Buscar

Apresentação caatinga

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MATERIAIS UTILIZADOS NA CERÂMICA
PROPRIEDADES DA CERÂMICA
Materiais cerâmicos são geralmente uma combinação de elementos metálicos e não metálicos, predominantemente óxidos, nitretos, carbonetos e silicatos.
Nesta classificação, existe um grande número de materiais, como: argilas, cimentos e vidros.
As propriedades variam muito devido a diferenças de ligação química;
São geralmente isolantes térmicos e elétricos (devido à ausência de elétrons de condução) 
comportamento frágil quando submetidos a tensões
Materias-primas
A principal matéria-prima utilizada para a produção dos revestimentos cerâmicos é a argila, porém, outras matérias-primas também são diretamente usadas nos processos de conformação para obtenção de materiais cerâmicos para revestimento, tais como: calcário, quartzo e minerais semelhantes, como feldspatos, talcos, filitos. 
As argilas podem ser definidas, quimicamente, na sua forma mais pura, como silicatos de alumínio hidratados, 2SiO2.Al2O3.2H2O. Porém, impurezas encontradas na estrutura de uma argila, tal qual os óxidos de alguns elementos como o potássio, ferro, sódio, magnésio, cálcio e outros, determinam suas características.
Tais matérias-primas são classificadas em naturais e sintéticas. 
As naturais mais utilizadas indústrialmente são: argila, caulim, quartzo, feldspato, filito, talco, calcita, dolomita, magnesita, cromita, bauxito, grafita e zirconita.
As naturais são classificadas em dois tipos: argilosas e não argilosas.
Os materiais argilosos são formados de uma mistura de diversos tipos e características de argilas para dar a composição desejada e são à base do biscoito. 
Os materiais não argilosos, quartzo, feldspato e caulim, servem para sustentar o corpo cerâmico ou promover a fusão da massa.
As sintéticas, incluem entre outras alumina (óxido de alumínio) sob diferentes formas (calcinada, eletrofundida e tabular e tabular); carbeto de silício e produtos químicos inorgânicos os mais diversos.
Os materiais sintéticos são utilizados para a produção de engobes e esmaltes e, servem para fazer a decoração dos revestimentos.
As placas cerâmicas são constituídas, em geral, de três camadas:
o suporte ou biscoito
o engobe, que tem função impermeabilizante e garante a aderência da terceira camada
 o esmalte, camada vítrea que também impermeabiliza, além de decorar uma das faces da placa.
Em geral as massas cerâmicas são compostas por materiais argilosos e não-argilosos; materiais fundentes e refratários; e aditivos que possam melhorar a reologia das suspensões aquosas, podendo ser orgânicos ou inorgânicos.
ARGILA
Formadas a partir da transformação (principalmente intemperismo) dos minerais mais comuns da crosta .
Argilominerais: silicatos de alumínio hidratados. Fe, Mg, Na, K, Ca. Caulinita, Ilita, esmectitas (montmorilonita) .
Que no estado iônico assemelham-se a esferas que se arrajam em modelos estruturais tridimensionais. Os arranjos fazem-se segundo sete 
modelos diferentes:
 
Caulinite
Ilite
Montmorilonite
Clorite
MATERIAIS NÃO ARGILOSOS
QUARTZO
Possui um estrutura cristalina, composto de Dióxido de Silício (SiO2). É extremamente resistente ao intemperismo e ao desgaste físico pelo fato de ser o último mineral a se formar no resfriamento do magma a uma temperatura menor que 600ºC o que garante uma maior estabilidade.
Possui estrutura cristalina trigonal composta por tetraedros de sílica (dióxido de silício, SiO2), pertencendo ao grupo dos tectossilicatos. O seu hábito cristalino é um prisma de seis lados que termina em pirâmides de seis lados, embora frequentemente distorcidas e ainda colunar, em agrupamentos paralelos, em formas maciças (compacta, fibrosa, granular, criptocristalina), maclas com diversos pseudomorfos. 
Aplicações:
•em massas de cerâmica branca e de materiais de revestimento, sendo um dos componentes fundamentais para controle da dilatação e para ajuste da viscosidade da fase líquida formada durante a queima, além de facilitar a secagem e a liberação dos gases durante a queima,
•na fabricação de isolantes térmicos
•em composições de vidro e esmaltes (vidrados)
•na fabricação de materiais refratários
FELDSPATO
Fabrico de cerâmicas (são o segundo ingrediente mais importante depois das argilas; aumentam a resistência e durabilidade das cerâmicas).
Constituido por silicatos de alumínio que contém proporções variadas de potássio, sódio, cálcio e ocasionalmente bário. Sua função no corpo cerâmico é promover a fusão a uma temperatura mais baixa. Nos vidrados é utilizado como fundente e é a principal fonte de alumínio. Podem ser encontrados em muitos tipos de rochas sedimentares, consistem de três silicatos, alumínio, sódio e cálcio.
Os feldspatos são minerais que têm a função de diminuir a temperatura de formação de fase líquida durante a etapa de queima.
São materiais, portanto, responsáveis pela diminuição da porosidade das peças cerâmicas, principalmente, para produtos de grés e grés porcelanato, abaixando os índices de absorção de água, e conseqüentemente aumentando os valores de resistência mecânica (carga de ruptura) dos revestimentos cerâmicos.
Além dos feldspatos que são usados em composições de massas cerâmicas atuando como fundentes podem ser, ainda utilizados, os filitos e os talcos. 
TALCO
Talco é um silicato de magnésio hidratado cuja fórmula é 3MgO.4SiO2.H2O, 
Aplicações:
•Como fundente, substituindo parcialmente o feldspato em massas para a fabricação de corpos semivítreos e vítreos.
•Na composição de esmaltes (vidrados).
CAULIM
Caulim ou caulino é um minério composto de silicatos hidratados de alumínio, como a caulinita e a haloisita, e apresenta características especiais que permitem sua utilização na fabricação de papel, cerâmica, tintas, etc.
É uma argila primária, não plástica, de cor branca usada principalmente na composição da porcelana e de esmaltes.
MATERIAIS SINTÉTICOS
 São aquelas que individualmente ou em mistura foram submetidas a um tratamento térmico, que pode ser calcinação, sinterização e fusão/ redução e as produzidas por processos químicos. 
O esmalte é obtido pela moagem de fritas (vidro próprio para esse fim, acrescidas de outros materiais minerais e corantes). 
ESMALTE
O esmalte é obtido pela moagem de fritas acrescidas de outros materiais minerais e corantes.
Vidrado
Vidrado ou Vidrado cerâmico é uma camada ou revestimento numa substância vítrea, aquecida de modo a fundir-se com um objeto cerâmico com finalidade decorativa, de melhoria das propriedades mecânicas ou impermeabilização.
Os vidrados cerâmicos geralmente contêm sílica na formação do vidro, combinada com uma mistura de óxidos de metal como sódio, potássio e cálcio, que agem como fundente e permitem ao vidrado fundir-se a uma designada temperatura; assim como alumina com a função de endurecer o vidrado e evitar que escorra da peça; corantes como óxido de ferro, carbonato de cobre; e por vezes opacificantes como óxido de estanho ou oxido de zircónio.
FRITA – É, basicamente, um vidro que foi fundido, resfriado e moído. É usado na composição de vidrados. Diminui a toxidade de elementos como o chumbo por exemplo.
ESMALTE
Camada vítrea aplica sobre os corpos cerâmicos.
Aplicação de camada vítrea com esmaltes ou vidrados cerâmicos. É uma suspensão aguada de materiais insolúveis misturados muito finos, que se aplica nos corpos cerâmicos para formar uma cobertura. Quando estes materiais são levados a determinadas temperaturas, fundem formando uma composição líquida que quando esfria recobrem o objeto cerâmico com uma camada vítrea. É formado basicamente de elementos fundentes, refratários e corantes combinados. O termo esmalte também é muito empregado. Qualquer vidrado é composto necessariamente de três partes: 
Um vidrante ou cristalizante . 
Umfundente (feldspato – óxido de potássio). 
Óxido de alumínio – possibilita que as combinações da sílica com o fundente sejam mais estáveis e viscosas.
A cor no esmalte é obtida através da adição de vários minerais, sobretudo
óxidos de metal como cobalto, praseodímio, ferro ou neodímio.
Corantes
As cores são obtidas através de óxidos metálicos:
Selénio-(na ausência de chumbo) para a cor amarela;
Urânio-para a cor laranja;
Ferro-para as cores azul, castanho e preto;
Crómio-para as cores verde e rosa;
Cobre-para as cores verde, vermelho e azul;
Cobalto-para o azul forte e verde;
Manganés-para a cor lilás;
Ouro-metálico para um púrpura esbatido.
OUTROS COMPONENTES DAS TINTAS:
ALUMINA – Um dos principais componentes das argilas. Quando usada nos esmaltes serve para controlar a viscosidade, impedindo que escorra pelas laterais da peça ao se fundir. O óxido de alumínio é utilizado também para aumentar a temperatura da queima tanto das argilas quanto dos vidrados, já que seu ponto de fusão é de 2050 °C. Elemento refratário. (Al 2 O3). 
BÓRAX - Borato de sódio hidratado. Usado como fundente na composição de muitos esmaltes e fritas. É utilizado também para o rebaixamento da temperatura de fusão de um esmalte. Contem cerca de 50% de água, e aconselha-se que seja adquirido já calcinado ou refinado.
CHUMBO -  Fundente muito ativo usado em esmaltes de baixa temperatura.  É extremamente tóxico e só deve ser usado em forma de frita.
CINZAS – Utilizadas em objetos cerâmicos, provêm de madeiras, folhas e palhas.  É utilizada na composição de esmaltes (vidrados) de alta temperatura e também na composição de algumas argilas. Contém sílica e alumina.
CMC  (Carboxi Metil-Celulose) – Cola vegetal que pode ser misturada ao esmalte (vidrado) para sua melhor fixação na peça para ser levada ao forno. Facilita o manuseio e não altera a cor e as propriedades do esmalte.
GOMA ARÁBICA – É a goma vegetal muito conhecida por todos e que é empregada na cerâmica como agente aglutinante para a aplicação de pigmentos sobre o esmalte já queimado. Também é utilizada na mistura de água e esmalte para melhor fixá-lo à peça antes da queima, evitando que o pó de esmalte se solte.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais