INTROVERTIDO. • SER EXPERIMENTADOR, EM OPOSIÇÃO A SER INTUITIVO.
• SER RACIONAL, EM OPOSIÇÃO A SER SENSITIVO. • SER OPINATIVO, EM OPOSIÇÃO A SER PERCEPTIVO.
( )Na teoria do modelo de comportamento, o comportamento é sempre motivado por alguma causa internaao próprio indivíduo (motivos internos) ou alguma causa externado ambiente (motivos externos).
( ) O estudo da dinâmica da personalidade está focado nos aspectos motivacionais através de características específicas dos indivíduos, sendo relevantes os contextos que estes indivíduos atuam.
( ) O desenvolvimento da personalidade na infância ou na idade adulta oudurante toda a vida é questão em aberto entre os pesquisadores e psicólogos.Contudo, todos reconhecem que sempre existem influências biológicas esociais no processo.
( )Segundo a teoria das necessidades quanto mais forte a necessidade, maisintensa é a motivação. Uma vez satisfeita a necessidade, extingue-seo motivo que movimenta o comportamento e a motivaçãocessa. Certas necessidades são instantâneas, como a necessidadede procurar abrigo numa situação de insegurança; outras têmciclo de satisfação mais longo e não são atendidas de momentoa momento. É o caso da motivação para o poder, que pode ficarmais intensa a cada momento.
4ª Questão- O processo de globalização das economias mundiais, gera a constante necessidade de mudança e pela automação digitalgeneralizada, requer, mais do que nunca, que alguém interprete comsensibilidade o que está ocorrendo e sinalize novas direções a seguir para a organização. Esta afirmação coloca o papel da liderança como crítico para o sucesso de uma organização. Identifique então a alternativa falsa.
(2 pontos)
() Liderança não significa posição, privilégios, títulos oudinheiro, mas, sim, responsabilidade. Por serem bastante visíveis, antesde tudo, os líderes se constituem exemplos para os seus seguidores.Os líderes podem reunir a energia das pessoas através de intervençõesdiretas ou indiretas, ajustando o sistema para que elas sejam ativas naação do que precisa ser feito.
(X) O líder tem de ser capaz de lidar adequadamente com fortes emoções e grandes frustrações que surgem quando o ambiente de trabalho se torna instável. Muitas vezes este tem de impor as pessoas a fazer o que o precisa ser feito, mesmo que não estejam entendo bem o que estão fazendo. O líder não precisa de legitimidade para agir nestes momentos. O LPIDER DEVE LEVAR OS LIDERADOS AO ENTENDIMENTO E NÃO IMPOR E O LIDER SEMPRE TERÁ QUE TER LEGITIMIDADE
( )Quando se estabelece o ambiente tipicamente ambíguo que exigemudança, surgem respostas comportamentais próprias de confusão,ansiedade, medo, defesa e ausência. Tais respostas são típicas das defesasdiante das características pouco claras do momento pelo qual se passa. A eficácia, aoenfrentar as solicitações contidas no processo de mudança, apoia-se,portanto, na acuidade da percepção do líder, para que energia e esforçosnão sejam desperdiçados.
( ) Muitas vezes é possível identificar nos funcionários entusiasmo e interesse quantoà necessidade de mudança. Contudo, a vontadede mobilizar esforços para essa mudança desaparece logo, quando aspessoas envolvidas ignoram a necessidade de adotar novos rumos. Semum líder verdadeiro, elas voltam a apegar-se aos velhos hábitos. 
( ) Kotler identificou que o principal motivo de, atualmente,existir carência de líderes empresarias e, excesso de gerentes, é o fato deque se tem dado maior ênfase nas escolas de Administração e no trabalho ao desenvolvimentode aptidões gerenciais e não de liderança.
5ª Questão-Os líderes são responsáveis diretos pelas ações que necessitam de supervisão e controle, a fim de que os objetivos das empresas sejam atingidos com eficiência. Identifique neste tema qual a afirmativa errada. (2 pontos)
( ) O maior desafio dentro das organizações, incluindo as famílias, é estabelecê-las e pô-las a funcionar de modo que permita a cada pessoa sentir interiormente seu valor, o seu potencial de grandeza e de participação com seus talentos e sua paixão. Em outras palavras, podemos dizer que nas organizaçõesse permite ouvir cada voz, para atingir o propósito e as mais altas prioridades da empresa, de forma centrada em princípios.
(X)Os quatro pontos que podem se tornar um problema organizacional são: chefia (falta de visão), regras (falta de entendimento), controle (enfraquecimento) e eficácia (desalinhamento). CHEFES AUTORITÁRIOS GERAM FALTA DE CONFIANÇA, REGRAS EM DEMASIA, MOSTRAM FALTA DE VISÃO, A BUSCA DESENFREADA DE EFICIÊNCIA COM SISTEMAS INADEQUADOS MOSTRAM DESALINHAMENTO E, O CONTROLE EXCESSIVO ENFRAQUECE OS PARTICIPANTES DA ORGANIZAÇÃO, COMO VOCÊ PODE OBSERVAR NA FIGURA A SEGUIR. 
( )Numa organização de alto envolvimento, a informação é amplamente compartilhada, da mesma forma como são as competências e as recompensas – assim, as importantes bases do poder tradicional não fazem parte do papel gerencial. Os gerentes devem se apoiar em outros meios de influenciar o comportamento e configurar diretrizes organizacionais.
( )O seguidor só dará ao líder autoridade para dirigi-lo caso a percepção positiva que tem dele perdure de forma clara. Essa percepção só se forma quando o liderado reconhece na atitude do líder alguém que conhece bem suas expectativas motivacionais e está aberto a ajudá-lo a satisfazer suas necessidades, não abandonando a busca dos objetivos organizacionais. Isso contribui para a formação consciente do vínculo interpessoal. Assim sendo, o seguidor aceita o líder sentindo-se bem em segui-lo. O líder, então, assume o papel de parceiro e facilitador junto aos objetivos dos seus seguidores.
( ) Há quatro tipos de liderança claramente definidos:Líder Diretivo: mostra aos subordinados aquilo que espera deles; Líder Apoiador: aquele que o seguidor sente como um amigo que demonstra interesse em atender às suas necessidades; Líder Participativo: consulta com frequência o seu seguidor e Líder Orientado para a Realização: propõe metas desafiadoras.

Outros materiais