Buscar

CASO CONCRETO - SEMANA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SEMANA 2 
Questão discursiva: (FONTE: ENADE – 2009 – Adaptada)
Sobre a implantação de “políticas afirmativas” relacionadas à adoção de “sistemas de
cotas” por meio de Projetos de Lei em tramitação no Congresso Nacional, leia o texto a
seguir: Desde a última quinta-feira, quando um grupo de intelectuais entregou ao Congresso Nacional um manifesto contrário à adoção de cotas raciais no Brasil, a polêmica foi reacesa. (...) O diretor executivo da Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro), frei David Raimundo dos Santos, acredita que hoje o quadro do país é injusto com os negros e defende a adoção do sistema de cotas.
Analisando o texto sobre o sistema de cotas “raciais” no âmbito da evolução social do
Estado, responda JUSTIFICADAMENTE, se a posição defendida pelo diretor executivo
da Educafro é absolutamente compatível com as expressões Estado liberal de Direito e
Igualdade Material?
Resposta: A posição defendida pelo diretor executivo da Educafro está em total conformidade com a igualdade material e não com o Estado liberal de Direito. As políticas de cota estão em plena consonância com os postulados da igualdade material (a igualdade material se volta a diminuir as desigualdades sociais, traduzindo o aforismo tratar desigualmente os desiguais na medida da sua desigualdade, a fim de oferecer proteção jurídica especial a parcelas da sociedade que costumam, ao longo da história, figurar em situação de desvantagem) visto que elas apanham o indivíduo historicamente situado, vítima de discriminação presente e dos efeitos daquela praticada no passado, para conceder-lhes prerrogativas tendentes a diminuir as dificuldades que os impedem de alcançar os mesmos resultados em sua vida política, econômica e cultural das categorias que não sofreram restrições ou sempre foram privilegiadas. Porém não está em conformidade com o Estado liberal de Direito, cujo Estado possuía um papel mínimo, o poder político é limitado, com a finalidade de garantir a liberdade individual dos cidadãos. A Administração Pública, a função estatal, ficava limitada às funções clássicas de garantia da ordem social, defesa externa e administração da justiça, deixando à livre organização da sociedade e do mercado a regulação e a ordenação de todos os demais campos. As constituições, nessa fase, garantiam basicamente a limitação do poder político e a liberdade individual de cada cidadão em face do Estado. Consagram-se os princípios da legalidade e a igualdade formal, pela proteção da propriedade privada e pela separação de poderes. Já na exposição do diretor executivo da Educafro está em conformidade com o Estado Social que reclama por uma conduta positiva, dirigente, ativista, onde se implementem políticas governamentais que, efetivamente, garantam o mínimo de bem-estar à população.
Questão objetiva: 
Analise as assertivas abaixo sobre o constitucionalismo ocidental e assinale a resposta CORRETA:
I. Plasmada em concepção negativista e minimalista do Estado, o constitucionalismo welfarista se atrela apenas ao catálogo de direitos de participação política e aos círculos de liberdades do indivíduo perante o Estado.
II. O paradigma constitucional do Estado Liberal de Direito ganha nova vida jurídica ao inovar o regime de proteção dos direitos fundamentais, seja pelo reconhecimento da igualdade material ou real, seja pela intervenção estatal nas relações privadas para garantir a proteção dos hipossuficientes.
a) as duas assertivas são falsas;
b) a assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa;
c) ambas assertivas são verdadeiras;
d) a assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira.
e) a assertiva I é verdadeira e justifica a assertiva II.
Item correto: Item A

Outros materiais