Buscar

Perguntas sobre Local da Prestação de Serviço

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS -7º Semestre de Ciências Contábeis
COORDENADOR: Josenaldo de Souza Alves 
PROFESSOR: Josenaldo de Souza Alves
DISCIPLINA: Planejamento e Contabilidade Tributária
Aluno: ...................................................................................................................
			ESTUDOS DE CASO PARA FIXAÇÃO
Caso 01) Uma empresa de assistência técnica, sediada no Município A, envia um técnico ao Município B, para consertar uma máquina instalada no estabelecimento do cliente. Se o conserto foi integralmente realizado no local onde a máquina está instalada, poder-se-ia por aparência julgar que o “estabelecimento prestador” passou a ser o do cliente, onde todo o serviço foi realizado, ensejando que o imposto deveria ser cobrado pelo Município B, e não pelo Município A, sede da empresa de assistência técnica. 
Ocorre, porém, que a estrutura administrativa e operacional do prestador do serviço está, de fato, localizada no Município A, de onde irradiam as ordens de serviços de assistência técnica para todos os compromissos contratados, não importando os locais de suas prestações.
Cabe, então, a pergunta: teria a empresa em comento que se inscrever e seguir a legislação de cada Município onde estão estabelecidos os seus clientes? E mais: a empresa teria de requerer talões de notas fiscais de todos os Municípios onde estão localizados os seus clientes?
Caso 02) Uma empresa de informática, localizada no Município A, é contratada para implantar um sistema de software em um cliente do Município B. Para tanto, a empresa desloca o seu pessoal técnico para a sede do cliente e lá o sistema é readaptado, ou, como dizem, customizado, para ser testado e implantado, mas tendo por base o sistema original que, na verdade, foi idealizado e criado na sede da empresa de informática. Neste exemplo, a atividade-fim proposta em contrato foi cumprida no estabelecimento do cliente, porém, a sua "customização" ocorreu graças ao trabalho de desenvolvimento realizado na sede da prestadora. Neste caso, qual foi o local da prestação do serviço?
Obs: Procurar responder as questões levando em conta a Lei Complementar 116/03.
Faculdade Independente do Nordeste
Credenciada pela Portaria MEC 1.393, de 04/07/2001 publicada no D.O.U. de 09/07/2001.

Outros materiais