Buscar

Aula 08

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular
Letícia Fonseca 
Castro
Aula 8
*
Apresentação da aula
Nesta aula vamos dialogar sobre o currículo e as práticas curriculares de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos, tentando compreender os desafios
enfrentados pela EJA 
atualmente.
*
http://s.libertaddigital.com
*
EJA atualmente
Segundo Ireland (2012), a EJA atualmente tem tido importantes avanços curriculares, possuindo agora objetivos maiores do que a simples alfabetização de jovens e adultos. 
Para o especialista inglês, na atualidade o maior desafio da modalidade de ensino é o de preparar jovens e adultos para um mercado de trabalho concorrente em um mundo em constante transformação.
 
*
*
Indo além da alfabetização
A alfabetização é uma parte fundamental quando se fala em EJA, mas não é a única e mais importante. Sabemos que tal questão associa-se ao fato de que no Brasil, a EJA tem sido, em geral, associada à escolaridade compensatória para pessoas que não conseguiram ir para a escola quando crianças, no entanto, tal perspectiva não se coloca coerente com o que se preconiza nas metas e princípios educacionais atuais. 
*
*
Investimentos na EJA
Existe uma força política muito forte para reduzir as estatísticas de analfabetismo, visto que tal índice está relacionado a busca de um crescimento econômico e social - IDH
EJA - incluída no Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) fonte estável de recursos para investimentos. 
Mas... ainda existem graves problemas referentes aos investimentos que muitas vezes não são distribuídos devidamente nas modalidades educacionais.
*
*
Desafios EJA - Matrículas
A queda nas matrículas em EJA suscita um leque de hipóteses relacionadas aos desafios para sua plena implementação no Brasil. 
 “Existe uma multiplicidade de respostas para a questão, baseadas em fatores que atuam em conjunto: o formato ainda muito convencional da escola, poucos esforços e falta de estímulos a estados e municípios para investir em EJA, além da escassez de políticas intersetoriais das áreas de saúde, transporte, assistência social” 
(Catelli, apud, Sanches 2012)
*
*
Uma nova cultura para EJA
A cultura da educação de adultos ainda está por se construir, a demanda social é tênue e desorganizada. Para esta população, a são pensados programas simples, seguindo o modelo tradicional da escolarização, que acaba gerando evasão e resultados insatisfatórios.
*
*
Desafios na prática
Segundo a pesquisadora Francisca Izabel Pereira Maciel - do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), o desafio para coordenadores de projetos e professores de EJA está em propiciar a articulação do ensinar a ler e escrever com suas funções e usos na sociedade. A começar por uma diferenciação da alfabetização para jovens e adultos em relação à que é destinada e formatada para crianças.
*
*
Portanto...
O desafio: 
Educação de Jovens e Adultos precisa ampliar a oferta, chegar aos lugares certos e encontrar maneiras de ensinar seu público respeitando sua experiência de vida.
*
*
Dica
*
Assista ao vídeo 
 “Os desafios da Educação de Jovens e Adultos ” disponível no link abaixo: http://youtu.be/vOyWBZuMHBQ 
*
Referências
IRELAND, T. Uma prática educativa com operários em construção. In: Construção Coletiva: Contribuições para a educação de Jovens e adultos. Brasília: UNESCO, MEC, RAAAB, 2005.   
SANCHES. L. O desafio da EJA nos dias atuais. In: Revista Escola Pública Uol. Disponível em http://revistaescolapublica.uol.com.br/
*
Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular
Letícia Fonseca 
Castro
Atividade 8
*
*
Um dos desafios, talvez o principal, para a modalidade da EJA atualmente, está relacionado as taxas de matrículas.
 Sobre isso, quais os principais fatores que dificultam o acesso dos alunos nesta modalidade?
*
“Existe uma multiplicidade de respostas para a questão, baseadas em fatores que atuam em conjunto: o formato ainda muito convencional da escola, poucos esforços e falta de estímulos a estados e municípios para investir em EJA, além da escassez de políticas intersetoriais das áreas de saúde, transporte, assistência social”.
(Catelli, apud, Sanches 2012)
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais