Buscar

CRIAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES ADAPTÁVEIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CRIAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES ADAPTÁVEIS 
A empresa necessita estar apta a movimentar-se rapidamente e com efetividade de resultados para atender às demandas do mercado, da sociedade, dos marcos legais, das necessidades de seus colaboradores, acionistas e outros impactados pelo seu processo.
Mudanças 
Alterações ou transformações acontecem no contexto em que a organização opera;
A organização empreende ações para se ajustar a esse contexto.
Mudança organizacional
Funciona como um processo contínuo de construção e reconstrução do significado da organização , com o qual se busca aperfeiçoar sistemas , processos, políticas e práticas que constituem sua gestão e desenvolver as competências – pessoais e organizacionais – que constituem seu mais valioso patrimônio. 
							 Fischer (2002, p. 152)
RESILIÊNCIA
Engenharia de Resiliência é a habilidade de uma organização de manter-se, ou recuperar-se rapidamente, permitindo a continuação das operações durante e após a presença de estresses significativos e contínuos. 
Em outras palavras, resiliência é a capacidade de adaptação em situações não previstas.
EMPREENDEDORISMO E INTRA-EMPREEDEDORISMO
EMPREENDEDORISMO
Conjunto de ações e atitudes tomadas ou praticadas a partir de iniciativas próprias do indivíduo.
França e Quelhas (p. 4, 2006)
Quando alguém está trabalhando para si próprio, ou para uma organização própria, esse trabalho tende a ser mais objetivo, mais otimizado e melhor realizado, quando comparado com uma atividade realizada por um funcionário assalariado com ganhos limitados e direitos trabalhistas garantidos.
França e Quelhas (p. 5, 2006)
Cultura da AMBEV
Agir como se fosse o dono
A gestão do conhecimento é :
uma disciplina emergente que tem como objetivo gerar, compartilhar e utilizar o conhecimento tácito (know how) e explícito (formal) existente em um determinado espaço, para dar respostas às necessidades dos indivíduos e das comunidades em seu desenvolvimento.
Braun e Mueller (2014, p. 990)
Peluffo e Catalan Contreras (2002:32)
Polanyi (1996:82) identifica o conhecimento numa dimensão tácita como “espontâneo, intuitivo, experimental, conhecimento do cotidiano”; sendo algo subjetivo e difícil de ser mensurado e descrito, esse conhecimento é interno, do sujeito.
Braun e Mueller (2014,p. 989)
Tácito 
A escrita é uma forma de sistematizar esse saber, formalizar o conhecimento adquirido em materialidade, em informações e processos descritos. 
Esse conhecimento é chamado de explícito, que tem origem no latim = explicitus e tem por significado o termo: explicar, declarar.
Braun e Mueller (2014, p. 989)
Explícito 
Fases da gestão do conhecimento
França e Quelhas (p. 5, 2006)
Elementos de flexibilização em organizações (XAVIER et al., 2013)
Inovação: Cultura inovadora, incentivo à soluções criativas e uso da tecnologia.;
Estrutura orgânica: Divisão maleável das tarefas de acordo com as circunstâncias e necessidades, adaptabilidade movimentação interna (realocação).
Elementos de flexibilização em organizações (XAVIER et al., 2013)
Descentralização e horizontalidade: Integração das funções de concepção, controle e execução; relações simétricas/isonômicas (reconhecimento e reciprocidade);
Integração de tarefas: Criação de um trabalho completo identificável com resultados visíveis e trabalhadores polivalentes e multifuncionais.
Elementos de flexibilização em organizações (XAVIER et al., 2013)
Participação, cooperação e trabalho em equipe: Solução conjunta de problemas e conflitos;
Autonomia e autocontrole: Liberdade plena de ação e expressão; autodeterminação dos procedimentos relativos às atividades.
Elementos de flexibilização em organizações (XAVIER et al., 2013)
Entendimento: Comunicação dialógica, aprendizado, fluxo claro e aberto de informações, compartilhamento de percepções individuais, feedback.;
Remuneração: Incorporação de distribuição equanime de benefícios de ganho, participação nos lucros.
Elementos de flexibilização em organizações (XAVIER et al., 2013)
Continuidade: Estabilidade dos vínculo de trabalho;
Julgamento ético e Autenticidade: Juízo de valor através de debate racional; integridade, honestidade e franqueza.
Elementos de flexibilização em organizações (XAVIER et al., 2013)
Autorrealização: Concretização do potencial do indivíduo ;
Valores emancipatórios: Aperfeiçoamento do social, bem estar coletivo;
Elementos de flexibilização em organizações (XAVIER et al., 2013)
Diversidade;
Aproximação dos stakeholders
Conjunto de empresas que formam um conglomerado para competir contra outras, não pertencentes ao cluster, ou, ainda, para competir com outro cluster.
O distrito industrial de uma cidade formará um cluster se todas as empresas aí presentes se dedicarem a produzir o mesmo tipo de produto e se o agrupamento dessas empresas fizer com que a competição assuma características diferentes.
				Zaccarelli (2003, p. 197)
Cluster na administração
Fundamento principal de cluster
Concentração geográfica
Zaccarelli ( 2008, p. 23)
Na área industrial: clusters de calçados masculinos em Franca, femininos em Novo Hamburgo e infantis em Birigui.
Vale do Silício.
No agronegócio: ovos em Bastos, flores em Holambra, frutas em Juazeiro (BA) cultivos de manga, uva, melancia, melão, coco, banana.
No turismo: Porto Seguro, Campos do Jordão, Gramado (RS)
Exemplos de cluster
Autopeças: rua Duque de Caxias e imediações.
Eletrônicos: rua Santa Ifigênia.
Lustres: rua Consolação.
Clusters de lojas comerciais
Conjunto de empresas que formam um conglomerado para competir contra outras, não pertencentes a rede, ou, ainda, para competir com outra rede.
Não estão associadas ou ligadas a condição de concentração geográfica das empresas.
O substituto desse vínculo característico se encontra na natureza dos processos de troca entre os negócios, cujo atributo fundamental se constitui no processo de fidelização entre empresas fornecedoras e fornecidas, que se destina a uma condição solidária de competição com empresas não integradas em rede ou com outras redes de negócios competidoras.
						Zaccarelli ( 2008, p. 22)
Relacionamentos entre empresas de intensidade crescente com seus clientes, inclusive se dispondo a investir seus recursos para isso.
Benefícios gerados potencializam a capacidade competitiva das empresas em rede ser superior àquela dos negócios, que se encontram isolados ou em outra rede menos desenvolvida.
Fidelização 
Fonte de vantagem competitiva
Oferecem certa proteção às empresas em relação a fatores ou eventos imprevisíveis.
Efeitos do relacionamento e do processo de fidelização
No Japão as keiretsu, arranjos verticais agrupados em torno de uma grande empresa, chamada kaisha. Exemplo: Toyota e Nissan.
Na Coréia as chaebol, redes formadas ao redor de negócios liderados por pessoas ou família influente. Exemplos: Daewoo, LG e Sansung.
No Brasil rede de negócios ligada aos produtos derivados de frango (Sadia) e as da indústria automobilística.
					Zaccarelli ( 2008, p. 104)
Exemplos 
Referências 
BRAUN, Carla Cristine; MUELLER, Rafael Rodrigo. A gestão do conhecimento na administração pública municipal em Curitiba com a aplicação do método OKA — Organizational Knowledge Assessment. Revista Administração Pública, 48(4). Rio de Janeiro, 2014, p. 983-1006.
FISCHER, Rosa Maria. Mudança e transformação organizacional. In FLEURY, Maria Tereza Leme. As pessoas na organização. São Paulo: Gente, 2002.
FRANÇA, Sérgio Luiz Brga; QUELHAS, Osvaldo Luis Gonçalves. Modelo organizacional para a gestão de mudanças em organizações. SIMPEP, XIII, Bauru. Anais...Bauru: SIMPEP, 2006.
XAVIER, Marina Coelho; LEAL, Fernanda Geremias; MORETO NETO, Luís; BELLUCCI, Christiane; ZANELLA, Luiz Felipe Torcatto. Organizações flexíveis: uma análise da percepção do trabalhador. SEMEAD, XVI, São Paulo. Anais... São Paulo:SEMEAD, 2013.
ZACCARELLI, Sérgio Baptista. Estratégia e sucesso nas empresas. São Paulo:
Saraiva, 2003.
_______________________. Clusters e redes de negócios: uma nova visão para a gestão dos negócios. São Paulo: Atlas, 2008.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais