Buscar

Parcial de Gestão de RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GST1070_SM V.1
segunda-feira, 25 de abril de 2016 (16:57)
	   »  de 50 min.
	Aluno: 
	Matrícula: 
	Disciplina: GST1070 - GESTÃO INTEGRADA DE RH 
	Período Acad.: 2016.1 EAD (GT) / SM
	
	
		1.
		"A discussão sobre novas formas organizacionais explora modelos de gestão flexíveis, caracterizados pela tomada de decisão mais frequente, rápida e complexa, pelo achatamento de níveis hierárquicos, pela contínua e ampla aquisição e compartilhamento de informações e pelo fomento à aprendizagem organizacional. Em paralelo, questiona elementos do paradigma modernista de organização, como a racionalidade instrumental, a produção em massa e o modelo taylorita de organização do trabalho." Portanto, cabe a você, Administrador, repensar e propor novos modelos gerenciais na organização em que trabalha, pois as transformações sociais, culturais e econômicas exigem novas tendências sobre a natureza do local de trabalho, como, por exemplo:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	autoridade centralizada na alta administração.
	
	
	cargos cuja natureza do trabalho é simplificada e estreita.
	
	
	treinamento circunscrito ao cargo que se ocupa.
	
	
	recompensas meramente financeiras.
	
	
	equipes multifuncionais e junção entre o pensar e fazer.
	
	
		2.
		A área de Administração de Recursos Humanos (ARH) é interdisciplinar e, por isso, envolve várias áreas do conhecimento. NÃO faz parte da ARH a seguinte área de conhecimento:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Sociologia organizacional
	
	
	Direito do trabalho
	
	
	Psicologia organizacional
	
	
	Geologia estrutural
	
	
	Engenharia de segurança
	
	
		3.
		Para ser um competente profissional em Recursos Humanos, devem-se ter determinadas características PESSOAIS. Assinale abaixo o conjunto correto:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Comunicação, interesse pela natureza humana, consciência social
	
	
	Postura consultiva, agente de mudanças, ganhar bom salário
	
	
	Compromisso com o negócio, visão administrativa, saber utilizar as redes sociais
	
	
	Nenhuma das alternativas anteriores
	
	
	Capacidade de negociação, ter bom emprego, trabalhar em equipe
	
	
		4.
		A avaliação da área de Recursos Humanos deve considerar as influências ambientais externas sobre os Processos de Gestão de Pessoas, como por exemplo:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	condições sociais e culturais
	
	
	natureza das tarefas
	
	
	estilos de liderança
	
	
	missão organizacional
	
	
	cultura organizacional
	
	
		5.
		APONTE QUAIS SÃO OS SUBSISTEMAS DA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS; APLICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS; DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS; MONITORAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS.
	
	
	PROVISÃO DE METAS E RESULTADOS; PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS; APLICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; MANUTENÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS.
	
	
	PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS; APLICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; MANUTENÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS; SEGURANÇA PATRIMONIAL.
	
	
	PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS; APLICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; MATERIAIS E INSTALAÇÕES; MANUTENÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS.
	
	
	PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS; APLICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; MANUTENÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS; MONITORAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS.
	
	
		6.
		"Até pouco tempo atrás, o relacionamento entre pessoas e organizações era considerado conflitivo. Acreditava-se que os objetivos das organizações - como lucro, produtividade, eficácia, maximização da aplicação de recursos materiais e financeiros, redução de custos - eram incompatíveis com os objetivos individuais das pessoas." Com base no trecho citado de um texto do autor Idalberto Chiavenato, assinale a única alternativa que apresenta solução viável para esta relação.
		Quest.: 6
	
	
	
	
	Devido à enorme carga tributária, as organizações precisam cortar custos com pessoal e priorizar seus investimentos. Mesmo assim, na Era moderna, as organizações necessitam de maior investimento tecnológico e menor em recursos humanos. A competitividade das organizações está diretamente ligada a seus produtos e serviços.
	
	
	As organizações precisam mudar rapidamente seus conceitos e procurar alterar suas estratégias na gestão de pessoas. É fato que estão cada vez mais preocupadas com o desenvolvimento do indivíduo e para isso desenvolvem suas práticas gerenciais e, em vez de investirem diretamente nos produtos e serviços, estão investindo nas pessoas que os intendem (produtos e serviços), capacitando quem sabe criar, desenvolver e produzir.
	
	
	O conceito de Gestão de Pessoas serve apenas para assegurar que os demais recursos, como recursos materiais, financeiros e tecnológicos, sejam bem utilizados pelas pessoas que integram as organizações.
	
	
	As organizações priorizam utilizar plenamente as pessoas para o atingimento de suas metas de crescimento. Desta forma, as organizações conseguem sustentabilidade e equilíbrio financeiro.
	
	
	Estudos mostram que quanto maior for a quantidade de funcionários de uma organização, maior a quantidade de conflitos gerados por esta relação. Prova disto é que cada vez mais surgem sindicatos de classe e a única solução para este impasse tem sido o fortalecimento dos departamentos jurídicos das organizações.
	
	
		7.
		O recrutamento é um conjunto de atividades desenvolvidas para atrair candidatos qualificados para exercer determinada atividade em uma organização. Do ponto de vista de sua aplicação, o recrutamento pode ser interno ou externo. Uma das vantagens do recrutamento interno é:
		Quest.: 7
	
	
	
	
	desbloquear a entrada de idéias novas, experiências e expectativas.
	
	
	dificultar o conservantismo;
	
	
	renovar a cultura organizacional existente;
	
	
	custar financeiramente menos do que o recrutamento externo;
	
	
	alterar o atual patrimônio humano da organização;
	
	
		8.
		Depois das aulas expositivas e de todo o seu estudo, marque a alternativa abaixo que representa o melhor conceito de Recrutamento:
		Quest.: 8
	
	
	
	
	É um conjunto de técnicas e procedimentos que visa dispensar candidatos potencialmente não qualificados e incapazes de ocupar cargos e oferecer competências para a organização.
	
	
	É um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos e oferecer competências para a organização.
	
	
	É a tarefa de escolher e filtrar, entre os candidatos recrutados, aqueles que tenham maiores probabilidades de se ajustar aos cargos vagos.
	
	
	É um conjunto de técnicas e procedimentos que visa dispensar candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos e oferecer competências para a organização.
	
	
	É um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e incapazes de ocupar cargos e oferecer competências para a organização.
	
	
		9.
		Após participar do processo seletivo, os novos funcionários precisam se adaptar à empresa para que consigam apresentar bons resultados. Assim, a importância do processo de integração (socialização) de novos funcionários está em:
		Quest.: 9
	
	
	
	
	Estimular o relacionamento interpessoal por meio de eventos de confraternização, nos quais todos os funcionários têm a oportunidade de se conhecer melhor e trocar contatos.
	
	
	Permitir às pessoas que trabalham na empresa conhecer os projetos relacionados a saúde e segurançado trabalhador e quais são as políticas de qualidade adotadas.
	
	
	Reduzir a ansiedade normal do período de adaptação, com reflexos positivos em sua fixação na empresa ao fornecer as informações de que o funcionário necessita sobre a empresa e as suas funções, bem como o que é esperado dele.
	
	
	Assegurar o melhor aproveitamento das pessoas, pois contém etapas de avaliação de potencial e desempenho, essenciais para direcionar as ações de desenvolvimento que possibilitarão o crescimento na carreira.
	
	
	Definir e implantar a cultura organizacional, que é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todas as pessoas de uma empresa.
	
	
		10.
		Em relação ao papel do gestor no processo de integração do novo funcionário, escolha a alternativa incorreta nas sentenças a seguir:
		Quest.: 10
	
	
	
	
	O gestor deve repassar informações importantes sobre direitos e deveres do funcionário.
	
	
	O gestor deve acolher o novo colaborador de forma adequada e integrá-lo ao grupo de trabalho.
	
	
	Passado algum tempo da admissão, as informações mais importantes devem ser repetidas pelo gestor.
	
	
	O gestor deve observar o progresso da sua integração e de sua atuação e lhe dar feedback constante.
	
	
	Em relação à cultura organizacional, o gestor deve permitir que o funcionário descubra por si próprio os principais aspectos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes