Buscar

APOL 3 (25/04 a 09/05)

Prévia do material em texto

APOL 3 (25/04 a 09/05)
Questão 1/5
A sustentabilidade é um conceito novo e muito difundido nos dias atuais. Sobre a sustentabilidade, analise as afirmativas a seguir:
I. Para uma organização ser considerada sustentável ela ignora o ganho financeiro no longo prazo para ser socialmente justa e ambientalmente correta.
II. O desenvolvimento local sustentável é de responsabilidade das organizações e dos governos, tendo o cidadão apenas a incumbência de seguir as ordens impostas sobre o cuidado com o meio ambiente.
III. As organizações comprometidas com o desenvolvimento local sustentado planejam ações a longo prazo, estão envolvidas com o bem-estar social da sociedade, são éticas e têm valores claros e condizentes com a sua forma de atuação.
IV. O desenvolvimento local sustentável está relacionado a atender demandas do presente, sem impossibilitar as próximas gerações de atender às suas futuras demandas.
 
A respeito dessas afirmativas, assinale a opção correta.
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	D
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa II, apenas.
Questão 2/5
As organizações são sistemas abertos, pois exercem e recebem influência do ambiente externo. Nesse contexto, há variáveis do ambiente externo que interferem nas tarefas organizacionais de forma direta e indireta e de maneira incontrolável.
Assinale a alternativa que apresenta somente as variáveis de ação direta nas organizações.
	
	A
	Econômico, político-legal, social.
	
	B
	Tecnológico, internacional, regulatório.
	
	C
	Grupo de interesse especial, meio ambiente natural, tecnológico.
	
	D
	Fornecedores, clientes, concorrentes.
	
	E
	Sociocultural, fornecedores e clientes.
Questão 3/5
Analise e responda:
O MODELO DE CROWDSOURCING
O Crowdsourcing vem causando inovações disruptivas no mercado. O termo vem de duas palavras inglesas: crowd (público ou massa) e source (fonte). Isto é, o público ou a massa fornece seu conhecimento técnico e tempo para a empresa.
Um bom exemplo são plataformas de concorrência criativa como a We Do Logos. Através de sua plataforma, qualquer pessoa pode fazer uma oferta para contratar serviços de design que serão disputados por profissionais cadastrados (atualmente mais de 10.000 designers).
O cliente tem a possibilidade de ver uma versão em baixa resolução das logomarcas antes de escolher e pagar o designer vencedor, tudo através de uma plataforma online. A maior parte dos serviços oferecidos são de identidades visuais, seguido por papelaria, websites e fundo de blogs.
Enquanto em um escritório de design convencional todos são contratados com carteira assinada (e arca-se com todos os encargos trabalhistas), na We Do Logos mais de 10.000 designers estão disponíveis para atender às propostas dos clientes e desenvolver seus trabalhos sem custo fixo algum.
Caso eles ganhem a concorrência criativa, eles recebem. Isso gera uma estrutura de custos muito baixa, aumenta em muito a variedade de opções que o cliente receberá e torna o negócio muito mais escalonável. For a isso, os próprios designers se tornam advogados da marca e a divulgam em seus blogs, faculdades e  networking em geral.
No caso da We Do Logos o modelo de canal adota corresponde á:
	
	A
	Canal Próprio – equipe de vendas
	
	B
	Canal Próprio – loja própria
	
	C
	Canal Próprio – site de e-commerce
	
	D
	Canal Parceiro – Atacadista
	
	E
	Canal Parceiro – Varejista
Questão 4/5
 O Produto Interno Bruto (PIB) é o principal indicador da riqueza de um país, representando a soma dos bens e serviços produzidos por uma nação. A importância do PIB consiste no fato de que existem padrões internacionais sobre a forma pela qual ele deve ser computado, permitindo comparações entre os países. Apesar de sua importância como medida da atividade econômica, há que se enfatizar que o PIB não pode ser tomado como indicador de bem-estar. Dessa maneira, estudiosos do mundo todo vêm discutindo intensamente a substituição do PIB por um novo indicador que contemple o desenvolvimento sustentável e, a pardas variáveis econômicas, incorpore também as sociais e as ambientais. O que mais se aproxima disso em escala global é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Trata-se de índice que serve para comparação entre os países, com o objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população.
Fonte: Adaptado de http://www.brasil-economia-governo.org.br/2013/02/25/como-construir-um-indicador-de-desenvolvimento-sustentavel/ 
 
Considere essas afirmações, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
Indicadores como o Produto Interno Bruto (PIB) e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) são utilizados para quantificar o desenvolvimento de cada país e são importantes
  
PORQUE
Permitem uma relação de análise entre países, assim como de regiões internas de um mesmo país.
 
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
	
	D
	As assertivas I e II são falsas.
	
	E
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 5/5
A Teoria da Contingência preconiza a ideia de que há uma série de fatores que influenciam e afetam a organização. Assim, baseado no conteúdo apresentado neste tema, leia as assertivas a seguir e, logo após, marque a alternativa correta.
 
Contingência quer dizer alguma coisa incerta ou eventual, que pode ou não acontecer. A verdade ou falsidade será conhecida pela experiência e não pela razão.
As organizações complexas levaram a uma nova teoria. A estrutura de uma organização e seu funcionamento é independente da interface com o ambiente externo.
Na Teoria da Contingência tudo é relativo, tudo depende, isto é, não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Há uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.
As características organizacionais somente podem ser atendidas mediante a análise das características ambientais com as quais se defrontam.
A abordagem contingencial salienta que se alcança a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional, ou seja, existe uma forma única e melhor para organizar no sentido de se alcançar os objetivos variados das organizações dentro de um ambiente também variado.
Marque a alternativa correta:
	
	A
	Apenas as alternativas 1, 3 e 4 são verdadeiras;
	
	B
	Apenas as alternativas 1, 3 e 5 são falsas;
	
	C
	Todas as alternativas são verdadeiras, exceto as alternativas 4 e 5;
	
	D
	Todas as alternativas são verdadeiras, exceto a alternativa 3;
	
	E
	Apenas a alternativa 2 é falsa.
	1(C)
	2(D)
	3(C)
	4(C)
	5(A)

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes