Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA OBJETIVA DE G2 2015-1 COM GABARITO CORRETO

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA OBJETIVA DE G2 (Questões) –
01. A exploração do conceito de utilidade está vinculada:
 A) ao Registro de Domínio.
 B) às Patentes.
 C) às Obras Públicas.
 D) aos Direitos Autorais.
02. Quando você lê ou utiliza um material você está sujeito à lei de proteção aos direitos autorais da obra. Com base nesta lei, assinale a alternativa correta em relação aos fundamentos básicos dos direitos autorais:
 A) Ideias: As ideias não são em si protegidas, mas sim a forma como são expressas, exteriorizadas em um suporte material.
 B) Prazos: De acordo com a categoria da obra (livros, artes plásticas e etc.), é definido um determinado prazo de proteção.
 C) Territorialidade: A produção dos direitos autorais é territorial, independentemente da nacionalidade de seus titulares.
 D) Todas as alternativas acima são verdadeiras.
03. Em relação aos direitos autorais, leia as seguintes afirmações e marque com V as verdadeiras e com F as falsas:
( F ) A Lei dos Direitos Autorais trata de dois aspectos principais, o aspecto intelectual, o qual garante a veiculação do nome do autor na utilização da obra, e o aspecto patrimonial, o qual regula os aspectos comerciais envolvendo a obra em questão.
(V ) Qualquer material que apresente criatividade ou forma original na apresentação da informação é protegido, seja ele um texto, home page ou site.
(V ) A Lei dos Direitos Autorais não protege apenas a obra original do autor, mas as cópias realizadas por este.
A sequência correta da ordem das letras forma o seguinte conjunto:
 A) F; V; V.
 B) V; V; F.
 C) F; F; F.
 D) V; F; V.
04. Quando você lê ou utiliza um material você está sujeito à lei de proteção aos direitos autorais da obra. Com base nesta lei, complete o texto a seguir com as alternativas apresentadas, quanto aos aspectos principais dos direitos autorais: O aspecto ......................... regula as relações jurídicas da utilização econômica das obras Intelectuais. O aspecto ........................... garante ao criador o direito de ter seu nome impresso na divulgação de sua obra e o respeito à integridade da mesma. Este aspecto garante ao criador os direitos de modificar sua obra ou mesmo, de impedir sua circulação.
 A) Moral e Intelectual.
 B) Moral e Patrimonial.
 C) Patrimonial e Material.
 D) Patrimonial e Moral.
05. Segundo o fundamento dos direitos autorais de Titularidade: a simples menção de autoria, independentemente de registro, porém, o autor pode registrá-la, conforme sua natureza:
I. Na Academia Brasileira de Letras;
II. Na Escola de Música e de Belas-Artes;
III. Na Biblioteca Nacional;
IV. No Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.
Em relação aos itens anteriores, onde é possível ao autor registrar sua obra:
 A) As alternativas I, II e III estão corretas.
 B) As alternativas I, II e IV estão corretas.
 C) As alternativas II, III e IV estão corretas.
 D) As alternativas I, III e IV estão corretas.
06. Em um trabalho científico as partes que são copiadas ao pé da letra (transcrições literais), acompanhadas de indicações ou devidamente numeradas, são chamadas de citações. Quanto as citações podemos afirmar: (1) As citações diretas ou literais podem ser curtas ou longas. (2) Se forem curtas podem ser inseridas no texto.
 A) A assertiva (1) está correta e a (2) está errada;
 B) A assertiva (1) está errada e a (2) está correta;
 C) As duas assertivas estão corretas;
 D) As duas assertivas estão erradas.
07. É uma apresentação breve e objetiva voltada aos aspectos mais significativos abordados no trabalho. Não é uma introdução, mas sim uma descrição sumária. Deverá ser discursivo, e não apenas uma lista de tópicos. Este enunciado refere-se:
 A) ao resumo;
 B) aos agradecimentos;
 C) a epígrafe;
 D) aos anexos.
08. Em um trabalho científico as citações diretas ou literais se forem longas: (1) são escritas a 4 cm da margem direita, em espaço simples entre linhas; (2) referencia-se o sobrenome do autor (vírgula), o ano da obra (vírgula) e a página em que foi extraída a citação.
 A) A assertiva (1) está correta e a (2) está errada;
 B) A assertiva (1) está errada e a (2) está correta;
 C) As duas assertivas estão corretas;
 D) As duas assertivas estão erradas.
09. Em um trabalho cientifico, a apresentação do tema e sua delimitação, indicação dos objetivos, da justificativa, do problema, da metodologia e dos principais elementos que integram a estrutura do trabalho são considerados essenciais na elaboração:
 A) da conclusão;
 B) do desenvolvimento;
 C) do resumo;
 D) da introdução.
10. O tipo de pesquisa que envolve-se em situações específicas, pois se estuda um único caso. Investiga-se circunstâncias muito peculiares, tais como: problemas de evasão escolar em uma determinada escola, incidência de infecção hospitalar em um determinado hospital. Portanto, estuda-se, de modo profundo e exaustivo, realidades que exigem entendimento de caso com exclusividade, em busca de um esclarecimento detalhado. Este enunciado está definindo: 
 A) pesquisa bibliográfica;
 B) pesquisa documental;
 C) estudo de caso;
 D) estudo de campo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes