Buscar

O que é web semântica 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O que é web semântica?
Web Semântica é um novo conceito de internet que surge para mudar tudo o que conhecemos através da rede e a nossa interatividade com ela dentro dos próximos anos. Web Semântica não se trata de uma nova rede de informações, mas sim de um projeto para aplicar conceitos inteligentes na internet atual. Web Semântica é um novo passo no desenvolvimento da internet marcado principalmente pela organização do conteúdo e pela interação inteligente do usuário com o material disponibilizado na rede. É a tecnologia de um novo passo na internet transformando a rede virtual de informações em um ambiente cada vez mais humano.
Qual o objetivo da web semântica?
A proposta da web semântica é estender os princípios dos documentos da web para os dados. Os dados podem ser acessados usando a arquitetura web.
Cite pelo menos uma das tecnologias desenvolvidas para web semântica.
XML – linguagem de marcação que permite aos usuários criarem tags personalizadas sobre o documento criado.
O que são metadados? De um exemplo de metadado.				 Pode-se dizer que metadados são dados sobre dados, refere-se a estrutura descritiva da informação sobre outro dado, o qual e usado para ajudar na identificação, descrição, localização e gerenciamento de recursos da web.
O que é perfil de aplicação?
Um perfil de aplicação (PA) é um relatório onde os termos são utilizados por uma organização, um recurso informacional, uma aplicação ou uma comunidade de usuário para o metadado. Um perfil de aplicação é uma reunião de elementos dos metadados selecionados de um ou mais esquemas de metadados e combinados em um esquema composto.
O que é e-PING? 
É um programa que tem como escopo especificar e produzir padrões para governo eletrônico, e alcançar razoáveis critérios de interoperabilidade, esse programa é dividido em vários segmentos, cobre tópicos diversos das tecnologias das informações.
Qual o princípio que norteia o desenvolvimento de programas de governo eletrônico? O desenvolvimento de programas de governo eletrônico tem como princípio a utilização das modernas tecnologias de informação e comunicação para democratizar o acesso à informação, ampliar discussões e dinamizar a prestação de serviços públicos com foco na eficiência e efetividade das funções governamentais.
Cite pelo menos 3 interlocutores que, através da estrutura do e-PING, interage com o poder executivo. Cidadãos; Governos de outros países; empresas no Brasil e no mundo todo.
Cite pelo menos uma área que é coberta pelo e-PING.		 	 Interconexão; Segurança; Meios de Acesso; Organização e Intercâmbio de Informações.											
De acordo com José Maria Jardim, estaríamos vivendo uma segunda revolução industrial porque?...
Estaríamos, assim, vivenciando uma Segunda Revolução Industrial, com a crescente automação do processo produtivo e o aporte de inteligências artificiais para substituir a mecanização característica da Primeira Revolução Industrial. Esta Segunda Revolução Industrial estaria determinando, por sua vez, o que se convencionou chamar de era da informação, idéia consolidada ao longo dos últimos 30 anos a partir da constatação e das conseqüências sociais do fato de que jamais se produziu, se armazenou e se disseminou tanta informação como nas sociedades atuais. Da mesma forma, jamais tantos recuos tecnológicos foram direcionados especificamente para a criação e a gestão de informações.
Duas teses opostas e que visam vislumbrar a tecnologia e a humanidade, dominam o cenário que vivemos hoje essas duas teses são baseadas em quais obras?
Para os pessimistas, a introdução generalizada e rápida da informação em todos os aspectos da vida levará ao mundo desumanizado descrito por George Orwell em 1984;
Para os otimistas, a Terceira onda, descrita por Alvin Toffler, conduzirá, graças às tecnologias da informação o, a um futuro econômico, sedutor, dinâmico, no qual se desenvolverá uma sociedade democrática
De acordo com José Maria Jardim, do ponto de vista da arquivologia, quais conceitos básicos precisam ser reexaminados? Cite pelo menos 01.	 Do ponto de vista da arquivologia, alguns conceitos básicos estão sendo reexaminados como, por exemplo, os de ordem original e documento original, proveniência, e instituições arquivísticas como depósitos centrais de documentos. Por conseqüência, práticas como avaliação, arranjo e descrição, preservação e uso estão sendo também repensadas. 
Porque o conceito de documento original de acordo com Jardim, não é aplicável na gestão dos documentos eletrônicos? 						 O conceito de documento original não é aplicável na gestão dos documentos eletrônicos que, ao contrário dos papéis, não são entidades físicas, mas sim entidades lógicas. As dificuldades de conceituação neste sentido são ainda mais evidentes, por exemplo, em relação às bases de dados inter-organizacionais onde bits e peças de informação podem ser selecionadas de outras bases e incorporadas ao documento eletrônico. Daí, a importância de os arquivos reterem as informações sobre as relações lógicas referentes aos documentos eletrônicos.
Cite pelo menos um dos três aspectos de redefinição dos serviços de referencia arquivistica, propostos por DOLLAR (1990)
Estes serviços devem nortear sua ação mais para o acesso às informações registradas no documento do que para o documento em si, com o auxilio de arquivistas especializados em sistemas eletrônicos de informações.
Quais são basicamente, os três elementos que compõem a web semântica? Representação do conhecimento; Ontologias; Agentes.
O que é representação do conhecimento para a web semântica?
A web semântica trará estrutura ao conteúdo significativo (valoração semântica) de
páginas web criando um ambiente onde programas-agentes ou agentes inteligentes
buscando de uma página à outra poderá, imediatamente, executar tarefas sofisticadas para os usuários.
O que são ontologias para a web semântica?
Na Web Semântica, a ontologia é utilizada no contexto de compartilhamento do conhecimento e tem como objetivo a especificação explícita e formal de uma conceituação. Assim, Ontologia é a descrição explícita e precisa de conceitos e relações que existam em certo domínio de conhecimento [GRU]. Uma Ontologia requer o uso de um vocabulário específico para descrever os requisitos para um determinado domínio e também um conjunto de axiomas lógicos necessários para imprimir semântica ao significado pretendido pelas palavras do vocabulário. 
O que são agentes para a web semântica?
Para que a Web Semântica se concretize, é preciso que os dados sejam acompanhados de descrições baseadas nos padrões W3C. Por meios destes códigos, os computadores vão identificar o que representa um nome, um endereço ou uma cidade. Com essa camada adicional de conteúdo será possível a ação de programas especiais, os agentes, para lidar com informações e executar tarefas.
Quais os objetivos dos sistemas de recuperação de informação (SRIs).
SRIs como sistemas que lidam com as tarefas de representação, armazenamento, organização e acesso aos itens de informação. Os SRIs são uma interface entre uma coleção de recursos de informação, em meio impresso ou não, e uma população de usuários, e desempenham as seguintes tarefas: aquisição e armazenamento de documentos; organização e controle destes; distribuição e disseminação aos usuários. Esta visão é abrangente e inclui tarefas que são normalmente associadas a atores humanos.
Qual é ainda a linguagem mais utilizada para a construção da maioria das paginas web? A linguagem mais utilizada na maioria das paginas da web é o HTML.
O que são SGML, HTML e XML ?				 HTML – É uma linguagem de computador bem conhecida, que é usada para desenvolver páginas web					 SGML – foi desenvolvido por Charles Goldfarb, na décadade 1960. Como uma linguagem de marcação de documentos,			 XML - A sigla XML define um subconjunto da linguagem, em XML são utilizadas para representar caracteres especiais de marcação
O que e o padrão Dublin Core?							 O padrão Dublin Core é uma iniciativa para criação de um vocabulário controlado, mesmo que limitado, para uso na Web, baseado no pressuposto de que a busca por recursos de informação deve ser independente do meio em que estão armazenadas. É composto de 15 elementos de metadados.							
Cite uma das barreiras da usabilidade barreiras, para se utilizar um software.	 As pessoas sempre estão muito ocupadas para aprender. As pessoas são muito tímidas 
para tentar. As pessoas tem vergonha de perguntar como funciona.
Cite uma diferença entre QUALIDADE E USABILIDADE. 		 QUALIDADE – conformidade com os requisitos, conformidade com os padrões.
USABILIDADE – Até onde se pode usar? Está valendo a pena utilizar?
O que é usabilidade?							 Usabilidade é sinônimo de facilidade de uso. Se um produto é fácil de usar, o usuário tem maior produtividade: aprende mais rápido a usar, memoriza as operações e comete menos erros.
Do ponto de vista da usabilidade, cite pelo menos uma característica positiva que uma pagina web deve ter. Flexibilidade e segurança no uso.
A principal proposta da web semântica é justamente reformular os dados contidos na internet por meio de metadados que permitem a leitura do World Wide Web por uma máquina.

Outros materiais