Buscar

espessantes.pptx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

espessantes
São substâncias químicas que conferem aumento da viscosidade sem alterar outras propriedades do alimento.
Considerados como aditivos, como tantos outros, muitas vezes necessários e com as quantidades permitidas pela ANVISA.
Utilizados para melhora da textura e consistência de determinados produtos.
O espessante alimentar, é designado por goma hidrossolúvel ou hidrocolóide. 
É uma macromolécula que se dissolve ou dispersa facilmente na água, provocando um grande aumento da viscosidade e produzindo deste modo em efeito gelificante. 
A origem de um espessante pode ser de dois tipos: vegetal, essencialmente de natureza glúcida, ou animal, de natureza protéica. 
 TIPOS DE ESPESSANTES
CMC/Carboximetilcelulose 
 É um espessante não tóxico, obtido a partir de um tratamento químico da celulose, é conhecido por obter viscosidade em baixas temperaturas. Aplicação na panificação, achocolatados, molhos prontos e sopas.
Carragena: 
Goma obtida através de diversas espécies de algas marinhas, com a finalidade reter moléculas de água, formado géis, soluções viscosas e estabilizar emulsões, tendo função como agentes espessantes ou gelificante, apenas ganha viscosidade depois de aquecida e resfriada.
Xantana: 
Goma obtida a partir da sintetização da bactéria fitopatogênica do gênero xanthomonas. A xantana é produzida através do pré-inóculo, inóculo, fermentação, pasteurização, remoção das células, precipitação, separação e secagem da goma. É bastante utilizada como estabilizante para alimentos, como: cremes, sucos artificiais, molhos para saladas, derivados de carne, frango ou peixe.
Goma Guar: 
 Na produção da Goma Guar é feita a retirada do endosperma do feijão do tipo guar, possui maior a solubilidade em água fria, com isso tem a capacidade de hidratar rapidamente e atingir altas viscosidades é atualmente de grande valor comercial por atuar tanto como espessante ou estabilizante, podendo ser utilizado em cremes, sucos artificiais e achocolatados.
Jataí: 
A goma jataí também conhecida como LBG ou locusta é obtida de sementes de plantas do Mediterrâneo da subfamília Caesalpinaceae (ceratonia siliqua), ou da semente do feijão de alfarroba. Pode ser usada em forma de espessante ou estabilizante. Não é capaz de formar gel sem a aplicação juntamente com xantana e carragena.  Aplicações molhos, sopas, cremes, sorvetes, produtos cárneos, enlatados e queijos. 
ESPESSANTES NA ÁREA HOSPITALAR
Os espessantes utilizados na área hospitalar, auxiliam pacientes que possuem dificuldades ao deglutir, assim como: disfagias, problemas no esôfago, entre outros.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais