Buscar

Pesquisa de mercado

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201502901662)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As etapas do processo de pesquisa começam com:
		
	
	o dimensionamento do tamanho da amostra
	
	a seleção da equipe de entrevistadores
	
	a definição das questões a serem inseridas no questionário
	 
	a identificação do problema e dos objetivos da pesquisa
	
	a definição do público alvo
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502572757)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A pesquisa tem uma função de suporte no contexto do marketing e pode ser aplicada com o intuito de obter informações a respeito de diversas situações,
A essência do processo gerencial é a tomada de decisões. E esta, por sua vez, depende de informações oportunas.
Nesse contexto, podemos afirmar que o objetivo principal da pesquisa é:
		
	
	Analisar dados secundários externos e dados e internos.
	
	Coletar dados para processamento e análise gerencial.
	
	Aplicação de técnicas e procedimentos científicos.
	 
	Subsidiar a tomada de decisão gerencial, ajudando a reduzir o grau de incerteza
	
	Levantamento de dados secundários.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503026911)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A definição do problema e dos objetivos é a tarefa mais difícil do processo de pesquisa, mas, tem papel fundamental no desenvolvimento do plano de pesquisa.  Objetivos vagos, subjetivos ou não quantificáveis dificultarão a elaboração dos instrumentos da pesquisa e afetarão seus resultados. 
Sobre a definição do problema de pesquisa, marque (V) Verdadeiro ou (F) Falso, nas sentenças abaixo, assinalando a sequência correta.
(   ) A definição do problema expressa a finalidade do projeto de pesquisa.
(   ) O objetivo geral fornece os assuntos complementares da questão principal.
(   ) A definição do problema delimita os principais tópicos que devem ser objeto de estudo.
(   ) O objetivo específico define explicitamente o  propósito da pesquisa.
(   ) A elaboração dos instrumentos de pesquisa é facilitada se a formulação dos objetivos for concisa.
		
	
	V, V, V, F, V
	 
	F, F, V, F, V
	
	F, V, F, V, V
	
	V, F, V, F, V
	
	F, F, V, F, F
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503026906)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A definição precisa do problema a resolver é de crucial importância para o sucesso da pesquisa de mercado, uma vez que todo projeto de pesquisa parte de uma real necessidade de informação, de dúvidas a serem respondidas ou de hipóteses a confirmar.  A identificação do problema é, portanto, a mola propulsora de todo projeto de pesquisa. Nesse contexto, é correto afirmar que a correta definição do problema permite, EXCETO:
		
	
	Apontar as informações necessárias para a tomada de decisão.
	
	Revelar a situação atual da empresa.
	
	Delimitar os principais tópicos que devem ser objeto de estudo.
	
	Balizar a formulação de objetivos.
	 
	Definir o método de pesquisa a ser adotado. 
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503007592)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A pesquisa descritiva é utilizada quando o objetivo do pesquisador for descrever as características de grupos.  Como por exemplo, obter um perfil dos consumidores, por meio de uma distribuição em relação ao sexo, faixa etária, nível educacional, nível socioeconômico, preferências e localização. Para tanto, vários métodos de coleta de dados podem ser utilizados de acordo os objetivos da pesquisa.
Identifique entre os métodos de coleta de dados abaixo relacionados, qual é o único que NÃO corresponde ao tipo de pesquisa descritiva.  
		
	
	Entrevistas via internet.
	
	Entrevistas por telefone.
	
	Entrevistas pessoais.
	
	Entrevistas pelos Correios.
	 
	Entrevistas em profundidade.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201503079420)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As pesquisas realizadas podem ser classificadas em três tipos e a utilização de cada um dos tipos dependerá dos objetivos que pesquisador deseja alcançar, uma vez que os três tipos se diferem em função dos seus propósitos e métodos de coleta de dados. 
Sobre os tipos de pesquisa, analise a frase e complete a lacuna selecionando uma das opções de resposta apresentada abaixo.
A __________________ visa prover o pesquisador de maior conhecimento sobre o tema ou problema de pesquisa em perspectiva. Por isso, é apropriada para os primeiros estágios da investigação quando a familiaridade, o conhecimento e a compreensão do fenômeno por parte do pesquisador são, geralmente, pouco ou inexistente.
 
		
	
	pesquisa quantitativa
	
	pesquisa causal
	
	pesquisa descritiva
	
	pesquisa combinada
	 
	pesquisa exploratória
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201503086099)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As entrevistas em profundidade são conversas com indivíduos escolhidos do público-alvo. Assim como as discussões em grupo, as entrevistas em profundidade não são um meio estruturado e direto de obter informações. (Fonte: Malhotra, 2005). Das opções abaixo, qual é a única que se relaciona com a entrevista em profundidade:
		
	
	O moderador tem função importante e deve ser bem treinado. Na maioria das discussões, as habilidades administrativas sobre grupos em geral, assim como experiência em psicologia e marketing, geralmente são suficientes.
	
	Na maioria das vezes, os contratantes da pesquisa observam as sessões de uma sala ao lado, cuja estrutura permite a visualização da discussão.
	
	Durante a entrevista, o moderador deve estabelecer harmonia com os participantes, declarar as regras de interação do grupo, estabelecer objetivos e instigar os entrevistados.
	
	Os comentários de uma pessoa podem levar a reações inesperadas das outras, como em um efeito bola-de-neve, com os participantes respondendo aos comentários dos outros.
	 
	As entrevistas duram normalmente de 30 minutos a mais de uma hora e tentam descobrir os motivos básicos, os preconceitos e as atitudes em relação a questões delicadas.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201503112433)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(ENADE 2012) José é um pequeno empreendedor no segmento de entregas em domicílio. Ao assistir a uma palestra sobre marketing, percebeu que precisava realizar uma pesquisa de mercado para identificar até que ponto seus serviços agradavam aos clientes. Na palestra, ele entendeu que precisava aplicar uma pesquisa que estimulasse os entrevistados a pensarem e falarem livremente sobre os atributos de seus serviços, pois deseja que os clientes apresentem opiniões de forma espontânea.
Na situação descrita, com base na principal vantagem de cada metodologia de pesquisa, qual o método de pesquisa que José deve utilizar?
		
	 
	Qualitativa, que analisará as opiniões colhidas junto aos clientes, de acordo com o roteiro aplicado, e que extrairá comentários, opiniões e frases mais relevantes.
	
	Quantitativa, que colherá as informações dos clientes por meio de questionário estruturado com perguntas claras e objetivas, que garantirá a uniformidade de entendimento dos entrevistados.
	
	Qualitativa, que identificará os clientes a serem entrevistados por meio de critérios que sigam as regras de seleção da amostra a ser calculada.
	
	Qualitativa, que possibilitará entrevistar um número maior de clientes, garantindo precisão nos resultados, e permitirá construir gráficos para a amostra pesquisada, com números confiáveis.
	
	Quantitativa, que propiciará um correto dimensionamento estatístico das respostas dos clientes em relação ao tamanho do universo a ser explorado.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201503071131)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na amostra probabilísticas todos os elementos da população têm a probabilidade conhecida de fazer parte da amostra. Os tipos de amostragemprobabilística são: aleatória simples, amostra sistemática, amostra estratificada e amostra por grupo.
Faça a correlação dos tipos de amostras probabilísticas (GRUPO A) com suas respectivas descrições (GRUPO B), e marque a opção de resposta que representa a sequência correta dos itens:
GRUPO A
(1) Amostra Aleatória simples
(2) Amostra Sistemática
(3) Amostra estratificada
(4) Amostra por grupo
 
GRUPO B
(    ) Neste tipo de amostragem os elementos são selecionados aleatoriamente e é definido um intervalo entre esses elementos.
(    )  Neste tipo de amostra , em vez de elementos  isolados, como na amostra estratificada, selecionam-se grupo, denominados conglomerados, como quarteirões de domicílios, sorteados para compor a amostra.
(    ) Neste tipo de amostra a população é dividida em grupos com características semelhantes, e as amostras simples são construídas a partir desses grupos.
(    ) São extraídas ao acaso de uma população previamente definida. Todos os elementos têm a mesma probabilidade de serem escolhidos.
		
	
	3 - 1 - 2 - 3
	
	1 - 2 - 3 - 4
	
	2 - 4 - 1 - 3
	
	4 - 3 - 2 - 1
	 
	2 - 4 - 3 - 1
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201503071261)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em um processo de pesquisa de mercado utiliza-se o conceito da amostra com o objetivo de representar uma determinada população ou público-alvo. O tipo de amostra e amostragem será definido de acordo com os objetivos da pesquisa e do perfil do público-alvo. Os tipos básicos de amostra e amostragem as probabilísticas e não probabilística. Os tipos de amostras da amostragem não probabilística são: as amostras por conveniência, amostras por julgamento, amostras por cota e amostras autogeradas. 
Dentre as amostras não probabilísticas, uma delas se caracteriza por ser aquela em que a escolha dos elementos da amostra é feita por indicação de outros elementos já selecionados. Este tipo de amostra é normalmente utilizado para atingir populações pequenas e especializadas, para as quais não se dispõe de uma lista de clientes. O tipo de amostra que apresenta estas características é a: 
		
	 
	Amostra autogerada
	
	Amostra por conveniência
	
	Amostra por cota
	
	Amostra estratificada
	
	Amostra por julgamento

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes