Buscar

Dever de saber sobre ética - QUANDO ENTRA E QUANDO SAI DA AD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dever de saber sobre ética – quando entra e quando sai da administração
QUANDO ENTRA
A primeira obrigação para quem assume o cargo de ministro, secretário, presidente ou diretor de autarquia, fundação, empresa pública ou sociedade de economia mista é declarar adesão ao Código de Conduta da Alta Administração Federal, o que é feito no ato da posse. A segunda é encaminhar, no prazo de até dez dias após a posse, a Declaração Confidencial de Informações, onde são revelados os interesses que possam conflitar com o exercício da função pública.
Para saber mais consulte:
Código de Conduta da Alta Administração Federal
Resoluções CEP Nºs 2, 3, 4, 5, 6 e 7
Exposição de Motivo ao Código de Conduta 
Perguntas e Respostas sobre questões mais freqüentes apresentadas à Comissão.
Qualquer dúvida, não hesite em contactar a Comissão de Ética Pública. O meio mais simples e rápido é pelo e-mail ( etica@planalto.gov.br )Tenha certeza que nós responderemos.
QUANDO SAIR
De acordo com o previsto no art. 16 do Código de Conduta da Alta Administração Federal - CCAAF, cabe à Comissão de Ética Pública - CEP informar às autoridades abrangidas pelo mesmo quanto às obrigações decorrentes da aceitação de trabalho no setor privado após o seu desligamento do cargo ou função.
 
2. Consoante o artigo 14, incisos I e II, do referido Código de Conduta, é vedado à autoridade abrangida, após seu desligamento do cargo ou função:
atuar em benefício ou em nome de pessoa física ou jurídica, inclusive sindicato ou associação de classe, em processo ou negócio do qual tenha participado, em razão do cargo; 
prestar consultoria a pessoa física ou jurídica, inclusive sindicato ou associação de classe, valendo-se de informações não divulgadas publicamente a respeito de programas ou políticas do órgão ou da entidade da Administração Pública Federal a que esteve vinculado ou com que tenha tido relacionamento direto e relevante nos seis meses anteriores ao término do exercício de função pública; 
3. Ademais, de acordo com os arts. 6º e 7º da MP 2245, de 8 de abril de 2002, regulamentada pelo Decreto 4187, de 8 de abril de 2002, com a redação do Decreto 4405, de 3 de outubro de 2002, estão impedidos de exercer atividades ou prestar qualquer serviço no setor de sua atuação, ou para aqueles com quem tiveram relacionamento oficial direto e relevante nos seis meses anteriores à saída do cargo, por um período de quatro meses, contados da exoneração, os membros do Conselho de Governo, do Conselho Monetário Nacional, da Câmara de Política Econômica e da Câmara de Comércio Exterior do Conselho de Governo, do Comitê de Gestão da Câmara de Comércio Exterior e do Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil, caso em que fazem jus a remuneração compensatória equivalente à do cargo que ocupavam.
4. A violação das normas estipuladas pelo Código de Conduta da Alta Administração Federal, no caso das autoridades que já tiverem deixado o cargo, poderá acarretar a aplicação de "censura ética", com base em processo instaurado pelo Comissão de Ética Pública.
5. A CEP mantém-se à sua disposição para prestar toda e qualquer orientação que se faça necessária para o fiel cumprimento da normas de conduta aprovadas pelo CCAAF.

Outros materiais