Buscar

Enzimas e Reações Bioquímicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1- O que é enzima e qual a sua importância nas células?
R= Enzimas são um grupo de substâncias orgânicas de natureza normalmente protéica, com actividade intra ou extracelular que têm funções catalisadoras, catalisando reações químicas que, sem a sua presença, dificilmente aconteceriam. 
2- Por que as enzimas são específicas ?
R= As enzimas são específicas para o seu substrato, catalisando uma só reacção. Existem algumas enzimas que catalisam substratos similares, mas normalmente são mais específicas para um deles. 
3- O que significa sítio ativo ou centro catalítico?
R= O sítio ativo é a pequena região de uma enzima onde ocorrerá uma reação química. O sítio ativo da enzima é uma fenda (sulco) tridimensional localizada na superfície da enzima, formado por grupos provenientes de porções distintas da seqüência polipeptídica. São geralmente resíduos distanciados entre si na seqüência primária da molécula enzimática que adotam um arranjo conformacional que os aproxima como resultado de interações não-covalentes. Com efeito, nestes arranjos conformacionais, aminoácidos distanciados uns dos outros na seqüência polipeptídica podem interagir mais intensamente entre si do que aminoácidos adjacentes, propiciando um ambiente favorável à ligação do substrato.
4- O que é cofator (coenzima)?. Dê exemplos.
R= São moléculas ou íons que auxiliam o funcionamento das enzimas. Os co-fatores atuam no sítio ativo das enzimas e sem estes não ocorre numa velocidade como se não tivesse catalisador. O termo cofator é utilizado mais para íons (Ca²+, Na+, K+, Cl -, Pa³-4, Mg²+...) enquanto que o termo coenzima, é utilizado para moléculas orgânicas, derivados de vitaminas.
5- O que você entende por constante de Michaelis Menten (KM). Qual a sua importância ?
R=
6- O que é enzima alostérica?
R=Enzimas alostéricas são enzimas que contêm uma região separada daquela em que se liga o substrato, na qual pequenas moléculas regulatórias (efetores) podem ligar-se e modificar a atividade catalítica destas enzimas. 
7- Qual a importância da temperatura e do pH para a velocidade de uma reação enzimática?
R=Para que ocorra uma reação enzimática, o ambiente deve apresentar-se com a temperatura entre 36-42 °C, o pH em torno de 7,4 (Neutro) e numa pressão à 1 Atm. . Por serem proteínas, cada enzima possui um pH ótimo e uma temperatura ótima de funcionamento. Acima dessa temperatura a enzima começa a sofrer desnaturação, perdendo a sua estrutura tridimensional e por conseguinte a sua capacidade catalítica. A temperaturas baixas as enzimas encontram-se "adormecidas", pois há uma diminuição drástica da atividade da enzima, no entanto a partir de uma temperatura mínima a velocidade de reação aumenta até um valor ótimo, que, na maioria das vezes, é cerca de 40ºC.
8- Se você desejasse trabalhar com uma reação enzimática com 50% de sua velocidade máxima, como você faria?
R=
9- Explique o mecanismo de regulação das enzimas alostéricas por feed-back negativo.
R= Quando o modulado ou efetor alostério, liga-se ao sítio alostério e aumenta ainda mais a velocidade da enzima chamamos modulador positivo é quando o modulador diminui a velocidade chamamos modulador negativo.
10- Defina metabolismo.
R= O METABOLISMO é o conjunto das reações físico-químicas2 que ocorrem em um organismo3. Nos organismos atuais tais conjuntos são bastante intrincados com milhares a milhões de reações diferentes interconectadas. As reações têm suas taxas alteradas por estímulos ambientais e também pela taxa de outras reações: pela alteração de fatores como concentração de reagentes, quantidades de catalisadores, ativadores, competidores e inibidores de reação e também por elementos físicos como temperatura e distribuição espacial dos reagentes. 
11- Defina anabolismo e catabolismo.
R=Catabolismo – é o conjunto de reações que degradam as substâncias em componentes menores (ou melhor seria dizer menos energéticos). Geralmente são acompanhadas da liberação da energia contida nas ligações químicas rompidas. Essa energia pode ser perdida para o ambiente ou utilizada em outros processos biológicos – movimento, síntese de compostos, reprodução, crescimento e desenvolvimento.
Anabolismo – é o conjunto de reações que produzem compostos e substâncias a partir de componentes menores (ou menos energéticos – muitas vezes as reações não envolvem a união de dois componentes, mas a transformação de um componente em um componente mais energético, como no caso da alteração do estado de oxidação de íons). Freqüentemente vale-se da energia liberada nas reações catabólicas para produzir dos compostos necessários no crescimento e desenvolvimento do organismo – ou pode utilizar-se mais diretamente de fontes externas de energia como no caso da fotossíntese.
12- Qual a moeda universal de energia? Em que parte da molécula está contida a energia? Cite dois processos biológicos que necessitem de energia proveniente desta molécula.
R= A energia pode ser fornecida ás células á medida que se torna necessária. O mecanismo orgânico que mantém o fornecimento de energia no corpo inicia-se a partir de um carreador especial para energia livre, chamado adenosina trifosfato (ATP), que é utilizada como a moeda energética da célula. O ATP é o transportador universal de energia metabólica e une o catabolismo e o anabolismo; cuja principais finalidade é atuar no desempenho de trabalho mecânico na contração muscular e em outros movimento celulares, o transporte ativo de moléculas e iontes e a síntese de macromoléculas e outras biomoléculas a partir de precursores simples. Esta energia pode ser utilizada em diversos processos biológicos, tais como o transporte ativo de moléculas, síntese esecreção de substâncias,locomoção e divisão celular, entre outros.
13- Como é formado ATP nas células?
R= As principais formas de produção do ATP são a fosforilação oxidativa e a fotofosforilação. Um radical fosfato inorgânico (Pi) é adicionado a uma molécula de ADP(adenosina difosfato), utilizando energia proveniente da decomposição da glicose (na fosforilação oxidativa) ou da luz (na fotofosforilação).
14- O que representa o NAD e o FAD e o que significa quando estão sob a forma de NADH2 e FADH2? Qual a função destas moléculas?
R=
15- Qual a importância do oxigênio(O2) no metabolismo energético?
R= O oxigênio é o principal agente na transformação da gordura em energia ( via oxidativa ).
16- Qual o papel do NADPH?
R= O NADPH é o agente redutor (i) em reações de vias anabólicas como as de síntese de ácidos gordos, colesterol e hormonas esteroides, (ii) na manutenção do glutatião no estado reduzido (GSH), (iii) em reacções de hidroxilação quer de compostos endógenos quer de xenobióticos (medicamentos e drogas) e (iv), nas células macrofágicas, em processos reativos que levam à morte de bactérias infectantes.
17- Qual o papel da coenzima A?
R= Acetil-CoA é essencial para o equilíbrio entre o metabolismo de carboidratos e de gorduras no corpo. Em circunstâncias normais, a partir de Acetil-CoA, o metabolismo dos ácidos graxos alimenta o ciclo do acido cítrico, contribuindo assim para a célula de energia. No nosso fígado, quando os níveis de ácidos graxos circulantes são elevados, a produção de Acetil-CoA, a partir da repartição de gordura, excede os requisitos de energia celular.
18- Descreva detalhadamente a reação abaixo, identificando substrato, coenzima e produto em cada sentido da reação:
 LDH
PIRUVATO + NADH + H+ <-------> LACTATO + NAD
LDH - Enzima Lactato Desidrogenase
A LDH catalisa a conversão do piruvato a lactato na presença de NADH. O decréscimo da absorbânciaem 340 nm, devido a oxidação do NADH, é proporcional à atividade da LDH na amostra.

Outros materiais