Buscar

EXERCICIOS DE LOGISTICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA 1
1) Escolha a afirmação INCORRETA.
	O desenvolvimento dos processos Logísticos necessitam de apoio fundamental da TI.
	Quando as operações logísticas estão fortemente integradas e posicionadas como uma competência chave, elas podem servir como uma base para a obtenção de vantagem competitiva.
	Um dos fundamentos da Logística é o aumento do nível de serviço ao cliente.
Certo	Um desempenho logístico integrado nem sempre produz melhores resultados que funções gerenciadas individualmente, sem coordenação entre si, constitui o paradigma fundamental da Logística.
	A Logística foi posicionada dentro da empresa como uma das competências que contribuem para o processo fundamental da criação de valor para o cliente.
2) Ao longo do tempo a Logística foi construída por etapas. Todas foram denominadas por características e traços de sua época. Escolha a frase que define a fase da LOGISTICA FRAGMENTADA
	O pensamento logístico apenas começou a assumir uma abordagem sistêmica.
	Os elementos chaves passaram a ser a otimização das atividades, em busca da racionalização dentro da visão de cadeia de suprimentos
	Esta fase é caracterizada pela mudança de natureza do planejamento que passou assumir um caráter mais adaptável respondendo melhor as necessidades dos processos.
Certo	As atividades logísticas (transportes, estoques, processamento de pedidos, etc.) eram tratadas não sob a visão sistêmica. Como resultado desta estruturação, criava-se, entre os vários setores das empresas, conflitos de responsabilidades e objetivos.
	O pensamento logístico assumiu uma visão mais ampla no meio intra e interempresarial.
3) Uma cadeia de suprimento engloba estágios que estão direto ou indiretamente envolvidos no atendimento de um pedido de um cliente. Qual a alternativa abaixo que melhor representa a sequencia lógica dos cinco estágios de uma Cadeia de Suprimento?
	Varejista, Cliente, Distribuidor, Fabricante e Fornecedor;
	Cliente, Varejista, Distribuidor, Fornecedor e Fabricante.
	Cliente, Distribuidor, Varejista, Fabricante e Fornecedor;
	Cliente, Distribuidor, Fabricante, Varejista e Fornecedor;
Certo	Cliente, Varejista, Distribuidor, Fabricante e Fornecedor;
4) Quando a elaboração do planejamento logístico passou a envolver, também, a participação de agentes externos como os fornecedores e os clientes, surgiu uma nova fase, considerada como a era da:
	Atuação segmentada.
	Integração estratégica.
Certo	Logística integrada.
	Integração interna.
	Integração flexível.
5) Podemos dizer que são Blocos dos Fluxos Básicos:
	Demanda, Suprimento e Pagamento
Certo	Demanda, Suprimento e Caixa
	Pedido, Entrega e Pagamento
	Nenhuma das respostas anteriores
	Pedido, Suprimento e Caixa
6) Dados informam que a empresa ProntoLog foi multada e seu Gestor demitido sem justa causa, haja visto que não assegurou o fornecimento de peça importante para o sistema WMS, do armazém logístico. A partir da informação acima, analise as alternativas abaixo e Marque a resposta correta em relação as atividades de um Gestor em SCM.
Certo	Esta situação poderia ser evitada se o Gestor realiza-se visitas técnicas para verificar realidades dos fornecedores e assistência técnica disponível.
	Não cabe a Gestão a administração dos trâmites das mercadorias, assim é compromisso único se preocupar com as informações dos produtos pedidos por compras.
	O Gestor comprometeu-se com prazos que não foram cumpridos , não tem culpa na situação pois sua função é apenas adquirir suprimentos e verificar fornecedores
	Podemos imaginar que este Gestor estava em concordância com as políticas da empresa, assim manteve sua decisão de adquirir produtos por menor preço , independente da qualidade; ao passo que a empresa prima por qualidade e maior vida útil dos equipamentos em funcionamento
	O Gestor em SCM precisa ter a visão para frente afim de atender seus clientes, tendo por preocupações negociações com distribuidores e varejistas, relevando a visão para trás, ou seja relações com fornecedores.
AULA 2
1) Este se refere à possibilidade de uma maior participação dos processos relacionados não só à movimentação, mas, principalmente, pela disponibilização dos produtos no lugar certo e na hora certa, que se refere ao processo de distribuição.
	Finanças
	Planejamento de Produção
	Suprimentos
Certo	Logística
	Marketing
2) Dentre os macro-processos que definem as atividades logísticas na Cadeia de Suprimentos, aquele encarregado de transformar as matérias-primas e outros materiais em produtos finais é denominado:
	Logística de Armazenagem.
Certo	Logística de Produção.
	Logística de Distribuição.
	Logística de Suprimentos.
	Logística de Recursos.
3) O último elo da cadeia de suprimentos é:
	o marketing do produto
	a qualidade do produto e da embalagem
	pós venda
	a satisfação do cliente pelo produto recebido
Certo	distribuição do produto
4) E a atividade logística que posiciona geograficamente os produtos. Devido a sua importância fundamental e a visibilidade de seu custo, recebendo uma atenção especial entre as atividades logísticas. Qual a denominação desta atividade ?
	Distribuição
	Estoques
Certo	Transportes
	Produção
	Armazenagem
5) Cada ciclo ocorre na interface entre os dois estágios sucessivos da cadeia de suprimentos. De modo geral, são três ciclos de atividades na cadeia de suprimentos. Qual dos textos abaixo define operações, características ou processos do ciclo PRODUÇÃO?
	Da mesma forma que existe um canal para os fluxos de produtos acabados e de informações, há também um canal semelhante que dá início à cadeia e que visa satisfazer às necessidades de sistemas de operação;
Certo	A principal responsabilidade é participar da formulação de uma programação de produção e providenciar em tempo hábil de materiais e componentes e estoque em processo, gerando os produtos acabados necessários;
	Este ciclo tem influência direta no desempenho de Marketing e Vendas, pois proporciona a disponibilidade de produtos de maneira econômica e em tempo hábil;
	O objetivo deste ciclo é restaurar os estoques dos varejistas a um custo mínimo e oferecer simultaneamente a disponibilidade de produtos necessários ao cliente;
	Inclui todos os processos necessários para garantir que os materiais estejam disponíveis e a fabricação ocorra sem atrasos;
6) Os CDs podem proporcionar bom desempenho operacional de uma rede de instalações. O desafio está em gerenciar as atividades relacionadas, de tal forma orquestrada, com o objetivo de oferecer o nível de atendimento. Considere as seguintes afirmações abaixo. Escolha aquelas que estão relacionadas com a atividade logística denominada ARMAZENAGEM
	As exigências de uma distribuição bem sucedida só serão plenamente satisfeitas através da cooperação no âmbito de todo o canal.
	A adaptação de serviços tradicionais às modernas exigências de prestação de serviços e de redução de custos fazem parte dos requisitos desta atividade.
Certo	Em muitos projetos logísticos, é considerado mais uma instalação de processamento do que um local de guarda de mercadorias.
	O seu objetivo básico é obter uma rotatividade máxima satisfazendo, ao mesmo tempo, os compromissos com o cliente.
	Representa uma rede de relações de trabalho especializadas em movimentar e posicionar os materiais e produtos.
AULA 3
1) Quais são os estágios abaixo que formam o ciclo do pedido do cliente?
	distribuidor e fabricante
	fabricante e fornecedor
	varejista e distribuidor
Certo	cliente final e varejista
	fornecedor e distribuidor
2) Quais são os estágios abaixo que formam o ciclo de suprimentos?
Certo	fabricante e fornecedor
	varejista e cliente final
	varejista e atacadista
	distribuidor e fábrica
	atacadista e distribuidor
3) A principal unidade de análise da Logística é o ciclo de atividades. A análise da integração logística em termos de ciclos de atividades fornece uma perspectiva básica da dinâmica, das interfaces e das decisões que devem ser vinculadas
para a criação de um sistema operacional.
Com relação ao ciclo de atividades de Distribuição, podemos afirmar que ele:
	
ocorre na interface entre o cliente e o varejista.	
ocorre na interface entre o cliente e o fornecedor.
Certo	ocorre na interface entre o varejista e o distribuidor ou fabricante.
ocorre na interface entre o fabricante e o fornecedor.
ocorre na interface entre o distribuidor e o fabricante (ou varejista e fabricante).
4) O ciclo de atividades de Distribuição ocorre na interface entre o varejista e o distribuidor ou fabricante e engloba todos os processos ligados ao reabastecimento dos estoques do varejista.
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta um processo que NÃO pertence ao ciclo de atividades de Distribuição.
	
Emissão do pedido do varejista.	
Acionamento do pedido do varejista.	
Atendimento do pedido do varejista.
Certo Programação de vendas do varejista. 
Recebimento do pedido pelo varejista.
5) Podemos afirmar que a cadeia de suprimentos é composta por três elos fundamentais, são eles: Produção, Suprimentos e Distribuição. Sendo assim, marque a opção que conceitue corretamente a ¿Produção¿.
Certo	É o elo da cadeia em que as matérias primas e outros materiais serão transformados em um produto final.
	Para que esse abastecimento tenha êxito é necessário que os principais clientes da empresa, sejam parceiros.
	Para que esse abastecimento tenha êxito é necessário que os principais fornecedores da empresa, sejam parceiros.
	É o elo da cadeia em que os produtos acabados e outros materiais serão transformados em um produto final.
	Faz a interface direta com os clientes da empresa, podendo ser um distribuidor atacadista, um representante ou, um varejista.
6) Nas empresas em que o setor de armazenagem e distribuição possui formato tradicional e um menor grau de automação integrada, são comuns falhas operacionais como:
	Aumento do número de sku's em estoque (sku's são unidades ou itens de produto)
	Cumprimento do tempo de entrega.
	Precisão no atendimento.
	Entrega no prazo
Certo	Longo tempo de preparação dos pedidos (separar, embalar, classificar, etiquetar, disponibilizar para embarque, etc.)
AULA 4
1) O fator de nível de serviço associado à capacidade de ter o produto em estoque no momento que ele é desejado pelo cliente é conhecido como:
	Flexibilidade.
	Consistência.
Certo	Disponibilidade.
	Confiabilidade.
	Velocidade.
2) Para atingir o Nível de Serviços esperado pelos clientes é necessário atender aos fatores de desempenho. Embora a velocidade do serviço seja essencial, a maioria dos executivos da mais importância a regularidade. É a capacidade da empresa executar seus serviços dentro dos requisitos esperados de maneira constante. Escolha a denominação do fator que corresponde à descrição apresentada acima.
	Flexibilidade
	Confiabilidade
	Velocidade
Certo	Consistência
	Dispobilidade
3) Para atingir os níveis de serviços esperados pelos clientes é necessário alcançar níveis elevados de CONSISTÊNCIA. Considere as seguintes afirmações e escolha que está relacionada com o tema.
Certo	Refere-se à capacidade da empresa de executar dentro do prazo de entrega esperado durante vários ciclos de atividades
	Depende da capacidade para ser maleável quando apropriado para atender a uma necessidade apresentada por um cliente.
	Deve ser vista como uma oportunidade de desenvolver um diferencial frente ao mercado. Tornar-se uma empresa flexível significa estar apta a mudar e adaptar-se às solicitações do mercado.
	Esta vontade em adquiri-lo será tanto maior, quantos forem os benefícios que o cliente observar neste produto, seja em função de preço, da utilidade, da disponibilidade, dentre outros.
	As empresas estão investindo muito e aprendendo a utilizar para elaborar soluções logísticas inovadoras e únicas.
4) Para atingir o Nível de Serviços esperado pelos clientes é necessário atender aos fatores de desempenho. Este ciclo de atividade é medida pelo tempo decorrido desde o momento que um pedido é colocado até a chegada de remessa ao cliente. Essa relação entre prazo de execução do fornecimento e investimento do cliente em estoque é fundamental em operações logísticas baseadas no tempo. Escolha a denominação do fator que corresponde à descrição apresentada acima.
	Disponibilidade
	Flexibilidade
	Confiabilidade
Certo	Velocidade
	Consistência
5) Devido ao crescimento da concorrência e exigência por melhores produtos, gerando um ambiente de competitividade maior entre as empresas, torna-se necessário um trabalho conjunto entre Marketing e Logística. Cada área com papéis definidos. Escolha a frase que identifica um dos papéis de LOGISTICA.
	É um processo por meio do qual as pessoas e os grupos de pessoas obtém aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, com a oferta e com a livre negociação de produtos e serviços
	A vantagem competitiva sustentável pode ser aumentada e/ou alcançada quando a empresa está focada em atender os requisitos indicados pelos clientes.
	Identificar necessidades e desejos não atendidos, definir, medir e quantificar o tamanho de um mercado e o potencial de lucro do mesmo.
	A qualidade refere-se à funcionalidade, ao desempenho e às especificações técnicas da oferta. Os serviços estão relacionados à disponibilidade, ao suporte, enfim, ao compromisso com o cliente
Certo	Este se refere à possibilidade de uma maior participação dos processos relacionados não só à movimentação, mas, principalmente, pela disponibilidade dos produtos no lugar certo e na hora certa, que se refere ao processo de distribuição.
6) Desenvolver uma função de importância considerável, pois é capaz de agregar valor ao produto através de um ambiente focado na integração entre processos, gerando disponibilidade de produtos e serviços no momento oportuno. Descreve o papel da área:
	Exportação
	Finanças
	Recursos Humanos
Certo	Logistica
	Marketing
AULA 5
1) Os sistemas de informações logísticas são para interligar atividades em que se deseja criar um processo integrado e este se baseia em quatro níveis de funcionalidade. Qual a descrição relacionada com o nível ESTRATEGICO ?
Certo	Viabiliza iniciativas que resultam em ganhos de vantagem competitiva para a cadeia, como: agilidade, velocidade de resposta às novas demandas do mercado, aumento da flexibilidade, atendimento personalizado, maior satisfação do cliente.
	Neste nível, podem-se encontrar atividades como mensuração financeira, gerenciamento de ativos, mensuração do serviço ao cliente e mensuração da qualidade e produtividade.
	Este nível que utiliza as informações disponíveis no sistema transacional para o gerenciamento das atividades logísticas.
	As empresas conseguem simplificar seus processos decisórios, mantendo maior intercâmbio de informações entre os parceiros da cadeia e facilitando a integração das atividades de planejamento e controle da produção.
2) Neste nível as informações logísticas são sustentáculos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da estratégia logística. Nesse nível, encontram-se atividades como formulação de alianças estratégicas, desenvolvimento e aperfeiçoamento de capacitação e oportunidades e análises do serviço ao cliente focadas e baseadas no lucro. Escolha a denominação que define o texto acima.
	Controle Tático
Certo	Planejamento Estratégico
	Sistema TRansacional
	Apoio às Decisões
	Controle Gerencial
3) Pode-se observar que as funcionalidades das informações das atividades logísticas estão dispostas em nível de relacionamento. Qual nível de funcionalidade dos sistemas de informações que está definido no texto abaixo: Neste nível, podem-se encontrar atividades como mensuração financeira, gerenciamento de ativos, mensuração do serviço ao cliente e mensuração da qualidade e produtividade. Escolha a denominação que define o texto acima.
	Planejamento Operacional
	Sistema Transacional
	Apoio às Decisões
	Planejamento Estratégico
Certo	Controle Gerancial
4) É o nível que embasa as atividades operacionais táticas e estratégicas que possuem elevado nível de complexidade. Programação e roteamento de veículos, gerenciamento e níveis de estoque, configurações de redes são algumas atividades que se podem encontrar nesse nível de função logística. Escolha a denominação que define o texto acima.
	Planejamento Estratégico
Certo	Apoio a Decisão
	Controle Gerencial
	Sistema Transacional
	Controle Operacional
5) As informações logísticas devem refletir o Status atualizado e incorporar atividades periódicas de avaliação. Significa o grau de conformidade entre as informações geradas e os dados da realidade. Qual o requisito do Sistema de Informações ?
	Flexibilidade
	Transacional
	Disponibilidade
Certo	Precisão
	Tempo Hábil
6) São seis as principais variáveis impactadas pela utilização da TI na Cadeia de Suprimentos. Através da gestão do fluxo de informações, que só é possível com o apoio incondicional da TI, os diversos processos e operações e controles poderão ser efetivados. Sendo assim, marque a opção que trate da ¿Velocidade¿.
	Com o uso da TI possibilita ganhos na Cadeia de Suprimentos como: Agilidade, Velocidade de resposta as novas demandas e Flexibilidade.
	É o planejamento das ações integradas entre as empresas que fazem parte da Cadeia de Suprimentos.
	Podem corresponder a até 60% do custo logístico na Cadeia de Suprimentos, portanto o uso da TI tende a efetivar os controles que poderão diminuir os custos.
	É a organização que acontece entre os diversos departamentos da empresa e seus parceiros externos que são partes integrantes da Cadeia de Suprimentos.
Certo	A Ti possibilita a identificação para a posterior eliminação de processos redundantes e que não estejam agregando valor a Cadeia de Suprimentos.
AULA 6
1) É denominado "sistemas de informações que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistema de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras etc.) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistema de informações gerenciais, sistema de apoio a decisão etc.)".
Certo	ERP (Enterprise Resource Planning).
	VMI (Vendor Managed Inventory).
	WMS (warehouse management system).
	CRM (Customer Relationship Management).
	MRP (Material Requirements Planning).
2) Marque a aplicação desenvolvida pela TI que trouxe benefícios à atividade logística de planejamento de transportes.
	EDI ¿ Intercâmbio Eletrônico de dados.
	RFDI ¿ Identificador por rádio freqüência.
	GPS.
Certo	TMS.
	WMS.
3) Na integração da Tecnologia da Informação com a Logística, Bowersox (2001,177) diz que os sistemas de informações logísticas são para interligar atividades em que se deseja criar um processo integrado baseado em níveis de funcionalidade. Um desses níveis utiliza as informações disponíveis no sistema para o gerenciamento das atividades logísticas. Neste nível, podem-se encontrar atividades como mensuração financeira, gerenciamento de ativos, mensuração do serviço ao cliente e mensuração da qualidade e produtividade. Assinale a opção que denomina o nível de funcionalidade descrito:
	Análise de decisão
	Planejamento estratégico
	Planejamento tático
Certo	Controle gerencial
	Sistema transacional
4) Quando estudamos sobre tecnologias de informação, aprendemos que existem alguns princípios básicos que precisam ser conhecidos e que existem nos sistemas de informação. Assinale a alternativa que contém dois desses princípios básicos:
	Atualização em tempo hábil e margem de lucro reduzida.
	Precisão e custo de manutenção de equipamentos.
Certo	Disponibilidade e precisão.
	Disponibilidade e margem de lucro reduzida.
	Flexibilidade e custo de manutenção de equipamentos.
5) Os sistemas de informações logísticas são para interligar atividades em que se deseja criar um processo integrado e este se baseia em quatro níveis de funcionalidade. Qual nível de funcionalidade do sistema está definido no texto abaixo: Nele é realizado o principal processo logístico, o ciclo do pedido, no qual serão executadas tarefas, como entrada de pedidos, alocação de estoques, separação de pedidos, expedição, formação de preços e emissão de faturas.
	Controle Gerencial
	Planejamento Estrategico
Certo	Sistema Transacional
	Apoio às Decisões
	Disponibilidade
6) Várias tecnologias surgiram, e continuam surgindo, algumas restritas e outras bastante abrangentes, trazendo eficácia ao gerenciamento integrado de toda a cadeia de suprimentos. A tecnologia que permite a automatização do processo de compra, fornece suporte ao reabastecimento automático do estoque e aproxima o entendimento entre compradores e seus fornecedores é conhecida como:
Certo	Intercâmbio eletrônico de dados ¿ EDI.
	Sistema de gestão de armazém ¿ WMS.
	Identificação por rádio frequência ¿ RFID.
	Sistema de estoque gerenciado para vendedor ¿ VMI.
	Sistema integrado de gestão ¿ ERP.
AULA 7
1) Considerando os três fatores de custos que que compõem os custos totais decorrentes da necessidade de se manter estoques, pode-se dizer que: o aluguel do prédio para a função de armazenagem, a quantidade média estocada e a quantidade comprada; estão associados a:
	Custos independentes, custos diretamente proporcionais e custos diretamente proporcionais.
	Custos diretamente proporcionais, custos independentes e custos inversamente proporcionais.
	Custos independentes, custos inversamente proporcionais e custos inversamente proporcionais.
Certo	Custos independentes, custos diretamente proporcionais e custos inversamente proporcionais.
	Custos inversamente proporcionais, custos diretamente proporcionais e custos independentes.
2) A gestão de estoques constitui uma série de ações que permite ao administrador verificar se os estoques estão sendo bem utilizados, bem localizados em relação aos setores que deles se utilizam, bem manuseados e bem controlados. (MARTINS, 2000, p.155) Gerenciamento de estoque nada mais é do que fazer um total planejamento de como:
I- Controlar os estoques evitando a falta de material sem que esta diligência resulte em estoques excessivos às reais necessidades da empresa.
II- Os estoques de produto acabado matéria - primas e material em processo devem ser visto como independentes.
III- A existência de estoques não implica em gasto, mas sim induz o seu crescimento.
IV- A necessidade de controlar os estoques deve-se à grande influência das falta de matéria-prima.
Está correto a afirmação em
	I, II e III.
	II, apenas.
	I, III e IV, apenas.
	III, apenas.
Certo	I, apenas.
3) O estoque de segurança de um componente em uma produção é de 3 dias. A taxa de utilização é de 20 unidades por dia. Após o consumo de 200 unidades, ocorre o ponto de ressuprimento. Se o lead time é de 5 dias, o volume total disponível deste estoque é:
	260 unidades
Certo	360 unidades
	160 unidades
	320 unidades
	300 unidades
4) O Estoque tem uma participação crucial na capacidade da cadeia de Suprimentos em apoiar a estratégia competitiva das empresas. Os estoques se dividem em categorias, sendo estas vinculadas ao fluxo de material e à forma em que será encontrado. Qual das opções abaixo denominam o tipo de estoque relacionado a seguinte definição: São aqueles que ficam estocados esperando alguma operação a mais que os adaptem as variadas formas de uso.
	Produto acabado
	Estoque em consignação
	Materia-prima
Certo	Produto semi-acabado
	Estoque de distribuição
5) O ponto de ressuprimento é o nível de estoque no qual é necessário um pedido de reabastecimento de uma quantidade fixa pré-determinada de um item em um estoque. O ponto de ressuprimento na atividade de controle de estoque de materiais para abastecer um processo é identificado por:
	Taxa de utilização da demanda no processo.
	Estoque de segurança subtraído da demanda no lead time.
	Volume do estoque disponível
para a demanda.
	Volume do estoque disponível subtraído do estoque de segurança.
Certo	Demanda no lead time somado ao estoque de segurança.
6) Um gerente decidiu utilizar um aplicativo que permite identificar, por ordem de valor do consumo no período, os itens do seu estoque. Dessa maneira, ele consegue adotar procedimentos de gestão mais rigorosos para os itens de maior impacto. Esse procedimento se refere:
	Ao giro de estoque.
Certo	À classificação A, B, C.
	Ao nível de serviço.
	À cobertura de estoque.
	À acuracidade de estoque.
AULA 8 
1) A armazenagem precisa ser bem gerida, pois faz parte de um dos elos da cadeia de suprimentos. O perfeito funcionamento da cadeia de suprimentos dependerá do atendimento de alguns princípios da armazenagem. Dessa forma, podemos dizer quanto ao princípio ¿OTIMIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS / MÃO-DE-OBRA¿ que:
	É primordial para o sucesso das operações da empresa, assim como para o retorno do capital investido.
	O fluxo de operações da instalação deverá ser de fácil compreensão pelo pessoal que ali opera.
Certo	Devem-se repelir as improvisações. Máquinas inadequadas e funcionários pouco treinados trazem riscos para as operações.
	Deverá ter um conceito de modo que na necessidade de mudanças nas suas operações, poucas alterações devam ser feitas.
	O aproveitamento da área de armazenagem incide diretamente na gestão de custos da instalação.
2) Os Centros de Distribuição (CDs) são unidades construídas para armazenar produtos acabados ou comprados para revenda, Sendo assim, marque a opção que tenha a finalidade correta dos CDs.
Certo	Com a finalidade de despachá-los para outras unidades, filiais ou clientes.
	Com a finalidade de despachá-los somente para outras unidades.
	Com a finalidade de despachá-los somente para outras filiais.
	Com a finalidade de despachá-los somente para outras filiais ou clientes.
	Com a finalidade de despachá-los somente para os clientes.
3) As análises comparativas permitem concluir que a escolha do tipo, da localização e da infraestrutura necessária para um Centro de Distribuição (CD) é uma decisão estratégica da empresa e o primeiro passo na escolha de sua logística de distribuição.
Assim, uma das DESVANTAGENS de se investir em um CD é:
	
Maior flexibilidade de rotas	
Maior segurança física dos materiais
Certo	Aumento nos gastos com transporte de suprimento	
Diminuição dos custos de inventário
Redução de custo de controle
4) O pleno desempenho logístico é alcançado através da coordenação das atividades logísticas O desafio está em gerenciar as atividades relacionadas, de tal forma orquestrada, com o objetivo de oferecer o nível de atendimento das exigências logísticas. Escolha aquela que está relacionada com a atividade logística denominada ARMAZENAGEM.
Certo	Em muitos projetos logísticos, é considerado mais uma instalação de processamento do que um local de guarda de mercadorias;
	O seu objetivo básico é obter uma rotatividade máxima satisfazendo, ao mesmo tempo, os compromissos com o cliente;
	Representa uma rede de relações de trabalho especializadas em movimentar e posicionar os materiais e produtos;
	É a atividade logística que posiciona geograficamente os produtos;
	É decisiva para uma comunicação rápida e precisa nos processos logísticos;
5) O desempenho logístico pode ser significativamente elevado, ao se combinar as tecnologias de informação, com os mais modernos meios de comunicação, já hoje amplamente disseminados e cada vez mais rápidos. Qual das descrições corresponde à tecnologia do EDI ¿ Eletronic Data Interchange?
	O fornecedor tem acesso aos dados relativos ao estoque (vendas) do cliente e assume, ele próprio, as decisões sobre os reabastecimentos;
	Fornece a rotação dirigida de estoques, diretivas inteligentes de picking, consolidação automática e cross-docking para maximizar o uso do valioso espaço do armazéns;
Certo	Significa troca estruturada de dados através de uma rede de dados qualquer. Seu uso básico é transferir transações de negócio repetitivas tais como: encomendas, faturas, aprovações de crédito e notificações de envio;
	O sistema de gestão de armazém rastreia e controla o movimento do inventário dentro do depósito. Facilitando o registro, planejamento e o controle dos processos do depósito;
	O sistema tem como finalidade identificar e controlar os custos inerentes a cada operação, sendo importante identificar e medir os custos de cada elemento existente na cadeia de transporte;
6) Durante décadas, muitas empresas tiveram grandes perdas financeiras em seus negócios por não compreenderem realmente a relevância da distribuição física de seus produtos. Nos dias atuais, muito esforços são feitos por elas no sentido de estruturar sistemas de distribuição capazes de atender de forma econômica os mercados geograficamente distantes das fontes de produção. Assinale a alternativa que contempla uma maneira de contribuir com a distribuição física de produtos:
	Administrar efetivamente todas as informações dos fornecedores de insumos.
	Armazenar matérias primas sem o uso de equipamentos de movimentação nos almoxarifados.
	Transportar produtos sem embalagem de proteção, pois os custos são muito elevados com este tipo de atividade.
	Integrar o sistema de informações entre fornecedores e fábrica, sem necessariamente incluir pedidos de clientes.
Certo	Trabalhar melhores níveis de serviço cada vez mais altos em termos de disponibilidade de estoque e tempo de atendimento ao cliente.
AULA 9 
1) As embalagens são atualmente itens imprescindíveis na vida cotidiana, não dá para pensar nos produtos sem a embalagem. Sendo assim, é correto afirmar com relação à função da armazenagem ¿Proteção¿ que:
Certo	Essa função deve possibilitar todos os manuseios necessários até que o produto chegue ao consumidor final sem danos.
	Quando uma embalagem com essa finalidade permite que o produto vaze, a sua função não foi cumprida.
	É a função que permite levar a informação, utilizando ferramentas diversas, como símbolos, caracteres, impressões e cores.
	É a função que não permite levar a informação, utilizando ferramentas diversas, como símbolos, caracteres, impressões e cores.
	Quando uma embalagem com essa finalidade permite que o produto vaze, a sua função foi cumprida.
2) Através do uso combinado dessas tecnologias, é possível executar um gerenciamento eficiente e integrado de toda a cadeia de suprimentos. Indique a alternativa que corresponde a descrição a seguir. É uma forma de representar a numeração, que viabiliza a captura automática dos dados por meio de leitura óptica nas operações automatizadas.
Certo	Código de Barras;
	VMI - Vendor Management Inventory;
	WMS Warehouse Management System;
	EDI Eletronic Data Interchange;
	GPS Global Positioning System;
3) O desempenho logístico pode ser significativamente elevado, ao se combinar as tecnologias de informação, com os mais modernos meios de comunicação, já hoje amplamente disseminados e cada vez mais rápidos. Qual das descrições corresponde à tecnologia do TMS (Transportation Management System)?
	Esse sistema automatiza o processo de compras, dá suporte ao reabastecimento de estoque automático e próxima à relação entre compradores e os fornecedores;
	Fornece a rotação dirigida de estoques, diretivas inteligentes de picking, consolidação automática e cross-docking para maximizar o uso do valioso espaço dos armazéns;
	Integra-se na cadeia de abastecimento como forma de estabelecer uma real colaboração e partilha de informação entre o fornecedor e o cliente e com isso, não só permite reduzir o nível de estoque ao longo da cadeia como proporciona uma redução de custos;
Certo	Este sistema permite controlar toda a operação e gestão de cargas de forma integrada. O sistema é desenvolvido em módulos que podem ser adquiridos pelo cliente, consoante as suas necessidades;
	É uma forma de representar a numeração, que viabiliza a captura automática dos dados por meio de leitura óptica
nas operações automatizadas;
4) Quanto à classificação as embalagens são definidas com relação a sua função, e podem ser cinco as classificações. Sendo assim, marque a opção que retrate um exemplo de ¿Embalagem Quaternária¿.
	Um plástico que embale mais de um Pack.
	Um engradado de bebidas ou Pack.
Certo	Os paletes e contêineres.
	Os contêineres no caso de exportações e importações.
	Uma caixa de sabão em pó, leite, iogurtes.
5) As embalagens são atualmente itens imprescindíveis na vida cotidiana, não dá para pensar nos produtos sem a embalagem. Sendo assim, é correto afirmar com relação à função da armazenagem ¿Comunicação¿ que:
	Quando uma embalagem com essa finalidade permite que o produto vaze, a sua função foi cumprida.
	É a função que não permite levar a informação, utilizando ferramentas diversas, como símbolos, caracteres, impressões e cores.
Certo	É a função que permite levar a informação, utilizando ferramentas diversas, como símbolos, caracteres, impressões e cores.
	Essa função deve possibilitar todos os manuseios necessários até que o produto chegue ao consumidor final sem danos.
	Quando uma embalagem com essa finalidade permite que o produto vaze, a sua função não foi cumprida.
6) Para a Logística, a embalagem é item de fundamental importância, possui relacionamento em todas as áreas, e é essencial para atingir o objetivo logístico de disponibilizar as mercadorias no tempo certo, nas condições adequadas ao menor custo possível.
As principais funções da embalagem são:
Certo	contenção, proteção e comunicação
	comunicação, armazenamento e transporte 
	armazenamento, manuseio e padronização
	padronização, transporte e comunicação
	contenção, transporte e proteção
AULA 10 
1) Dependendo do foco em que está sendo analisado, o conceito de embalagem pode variar. A afirmação CORRETA é:
	Para um profissional da área de marketing, a embalagem pode ser classificada com uma forma de proteger o produto por ocasião distribuição;
	Para um profissional da área de distribuição, a embalagem pode ser classificada como uma forma de padronização para identificação durante a movimentação interna do estoque no depósito;
	Para um profissional da área de produção, a embalagem pode ser classificada como uma forma de proteção do produto durante o processo de fabricação;
Certo	Para um profissional da área de marketing, a embalagem pode ser classificada como uma forma de atrair os clientes e aumentar as vendas;
	Para um profissional da área de finanças, a embalagem pode ser classificada com uma forma de proteger o produto na distribuição;
2) Em quais funções geralmente ocorrem a padronização das embalagens?
	Terciária e quartenária
	Terciária e de quinto nível.
	Secundária e terciária
Certo	Primária e secundária
	Quartenária e de quinto nível
3) Num Centro de Distribuição, durante um período de 2 meses, foram solicitados 500 pedidos de itens de material, com um número médio de 2 itens por pedido. Foram entregues 960 itens conforme solicitado. Qual o nível de atendimento deste Centro de Distribuição?
	99%
	97%
	98%
Certo	96%
	95%
4) É o modal mais utilizado para transportar óleo e gás.
Certo	dutoviário
	aéreo
	ferroviário
	rodoviário
	marítimo
5) Vimos que as funcionalidades das informações das atividades logísticas devem obedecer a uma sequência com base no nível de importância, para que sejam mais eficazes. Essa sequência, do menor para o maior nível, é:
	Controle gerencial; planejamento estratégico; apoio à decisão; sistema transacional.
	Planejamento estratégico; sistema transacional; controle gerencial; apoio à decisão.
	Apoio à decisão; planejamento estratégico; sistema transacional; controle gerencial.
	Sistema transacional; planejamento estratégico; controle gerencial; apoio à decisão.
Certo	Sistema transacional; controle gerencial; apoio à decisão; planejamento estratégico.
6) Uma prática comum no controle agregado do estoque é diferenciar produtos em um número limitado de categorias e então aplicar uma política de controle de estoque separada para cada uma. Aplicando seletivamente a política do estoque a esses grupos diferentes, os objetivos de gestão podem ser alcançados com níveis mais baixos de estoque do que com uma política única aplicada a todos os produtos. Assinale a alternativa que se refere a esta prática comum:
	Cobertura dos Estoques
	Just-in-time.
Certo	Classificação ABC.
	Giro dos Estoques
	Relação de estoque para a demanda

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes