Buscar

etica em ciencias humanas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna Marcilene Nogueira
Etica em Ciências Humanas. Prof. Marcone
A CRUELDADE E A ÉTICA.
Refletindo sobre esse tema lembrei-me de um texto lido anteriormente que faz referencia a uma frase do escritor José Saramago: os animais podem ser selvagens, mas apenas o homem é cruel. Ou seja, a crueldade e um fenômeno humano. Essa afirmação 
põe em jogo duas certezas bastante arraigadas em nós: a de que o excesso de agressividade está relacionado à nossa herança selvagem e a de que a razão fez do homem um ser realmente superior. Os animais vivem integrados à natureza e nunca transgridem as suas leis. Já os homens manipulam usam a natureza entra ai uma questão relacionada ao poder.  Porque os homens transgridem suas próprias leis e, sobretudo, é porque a nossa espécie é a única capaz de cometer atos bárbaros por prazer ou descaso com a dor alheia (como diz Saramago, um animal jamais tortura ou humilha o outro), que precisamos de leis que regulem a vida em sociedade. Sem dúvida, a justiça é uma necessidade, mas exatamente porque nós, os ditos “animais racionais”, ainda não aprendemos a respeitar a existência alheia. 
O texto sobre a crueldade e a ética traz explicações para suportar tanta crueldade, basta fazer do idêntico “um outro”. Basta desumanizar o outro, acreditar que ele não é um sujeito moral como “nós” dessa forma a crueldade não é reconhecida. Somos vitimas de uma cultura que busca um ideal que não existe. Excludente, preconceituoso, onde só tem lugar para o belo, o rico o inteligente. Todos com interesses individuais. Li em outro texto que hoje quatro atributos compõem o perfil da cultura brasileira são eles: cinismo, delinquência, violência e narcisismo. somos escravos de um mundo que nós mesmos construímos (e cada um põe um tijolo nesta construção enquanto não desperta deste longo anestesiamento moral que subverte nossa natureza e nos rouba a liberdade de sermos aquilo que somos: seres verdadeiramente humanos). É assim que todo homem permanece preso num círculo vicioso, É um caminho árduo, sem dúvida, mas como poderia ser barato o preço da liberdade e da plenitude humana depois de tanta inversão de sentimentos e ideias?

Outros materiais