Buscar

APOL 2 Ciencias do Ambiente e Sustentabilidade Nota100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/10	
(ENEM-2007) Quanto mais desenvolvida é uma nação, mais lixo cada um de seus habitantes produz. Além de o progresso elevar o volume de lixo, ele também modifica a qualidade do material despejado. Quando a sociedade progride, ela troca a televisão, o computador, compra mais brinquedos e aparelhos eletrônicos. Calcula-se que 700 milhões de aparelhos celulares já foram jogados fora em todo o mundo. O novo lixo contém mais mercúrio, chumbo, alumínio e bário. Abandonado nos lixões, esse material se deteriora e vaza. As substâncias liberadas infiltram-se no solo e podem chegar aos lençóis freáticos ou a rios próximos, espalhando-se pela água. Anuário Gestão Ambiental 2007, p. 47-8 (com adaptações).
A respeito da produção de lixo e de sua relação com o ambiente, é correto afirmar que:
	
	A
	As substâncias químicas encontradas no lixo levam, freqüentemente, ao aumento da diversidade de espécies e, portanto, ao aumento da produtividade agrícola do solo.
	
	B
	O tipo e a quantidade de lixo produzido pela sociedade independem de políticas de educação que proponham mudanças no padrão de consumo.
	
	C
	A produção de lixo é inversamente proporcional ao nível de desenvolvimento econômico das sociedades.
	
	D
	O desenvolvimento sustentável requer controle e monitoramento dos efeitos do lixo sobre espécies existentes em cursos d’água, solo e vegetação.
Questão 2/10
(UFSCar-2006) Nas zonas urbanas das grandes cidades, cada habitante produz cerca de 1kg de lixo diariamente. A maior parte desse material acaba sendo depositada em lixões ou aterros sanitários. Sobre esses dois métodos de destinação do lixo, pode-se dizer que:
	
	A
	Os lixões são mais indicados que os aterros apenas quando localizados fora do perímetro urbano e quando houver controle sobre o acesso de pessoas.
	
	B
	Lixões e aterros apresentam o inconveniente de inviabilizar a coleta seletiva do lixo e a reciclagem de material.
	
	C
	Os aterros apresentam a vantagem de minimizar o risco de transmissão de doenças, mas são desvantajosos porque não impedem a contaminação do solo e das águas subterrâneas.
	
	D
	Os aterros, assim como os lixões, produzem gás metano e chorume, mas nos aterros há controle sobre a produção e drenagem desses produtos, de modo a não contaminar o solo e a atmosfera.
Questão 3/10
(FCC-2012 / TCE-AP) A poluição sonora, seja ambiental ou a ocupacional, é uma forma de poluição bastante disseminada nas sociedades industrializadas e é causa de perdas auditivas em adultos e crianças. Acarreta também comprometimentos não auditivos que afetam a saúde física geral e emocional dos indivíduos. Os limites aceitáveis de ruído considerados nas normas ABNT no 10.151 variam entre 40 e 65 dB, conforme localização e horário. 
Os limites de tolerância do ouvido humano para ruído variam de acordo com a intensidade e o tempo de exposição, sendo que esta começa a ser lesiva a partir de 85 dB. A PAIR - 
Perda Auditiva Induzida por Ruído é uma patologia progressiva, diretamente relacionada com a exposição ao ruído e de caráter permanente. Portanto, a forma mais eficaz para se proteger desta doença seria a prevenção.
Considere as afirmativas abaixo, sobre uma seleção correta de ações de Monitoramento Ambiental, como parte integrante de um programa de conservação auditiva em áreas urbanas. 
I. Ações a serem implantadas: redução do ruído ambiental com aumento da fiscalização, redução da dose de exposição e utilização de equipamento de proteção individual. 
II. Ações a serem implantadas: medidas administrativas, legislativas, educativas e de informação, além de avaliação do processo. 
III. Ações a serem implantadas: avaliação ambiental do ruído - áudio-dosimetria do ruído com alarme a partir de 85 dB e audiometria (avaliação da audição de pessoas) em amostras da população sob influência do ruído. 
Está correto, em termos de ações de Monitoramento Ambiental, o que se afirma SOMENTE em:
	
	A
	I
	
	B
	II
	
	C
	III
	
	D
	I e III.
Questão 4/10
Com relação ao meio ambiente, pode-se afirmar:
I – Para a ecologia, o meio ambiente é um conjunto de condições físicas, químicas e biológicas que cercam o ser vivo;
II – O meio ambiente é sempre heterogêneo e segue variando de um local para outro;
III – O meio ambiente está sempre mudando e evoluindo
IV – A degradação do meio ambiente pelos seres humanos e essencial para garantir a evolução da raça humana;
Dessas afirmativas está(ão) correta(s):
	
	A
	I, apenas
	
	B
	I, II e III apenas
	
	C
	II, III e IV apenas
	
	D
	I e IV apenas
Questão 5/10
Considerando que dentro do meio ambiente cada espécie tem um endereço (hábitat) e desenvolve uma profissão (nicho ecológico), pode-se afirmar
 
I – As necessidades básicas de uma espécie são: Nutrição, Reprodução e Evolução;
II – O nicho ecológico é o papel de uma espécie em uma comunidade;
III – O Hábitat de uma espécie é o ambiente que oferece um conjunto de condições favoráveis à sua sobrevivência;
IV – Teoricamente, o hábitat seria aquele ambiente em que as condições ambientais atingem o ponto ótimo e uma espécie consegue desenvolver o seu potencial biótico.
Dessas afirmativas está(ão) correta(s):
	
	A
	I, apenas
	
	B
	II, III e IV apenas
	
	C
	I, II e III apenas
	
	D
	I, II, III e IV
Questão 6/10
A biosfera é definida como sendo a região do planeta que contém todo o conjunto dos seres vivos e na qual a vida é permanentemente possível, ou de outro ponto de vista, é o ambiente capaz de satisfazer ás necessidades básicas dos seres vivos de forma permanente. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE as três regiões físicas distintas da biosfera:
	
	A
	Androsfera, Hidrosfera, Extratosfera;
	
	B
	Atmosfera, Hidrosfera, Litosfera;
	
	C
	Androsfera, Hiposfera, Atmosfera
	
	D
	Atmosfera, Hidrosfera, Extratosfera;
Questão 7/10
Os componentes bióticos de um ecossistema são agrupados em três categorias funcionais: Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE as três categorias.
	
	A
	Produtores, Consumidores, Decompositores;
	
	B
	Consumidor primário, Consumidor secundário, Consumidor misto;
	
	C
	Herbívoros, Carnívoros e Onívoros;
	
	D
	Bactérias, Plantas, Animais.
Questão 8/10
Na natureza existem níveis ecológicos de organização, os quais evoluem do mais simples para o mais complexo denominados de níveis de organização de seres vivos.
Assinale qual das opções abaixo apresenta corretamente os cinco níveis de organização, do mais simples para o mais complexo.
	
	A
	Indivíduos, Populações, Comunidades, Ecossistemas, Extratosfera;
	
	B
	Indivíduos, Populações, Comunidades, Ecossistemas, Biosfera;
	
	C
	Indivíduos, Comunidades, Ecossistemas, Biosfera, Estratosfera;
	
	D
	Comunidades, Populações, Ecossistemas, Biosfera
Questão 9/10
Um Ecossistema consiste dos vegetais, animais e microrganismos que vivem numa região (elementos bióticos) e constituem uma comunidade, ligados por uma rede de relações que inclui o meio físico (elementos abióticos) e a própria comunidade. 
Pode-se afirmar:
I – Os componentes abióticos de um ecossistema são representados por fatores físicos, como luminosidade, temperatura, ventos, umidade etc., e fatores químicos, como a quantidade relativa dos diversos elementos químicos presentes na água e no solo;
II – Os elementos bióticos são os seres vivos;
III – Matéria orgânica ou sem vida (água, ar, solo) são elementos abióticos;
IV – Podemos considerar como ecossistema uma floresta inteira (macroecossistema) ou uma simples planta como a bromeliácea (microecossistema).
Dessas afirmativas está(ão) correta(s):
	
	A
	I, apenas
	
	B
	I, II, III e IV
	
	C
	I, II e III apenas
	
	D
	I e IV apenas
Questão 10/10
(UC-MG – 2003) O ciclo hidrológico é a circulação contínua da água entre a terra, o mar e a atmosfera. Nesse ciclo, inclui-se a água potável, essencial à vida.
Entre os condicionantese as interferências da existência de água potável no planeta, é INCORRETO afirmar que:
	
	A
	A água potável é cada vez mais escassa no globo, em razão do uso crescente para irrigação, atividade industrial e abastecimento urbano;
	
	B
	A contaminação da água por substâncias tóxicas, como resíduos industriais ou agrotóxicos, agrava o quadro de escassez de água continental na superfície;
	
	C
	As águas subterrâneas constituem os lençóis que alimentam os cursos d’água, impedindo o escoamento superficial;
	
	D
	A emissão de resíduos poluentes é prejudicial à capacidade de regeneração da água, interferindo no controle de qualidade ambiental

Outros materiais