Buscar

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201308534920)
	
	Vivemos em um mundo de organizações. Tudo o que a sociedade requer e de que necessita é inventado, criado, desenvolvido, produzido e comercializado por organizações. A administração é a forma de definir e coordenar como as coisas são feitas nas organizações. Sem esta ciência o mundo moderno jamais seria o que é hoje. O administrador possui diferentes papéis dispostos em três diferentes níveis. Sendo assim, quais estes níveis? Explique-os.
		
	
	
sua resposta:
- O nível estratégico de uma organização corresponde ao nível de cúpula da empresa. É representado pelo Presidente e/ou pelos seus Diretores. Neste nível, o administrador tem que pensar muito mais a empresa ao invés de executar. Além disso, ele deve estar preocupado com o que pode acontecer com a empresa no futuro.
- O nível tático equivale ao nível gerencial de uma organização. Ele é responsável pela articulação do que é feito em cada subsistema da empresa como, por exemplo, Recursos Humanos, Logística, Marketing, Finanças, entre outros, atuando para que as pessoas que se encontram na base possam desenvolver suas atividades com qualidade. O nível gerencial deve atuar como um articulador para assegurar o alinhamento entre todos os níveis.
- O nível operacional representa o "chão de fábrica". É o responsável pela execução e realização das tarefas e atividades cotidianas. Nesse nível, o administrador deve possuir visão operacional, isto é, conhecimento técnico para orientar e dirigir os funcionários que realizam as tarefas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308538983)
	
	Para que o processo administrativo seja eficaz, é importante que seja utilizado o Feedback, que podemos traduzir como Retroação. Explique o que é esse Feedback e apresente dois benefícios que ele pode trazer para a Administração.
		
	
	
sua resposta: Trata-se da informação sobre o andamento ou do resultado de uma atividade, geralmente comparando o executado com o planejado, visando a fornecer subsídios para tomadas de decisões e registro para situações futuras. Serve para avaliação do grau de acerto das atividades; como indicativo para mudanças; como referência para novos planos; para trazer maior motivação aos envolvidos nos processos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308866448)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As organizações da atualidade procuram ser eficientes nas suas operações e eficaz nos seus resultados. Analise as opções abaixo e diga qual se refere ao conceito de eficácia:
		
	
	Os Analistas de Sistemas melhoraram bastante a qualidade dos softwares entregue aos clientes, mas ainda tem muitas reclamações dos mesmos.
	 
	Os vendedores de uma empresa fabricante de tintas ultrapassaram a meta de vendas em até vinte por cento, no presente ano, o que fez com que a empresa pagasse aos funcionários gratificação e participação nos lucros.
	
	Nenhuma das resposta possui o conceito de eficácia.
	
	Os representantes de vendas de uma empresa fabricante de remédio conseguiram ser mais cordiais com os clientes, no mês de setembro, o que melhorou a percepção do cliente.
	
	O diretor de uma oficina mecânica solicitou aos funcionários que todos os procedimentos executados tenham que ser obrigatoriamente descritos em relatório.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308535795)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A capacidade de realização das atividades da organização, minimizando a utilização de seus recursos, ou seja, a capacidade de desempenhar corretamente as tarefas, chamamos de:
		
	 
	Eficiência
	
	Efetividade
	
	Competência
	
	Excelência
	
	Eficácia
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308532047)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Com relação ao processo de planejamento, é errado afirmarmos que:
		
	
	Planejamento implica decisões presentes, tomadas no momento presente em função de seu provável impacto no futuro.
	
	O planejamento deve maximizar os resultados e minimizar as deficiências.
	 
	No processo de planejamento, não importa a ordem em que são definidos os objetivos.
	 
	Alguns autores definem o planejamento como sendo um processo desenvolvido para atingir uma situação desejada, de uma forma mais eficaz e efetiva.
	
	Alguns autores definem o planejamento como sendo um processo desenvolvido para atingir uma situação desejada com a melhor utilização dos esforços e recursos.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308863946)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A empresa Entreprise está implementando um plano de ação focado em processos operacionais. Alberto que ocupa o cargo de gerente administrativo está liderando um projeto, muito bem articulado, visando tornar eficiente a realização das tarefas. Alberto está confeccionando um manual de operações, onde algumas atividades são padronizadas visando a previsibilidade dos resultados. Marque a alternativa que melhor representa o tipo de ambiente que é objeto do projeto que está sendo implementado por Aberto.
		
	 
	Ambiente interno
	
	Ambiente geral
	
	Ambiente externo
	
	Ambiente de mercado
	 
	Ambiente tarefa
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308562811)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presente" (Peter Drucker). Nesta afirmação, Peter Drucker se refere ao:
		
	
	Planejamento Operacional
	
	Planejamento Contingencial
	
	Planejamento gerencial
	
	Planejamento Tático
	 
	Planejamento Estratégico
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308903182)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Planejamento estratégico abrange:
		
	 
	Toda a organização como um sistema único e aberto
	 
	Todas as opções apresentadas
	
	O planejamento de Recursos Humanos
	
	A definição da estrutura organizacional em todos os níveis.
	
	O planejamento de marketing
	
	 9a Questão (Ref.: 201308864147)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre os níveis organizacionais, assinale a única alternativa correta.
		
	
	O nível tático é o responsável pela execução e realização das tarefas e atividades cotidianas. Nesse nível, o administrador deve possuir visão operacional, isto é, conhecimento técnico para orientar e dirigir os funcionários que realizam as tarefas.
	
	O nível tático de uma organização corresponde ao nível de cúpula da empresa. É representado pelo Presidente e/ou pelos seus Diretores. Neste nível, o administrador tem que pensar muito mais a empresa ao invés de executar. Além disso, ele deve estar preocupado com o que pode acontecer com a empresa no futuro.
	 
	O nível tático equivale ao nível gerencial de uma organização. Ele é responsável pela articulação do que é feito em cada subsistema da empresa como.
	
	O nível estratégico equivale ao nível gerencial de uma organização. Ele é responsável pela articulação do que é feito em cada subsistema da empresa.
	 
	O nível estratégico representa o "chão de fábrica". É o responsável pela execução e realização das tarefas e atividades cotidianas. Nesse nível, o administrador deve possuir visão sistêmica, isto é, conhecimento amplo para orientar e dirigir os funcionários que realizam as tarefas.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308863950)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A empresa Logiciel está passando por um processo de reestruturação. Após um diagnóstico organizacional notou-se que a empresa estava com uma estrutura linear, rígida e inflexível. A empresa está elaborando um plano de ação, direcionado para uma mudança da cultura organizacional; um extensivo programa de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, assim como uma melhor gestão dos processos operacionais. Marque a alternativa que melhor representa o tipo de ambiente que é objeto do plano de ação que está sendo implementado pela empresa.
		
	
	Ambiente externo
	
	Ambientegeral
	 
	Ambiente interno
	
	Ambiente de mercado
	
	Ambiente tarefa
	1a Questão (Ref.: 201308542784)
	
	Explique o ambiente das organizações e suas variáveis, bem como a importância de sua análise para as empresas e para os administradores.
                                                                                 
		
	
	
sua resposta:
O ambiente organizacional pode ser entendido como o espaço onde as empresas operam a fim de alcançar seus objetivos. Divide-se em ambiente interno (recursos internos como tecnologia, pessoas, capital, cultura, gestão etc) e externo. No ambiente externo se encontram as variáveis como legislação, cultura de uma região, política governamental, economia, demografia, fornecedores, comunidade, ongs, clientes, concorrentes, bancos, investidores etc. Recentemente, o mercado atribui o nome de "stakeholders" para esses grupos de interesse que orbitam  a organização. A importância está em identificar oportunidades e ameaças no ambiente externo, assim como fortalecer as forças e minimizar as limitações no ambiente interno.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308544361)
	
	O que significa administrar?
		
	
	
sua resposta: Administrar significa liderar pessoas e gerir recursos escassos e valiosos (tecnológicos, econômicos, financeiros, humanos, entre outros), visando a otimização da aplicação desses recursos para as organizações alcançarem seus objetivos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308878394)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A análise SWOT é uma ferramenta utilizada para análise de cenários, empregada principalmente no planejamento estratégico. Essa análise considera os seguintes aspectos:
		
	 
	Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades
	
	Recursos humanos, recursos financeiros, recursos naturais e recursos ambientais
	
	Mercado-alvo, pontos de concordância, recursos financeiros, e recursos humanos
	
	Pontos de convergência, pontos de concordância, competitividade e mercado-alvo
	
	Pontos Fortes e Forças, Pontos Fracos e Fraquezas
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308863975)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A empresa Biomix está elaborando o planejamento estratégico. Nelson, que é diretor administrativo, está analisando as oportunidades e ameaças que podem impactar na consecução da estratégia. Em relação a análise SWOT, qual a alternativa que melhor representa a análise realizada pelo diretor administrativo:
		
	
	Análise de processos
	
	Análise interna
	
	Análise funcional
	 
	Análise externa
	
	Análise operacional
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308528905)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Você foi contratado para organizar o departamento de marketing de aa empresa Beta. A primeira coisa que descobriu é que não existia planejamento de alguma espécie. Para começar a se preparar para fazer o planejamento você deve ter acesso a informações contidas em um plano que alimentaria de dados o seu departamento. Esse plano seria:
		
	
	Marketing
	 
	Estratégico.
	
	Financeiro
	
	Operacional
	
	Tático
	
	 6a Questão (Ref.: 201308531895)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O planejamento da empresa que é projetado no longo prazo, que está voltado para as relações entre a empresa e o seu ambiente de tarefa, e que envolve a empresa como uma totalidade é o:
		
	
	Tático.
	
	Intermediário.
	
	Técnico.
	
	Operacional.
	 
	Estratégico.
	
	 7a Questão (Ref.: 201308540047)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O processo administrativo é composto pelas quatro funções administrativas. Destacamos que cada uma apresenta suas características e funcionalidades. A função administrativa que auxilia o administrador na tomada de decisão, além de ajudá-lo a definir onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em que sequência é denominada:
		
	
	DIREÇÃO
	
	ORGANIZAÇÃO
	
	CONTROLE
	 
	PLANEJAMENTO
	
	COMANDO
	
	 8a Questão (Ref.: 201308532054)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Estudamos que, em uma organização, encontramos três níveis de planejamento:
		
	
	Estratégico, mercadológico e organizacional
	
	Estratégico, prático e organizacional
	
	Estratégico, lógico e operacional
	
	Estratégico, mercadológico e financeiro
	 
	Estratégico, tático e operacional
	
	 9a Questão (Ref.: 201308932093)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia os itens abaixo e assinale a única alternativa correta:
I - A missão significa a razão de ser do próprio negócio, por que ele foi criado e para que ele existe. Quanto mais as pessoas assimilam a missão organizacional, mais elas passam a trabalhar pela causa da empresa, além de entender como devem colaborar para seu sucesso.
II - A visão é a imagem definida pela organização a respeito do seu futuro, ou seja, o que ela pretende vir a ser. Indica quais são os objetivos a serem alcançados no próximos anos. 
III - Os valores são as crenças e atitudes básicas que ajudam a definir o comportamento individual. Nos valores devem estar inseridos os objetivos e metas da organização.
		
	 
	Todos os itens estão corretos.
	
	Somente o Item I está correto.
	
	Somente os itens II e III estão corretos.
	 
	Somente os itens I e II estão corretos.
	
	Somente os itens I e III estão corretos.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308532032)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Que tipo de atividades são importantes para a compreensão da forma como uma empresa se encontra estruturada?
		
	 
	Atividades fins e atividades meio
	
	Atividades Início e atividades meio
	
	Atividades meio e atividades lucrativa
	
	Atividades fins e atividades lucrativa
	 
	Atividades início e atividades fins
	1a Questão (Ref.: 201308541672)
	
	O planejamento representa a primeira função administrativa e serve de alicerce para as demais funções.  Ele está presente nos três níveis organizacionais. Esta função administrativa é realizada de modo diferente em cada nível. Apresente duas características do planejamento estratégico.
 
		
	
	
sua resposta: É mais amplo em relação ao planejamento tático e operacional
Envolve e abrange a organização em sua totalidade como um sistema único e aberto.
Projetado no longo prazo
Voltado para as relações entre a empresa e o seu ambiente de tarefa.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308534933)
	
	Dentre algumas ferramentas utilizadas para ajudar na gestão estratégica da empresa, citamos como de grande importância a análise SWOT. Sendo assim, explique esta análise:
		
	
	
sua resposta: Resposta: Também conhecida como FOFA. A Análise SWOT/FOFA é uma ferramenta largamente utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa. Ela pode também, em razão de sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenários. Forças e fraquezas ¿ ambiente interno; Ameaças e oportunidades ¿ ambiente externo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308315762)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sabe-se que toda empresa existe dentro de ambientes, geral e de tarefa. Analisando os itens abaixo, identifique qual o item que compõe o ambiente de tarefa.
		
	
	Clientes; Fornecedores; Legais; Sociais; Demográficas.
	
	Tecnológicas; Políticas; Decisões Governamentais; Econômicas.
	
	Legais; Sociais; Demográficas; Ecológicas; Culturais.
	 
	Clientes; Fornecedores; Concorrentes; Entidades Reguladoras.
	
	Ecológicas; Fornecedores; Legais; Sociais; Demográficas
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308473819)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A tarefa da Administração consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzi-los em ação empresarialpor meio do processo administrativo, que envolve as seguintes funções:
		
	 
	Planejamento, Organização, Direção e Controle.
	
	Planejamento, Organização, Direção e Estratégia.
	
	Planejamento, Organização, Estratégia e Controle.
	
	Estratégia, Organização, Direção e Controle.
	 
	Planejamento, Estratégia, Direção e Controle.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308878368)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nas atividades da indústria de óleo, gás e energia, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades de seus clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos paises onde atua". (Felipe Sobral e Alketa Peci) Podemos afirmar que se trata da:
		
	
	Visão da Esso do Brasil
	 
	Missão da Petrobras.
	
	Visão que identifica e esclarece quais as atividades da empresa (indústria de óleo, gás e energia).
	
	Valores da Eron corporation Energy
	 
	Missão expressa na posição que empresa deseja chegar: ser líder no setor de energia elétrica, e os valores centrais que darão suporte para alcançá-los.
	
	 6a Questão (Ref.: 201308932096)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A tarefa da Administração consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzi-los em ação empresarial por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos da melhor forma possível. Para isso, o administrador utiliza as atividades fins e atividades meios.
Conforme as aulas estudadas, assinale a única alternativa correta:
		
	
	Em uma loja de eletrodomésticos as atividades do departamento comercial podem ser classificadas como atividade meio.
	 
	Atividades fins são aquelas que dão suporte ao desenvolvimento das atividades meio.
	
	Atividades meio são aquelas vinculadas diretamente à missão da empresa.
	 
	As atividades contábeis que servem de apoio para o desenvolvimento das atividades comerciais de uma loja de eletrodomésticos podem ser classificadas como atividades meio.
	
	As atividades dos vendedores em uma loja de eletrodomésticos podem ser consideradas como atividades meio, pois são os vendedores a razão de ser do negócio.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308901346)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Ambiente Geral, também reconhecido por Macroambiente, é aquela no qual o Administrador observa diversas variáveis que podem interferir no desempenho de sua empresa, dentre os quais podemos citar os que estão listados nas alternativas abaixo, EXCETO:
		
	
	Questões sócio-econômicas;
	 
	Ambiente natural (clima, recursos naturais etc);
	
	Questões culturais.
	
	Questões políticas;
	 
	Clientes da empresa;
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308544203)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Carlos, durante seus estudos a respeito de Estrutura Organizacional, estava com uma dúvida a respeito do conceito Atividade Fim. Para compreender melhor esse conceito, usou seu computador para pesquisar o conceito pela internet. Demorou um pouco para acessar, mas, achou o conceito em um site de administração. Qual o conceito identificado pelo Carlos, para suprir sua dúvida de estudo?
		
	
	Referente a um tipo de departamentalização.
	
	Não apresentam relação com a missão da empresa.
	
	Apresentam o suporte ao desenvolvimento da empresa.
	 
	São aquelas diretamente vinculadas à missão da empresa.
	
	Estão associados ao desenvolvimento de suporte da empresa.
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308537679)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O conceito de valores organizacionais está diretamente relacionado:
		
	 
	Às crenças, questões éticas e morais que orientam o comportamento da organização e das pessoas que nela trabalham.
	
	Aos ganhos de capital que a organização consegue obter ao longo de um período.
	
	É o caráter da organização, é a maneira como ela se apresenta para os seus stakeholders, declarando o que pretende ser e fazer. Em razão dos diferentes públicos aos quais atende, os valores são descritos de forma genérica e não específica.
	
	Ao valor que a organização representa para seus consumidores em termos práticos.
	
	Ao volume de vendas que a organização consegue alcançar durante um período.
	
	 10a Questão (Ref.: 201308529847)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O ambiente empresarial externo divide-se em dois tipos: O primeiro é constituído pelos elementos que atuam de forma indireta na organização, sendo denominado ambiente indireto, ambiente geral ou macroambiente O segundo constitui-se dos elementos que atuam de forma direta na organização e é chamado de ambiente direto, de tarefa ou microambiente. A partir desses conceitos, assinale a alternativa correta:
		
	
	A perda de qualidade do material entregue por um fornecedor é uma variável do ambiente geral que pode impactar a empresa de forma positiva ou negativa.
	 
	Uma alteração nas leis do país constitui uma variável do ambiente geral (macroambiente) que pode impactar a empresa de forma positiva ou negativa.
	
	Um aumento na taxa de juros é uma variável econômica do ambiente de tarefa que pode impactar a empresa de forma positiva ou negativa.
	
	O aumento de empresas concorrentes no mesmo mercado constitui uma variável do macroambiente.
	
	Uma alteração na composição e distribuição da população segundo sexo, idade e estrutura familiar é uma variável ecológica do macroambiente que pode impactar a empresa de forma positiva ou negativa.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes