Buscar

Discursivas Comunicação Empresarial Administração da Produção e Serviços

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Discursivas Comunicação Empresarial - Administração da Produção e Serviços
	
	
	
	
	
	
Questão 1/5
Enquanto Taylor se dedicou ao estudo da tarefa, outro cientista preocupou-se com a estrutura da organização. Engenheiro como Taylor, Henry Fayol desenvolveu sua teoria em um trabalho chamado Administração Industrial e Geral, em 1916. Com grande experiência prática pessoal na administração de empresas, Fayol se preocupou com a difícil tarefa de coordenar um grupo de pessoas e de recursos e apresentou os clássicos princípios, conhecidos e praticados até os dias de hoje.
De acordo com o conteúdo estudado na disciplina, cite os cinco clássicos princípios da administração, conhecidos e praticados até hoje.
Nota: 20.0
	Planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.
AULA I. CAP. I. PG. 16
Questão 2/5
Para conseguir uma reunião produtiva é importante que todos estejam preparados e saibam o que esperar da reunião. Para tanto, a reunião deve ser organizada e a pauta, planejada. O líder da reunião deve cuidar para que a pauta seja cumprida e os integrantes precisam atingir um consenso antes de terminar a reunião. Além disso, deve ser facilitada a democracia e a participação de todos os integrantes do grupo, motivando-os a opinar e propor ideias, de modo a propiciar a comunicação e a tomada de decisões, levando em conta os pontos a favor e contra. Conforme verificamos no material da disciplina essas são dicas da Professora Sonia Jordão, especialista em liderança, sobre reuniões produtivas.
De acordo com o conteúdo da disciplina, cite três orientações que você pode seguir quando for responsável pela direção de uma reunião.
Nota: 10.0
	1.Começar a reunião com uma breve explicação do motivo. Em seguida, veja se os participantes o compreenderam.
2.Questionar as causas do problema ou assunto da reunião.
3.Fazer resumos do que está sendo discutido.
4.Pedir possíveis soluções, buscando ter as evidências que comprovem a praticidade de cada solução.
5.Depois que o assunto for suficientemente discutido, faça um resumo final e proceda, então, à votação. O ideal é que todas as soluções apontadas tenham um responsável e um prazo para execução.
6.Sempre que for conveniente, nomeie uma pessoa ou uma comissão encarregada de verificar se a decisão foi tomada corretamente e no tempo previsto.
7.Evite expressar suas ideias pessoais e só o faça depois que os outros as tenham expressado. Seu objetivo principal é dirigir e não participar calorosamente da discussão.
8.Seja flexível. No entanto, se você tem mais de doze pessoas em uma reunião, deve exigir que a pessoa que queira falar obtenha a sua autorização.
9.Mantenha a reunião ativa, sem desviar-se do tema. Garanta que ela seja rápida, com exposições curtas. Intervenha quando alguém quiser falar muito ou com demasiada frequência, assim como quando alguém sair do tema. Reforce: "O assunto que estamos discutindo é... Por favor, não se afaste do tema".
10.Procure fazer com que todos participem da reunião, mas evite perguntar diretamente a cada um à sua opinião.
Aula 6 – Tema 4, pg. 5
Questão 3/5
A boa comunicação é importante para a nossa vida pessoal, afinal, por meio dela estabelecemos contato com as pessoas próximas a nós, e principalmente para a nossa vida profissional, pois precisamos trabalhar para sobreviver e, acima de tudo, para nos sentirmos úteis e sermos reconhecidos pelo papel social que executamos (BUSUTH, 2004).
De acordo com o conteúdo estudado na disciplina, quais são os dois tipos de comunicação?
Nota: 20.0
	Verbal e Não Verbal.
AULA 6 - Tema 2, PG. 6
Questão 4/5
Manufatura é um sistema de fabricação de grande quantidade de produtos onde havia a divisão social do trabalho e algumas máquinas que precisavam do homem, nesse processo pode ser usado somente as mãos, como era feito antes da Revolução Industrial ou com a utilização de máquinas como passou a ocorrer após a Revolução Industrial. Durante a Revolução Industrial, houve grande avanço no modo de produção, o trabalho que antes era somente manual, passou a ser feito por máquinas, o que gerou uma maior produção em menor tempo, além da utilização das máquinas, a manufatura passou a ter como marcante característica a utilização de um modo de trabalho em série, isso quer dizer que era feito etapa por etapa, cada trabalhador tinha sua especialização em uma área.
A manufatura tem como um dos seus principais objetivos transformar a matéria-prima em produto e que este esteja de acordo com as especificações.
De acordo com o conteúdo abordado na disciplina, cite os principais objetivos da produção.
Nota: 16.0
	Qualidade, produtividade, entrega e flexibilidade.
AULA 3. CAP. 4. PG. 90
Questão 5/5
A administração industrial e geral caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, na visão do homem econômico pela busca máxima da eficiência organizacional e também pelo olhar sobre todas as esferas (operacionais e gerenciais), bem como na direção de aplicação do topo para baixo (da gerência para a produção). Fayol encarava a organização da empresa de acordo com a Teoria Clássica, a impostação de abordagem anatômica e estrutural. Henri Fayol era engenheiro de minas e dedicou sua vida a empresas no setor de mineração. Chegou a recuperar uma empresa da falência quando ocupou o cargo de diretor geral, pois creditava seu sucesso como administrador a um sistema de administração que caracteriza qualquer empresa em seis funções essenciais e o administrador em cinco funções primordiais.
Segundo Idalberto Chiavenato, Fayol procurou dividir qualquer empresa em seis funções básicas, cite quais são essas funções.
Nota: 20.0
	Técnicas, comerciais, financeiras, segurança, contábeis e administrativas.
AULA I. CAP. I. PG. 17

Outros materiais