Buscar

Cuauhtémoc: O Último Huey Tlatoani Asteca

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ele foi o último Huey Tlatoani (homem que governava a planício do que hoje bveio a ser o México)que não foi nomeado pelos invasores espanhóis e seu nome significa “ataque de águia” na língua asteca. Seu nome era Cuauhtémoc.
	A existencia de Cuauhtémoc era totalmente desconhecida até que ele própriose tornou Tlatoani. Não há registros quanto a data de nascimento de Cuauhtémoc, mas ele era o filho mais velho de Ahuitzotl e sobrinho do imperador Montezuma II. Era inclusive casado com uma das filhas do imperador, a jovem Isabel.
	Para a sociedade asteca, um bom candidato a governante era o nobre que fosse guerreiro e capturasse o maior número possível de inimigos para serem oferecidos em sacrifício. Cuauhtémoc satisfazia aos dois requisitos. Eleito aos dezoito anos de idade, em 1520 pelos cálculos mais confiáveis, algum tempo após o início da invasão espanhola. Após a morte dos sucessores mais diretos ao cargo, Cuauhtémoc foi considerado pelo voto do Conselho o nobre mais capaz dentre os que restaram após o massacre de Templo Maior. Mas isso durou pouco.
	Um ano mais tarde, em agosto de 1521, Cuauhtémoc precisava de reforços após oito dias tentando se defender do ataque dos espanóise também em virtude da deserção de muitas localidades previamente sob seu controle. Tlateloco era uma das cidades que permanecia leal a Cuauhtémoc, onde, segundo a história “até as mulheres batalharam”. Foi lá que Cuauhtémoc e seus soldados buscaram refúgio.
	Mas Cuauhtémoc foi capturado pelas forças de Cortéz quando tentava atravessar o lago Texcoco, vestido de mulher. Ao melhor estilo Leonel Brizola.
	Cortéz, sujeito esperto, sabia que o melhor era manter o Tlatoani vivo para poder controlar os nativos através dele. Então Cortéz passou a torturar Cuauhtémoc na intenção de roubar o ouro asteca, mas não teve sucesso.
	A morte de Cuauhtémoc é um tema controverso. Alguns dizem que ele tentava conspirar contra os espanhóis mesmo na condição de prisioneiro. Outros dizem que a acusação era totalmente infundada. Mas a verdade é que em 26 de fevereiro de 1525, Heenán Cortéz ordenou a execução de Cuauhtémoc. Dizem que depois disso ele passou a sofrer de insonia pelo peso na consciencia.
	Após a execução de Cuauhtémoc, Tlacotzi que era Cihuacoat de Cuauhtémoc (Cihuacoalt também era a denominação do cargo mais importante situado abaixo do imperador) foi escolhido como seu sucessor. Cortés ordenou a Tlacotzin se vestir como um espanhol, foi lhe dado uma espada e um cavalo branco.
	Muitos lugares no Mexico moderno prestam homenagem a Cuauhtémoc. Uma cidade no entado de Chihuahua leva seu nome, assim como um dos mucicípios do Distrito Federal Mexicano. Ainda uma estação do metro na Cidade do México, um navio da Armada do México e uma cervejaria. Ainda hoje um dos poucos nomes não espanhóis que são comuns no México, e, fortemente associado ao sentimento nacional de resistencia ao invasor.

Outros materiais