Buscar

Avaliação parcial de acumulação capitalista

Prévia do material em texto

Sobre a produção socializada e a divisão do trabalho é CORRETO afirmar que: I. Os homens não realizavam mais a mesma função na produção e passavam a se diferenciar uns dos outros, através do tipo de atividade que exerciam. II. Diante deste excedente, os homens passaram a trocar mercadorias cujo objetivo inicialmente era ainda a manutenção do produtor e da comunidades que pertencia. III. Apesar da divisão de trabalho, nas comunidades primitivas, a produção era socializada com as pessoas que as integravam. IV. A partir da complexificação da divisão social do trabalho tem início o processo de igualdade entre os homens e melhor distribuição da riqueza. 
		
	
	I,II e IV são verdadeiras.
	
	I, II,III são verdadeiras.
	
	I,II,III e IV são verdadeiras. 
	
	III e IV são verdadeiras.
	
	II,III e IV são verdadeiras.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502802842)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A telenovela difunde uma maneira de ver o mundo na qual tudo pode acontecer, todos podem ser ricos, os pobres são felizes, há sempre um príncipe encantado que resolve os problemas da moça pobre e assim por diante. Que conceito marxista é o mais apropriado à análise desta situação social? 
		
	
	Ação social 
	
	Práxis 
	
	Ideologia
	
	Anomia 
	
	Ordem social 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503276866)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Para Marx e Engels, o trabalho humano: 
		
	
	É uma ação sobre a natureza e, que ao transformá-la, criam-se as condições necessárias à vida. 
	
	É condicionado pela natureza e não depende da imaginação dos seres humanos.
	
	É semelhante ao das abelhas, formigas e de outros seres vivos.
	
	Não é condição essencial para a existência humana.
	
	É desnecessário para a reprodução da vida social.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503276876)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social e, portanto, a questão social, se explicam: 
		
	
	Pela divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não-proprietários dos meios de produção.
	
	Pela não exploração da mão de obra e do trabalho humano.
	
	Pela apropriação das condições de trabalho pelos homens mais capazes em contextos históricos, marcados pela igualdade de oportunidades.
	
	Pela distribuição da riqueza de acordo com o esforço de cada um no desempenho de seu trabalho.
	
	Pelas diferenças de inteligência e habilidade inatas dos indivíduos, determinadas biologicamente.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502678661)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Com o aumento da produtividade e o desenvolvimento de novos métodos de cultivo do solo, ocorreu uma expansão gradual das atividades agrícolas, pois o homem acabou por produzir mais do que precisava para sobreviver. As atividades passaram a ser mais divididas. Qual fato importante se desenvolve a partir dessa divisão? Assinale a alternativa que mais adequada a seguinte questão: 
		
	
	Tem início o processo de especialização do homem, ou seja, passam a surgir artesãos, na produção artesanal entre outros. 
	
	O fim do Absolutismo e o surgimento do trabalho livre. 
	
	A emergência do capitalismo e, consequentemente, do trabalho assalariado. 
	
	O surgimento da manufatura e a divisão da sociedade em classes sociais. 
	
	A extinção das corporações de ofício mediante o aparecimento do trabalho servil. 
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201503266016)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	(ENAD)A ¿pobreza¿ é a expressão direta das relações vigentes na sociedade, localizando a questão no âmbito de relações constitutivas de um padrão de desenvolvimento extremamente desigual, em que convivem acumulação e miséria. A nossa sociedade a produz e reproduz. É importante considerar que a pobreza é uma categoria multidimensional, expressando-se (
		
	
	por um somatório de dificuldades, especialmente as precárias condições socioeconômicas e a ausência de deveres. 
	
	pela carência de bens materiais, mas também pela carência de direitos, de oportunidades, de informações, de possibilidades e de esperanças. 
	
	por condições adversas, esfacelando ou impedindo laços de convivência social e familiar, levando ao crime e à marginalização. 
	
	pela carência exclusiva de bens materiais e de valores morais. 
	
	pela subalternidade e pela alienação, tão-somente. 
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502819962)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	"Inicialmente, a mercadoria é um objeto que, a partir de suas propriedades materiais, tem a propriedade de satisfazer as necessidades do homem. Essa característica é conhecida como valor de uso. Por outro lado, a mercadoria também tem a propriedade de poder ser trocada por mercadorias distintas de si própria ou, em outras palavras, de comprar outras mercadorias." (CARCAROLO, 1998)
A essa característica chamou-se:
		
	
	Preço final
	
	Valor de uso
	
	Valor de mercado
	
	Valor de troca
	
	Capital
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502678703)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O trabalho humano foi transformado pelo capitalismo numa mercadoria. Na forma de produção das mercadorias está contido o mecanismo de exploração.Mercadoria é tudo o que é produzido para o mercado, isto é, não para o consumo individual, mas para a venda, para o consumo alheio. Se alguém produz algo para seu uso ou para dar de presente a alguém, esse algo é um produto, mas não uma mercadoria. Mas se ele trocar esse objeto por dinheiro ou por outro produto qualquer, esse objeto passa a ser uma mercadoria. A mercadoria é portanto algo produzido para o uso de outra pessoa, que a obtêm mediante a troca por dinheiro ou por outra mercadoria que, por sua vez, atende à sua necessidade¿(SADER, 1999, p. 57). Sobre a exploração do trabalho no capitalismo, é correto afirmar: 
		
	
	A lei da mais valia é a garantia de que o trabalhador receberá o valor real do que produziu durante a jornada de trabalho. 
	
	A lei da mais-valia explica como o proprietário dos meios de produção extrai e se apropria do excedente produzido pelo trabalhador, pagando-lhe apenas por uma parte das horas trabalhadas.
	
	As horas extras trabalhadas após o expediente constituem-se na essência do processo de produção de excedentes e da apropriação das mercadorias pelo proprietário dos meios de produção. 
	
	A lei da mais valia consiste nas horas extras trabalhadas após o horário Contratado, que não são pagas ao trabalhador pelos proprietários dos meios de produção.
	
	A lei da hora-extra explica como os proprietários dos meios de produção se apropriam das horas não pagas ao trabalhador, obtendo maior excedente no processo de produção das mercadorias. 
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502678668)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Sobre a Revolução Industrial, é CORRETO afirmar que esta NÃO compreendeu: 
		
	
	a mecanização da indústria e da agricultura. 
	
	um processo de urbanização e uma grande aceleração nos transportes e na comunicação.
	
	a eliminação das desigualdades sociais.
	
	um maior controle capitalista do sistema econômico. 
	
	a aplicação da força motriz à indústria.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502753182)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Fordismo tem origem no nome de Henry Ford. Deve ser compreedido não apenas a partir da aplicação que Enry Forda faz na sua empresa, a Ford Motor Company, do ¿Princípio da Administração Científica¿ . Quem propôs este estudo? Taylor.
		
	
	Weber.
	
	Marx. 
	
	Durkheim. 
	
	Ford. 
	
	Taylor.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes