Buscar

AV2 Funda. Direito do Petroleo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0048_AV2 » FUNDAMENTOS DO DIREITO DO PETRÓLEO
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: 
	Professor:
	ELAINE DA COSTA RIBEIRO
	Turma: 9001/AD
	Nota da Prova: 4,5 de 8,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 2  Data: 28/11/2015 11:21:28 
	
	 1a Questão (Ref.: 201301453822)
	5a sem.: DIREITO DE ENERGIA
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	Analise o uso da energia eólica na nossa matriz energética, citando as vantagens e desvantagens e da tutela ambiental a energia eólica.
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: Energia eólica produz energia elétrica por meio das usinas eólicas; Art.225, parágrafo 1º, inciso IV, da CF, exige um estudo prévio de impacto ambiental para a sua instalação, o denominado EIA/RIMA
Opinião ¿é no sentido na utilização de tal fonte de energia para que possamos ampliar nosso rico parque energético e também para evitar a poluição ambiental e do ar oriunda das energias provindas apenas dos hidrocarbonetos.¿(Autora Elaine Ribeiro) Tal energia alternativa para ser utilizada requer um estudo de impacto ambiental ( EIA/RIMA ), analisando-se sua localização geográfica, a rota de pássaros migrantes, a poluição sonora e impacto visual, e, acrescente-se analisando também a produção de vento intenso e regular em um determinado local. Os princípios da prevenção, precaução, educação, poluidor pagador, entre outros, informados na Declaração do Rio de Janeiro e no Direito Ambiental são aplicáveis no âmbito da utilização da energia eólica, pois visam a utilização de tal tecnologia de forma sustentável e racional, por meio de proteção e preservação dos bens ambientais. VANTAGENS É MENOS POLUENTE QUE OS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS, RENOVÁVEL, LIMPA, MENOS IMPACTO AMBIENTAL, DESVANTAGENS Barulho produzido pelas pás e hélices em rotação de alta velocidade, os impactos visuais se relacionam a colocação de torres, aerogeradores, estabelecendo as chamadas fazendas eólicas, que se compõem de várias turbinas em um campo de terra ou no mar, e os impactos de interferências eletromagnéticas ocasionam um falha na transmissão de dados ou comunicação de veículos tais como rádio, televisão, entre outros.  
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301453583)
	sem. N/A: TRIBUTAÇÃO EM PETRÓLEO
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	Discorra sobre os Royalties no Pré-Sal com base nas novas modificações legislativas no setor de petróleo e gás. 
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: Regime de partilha de produção terá as seguintes receitas governamentais: I - royalties; e II - bônus de assinatura. É uma compensação financeira pela exploração de petróleo, de gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos de que trata o § 1o do art. 20 da Constituição Federal, vedada sua inclusão no cálculo do custo em óleo. Parcela dos Royalties que cabe à União vão para o Fundo Social, deduzidas aquelas destinadas aos seus órgãos específicos, conforme estabelecido nos contratos de partilha de produção, na forma do regulamento. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301357087)
	2a sem.: introdução
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Quanto às fases de Upstream, Downstream e Midstream, assinale a alternativa correta sobre o tema: 
		
	
	A fase de Upstream compreende a exploração, perfuração, produção de petróleo e gás, enquanto o Downstream se ocupa das tarefas logísticas necessárias para transportar os produtos desde a refinaria até os pontos de consumo. 
	
	O Upstream analisa as atividades de transformação de matéria-prima para a comercialização, contribui para a formação da finalização da cadeia petrolífera e de gás. 
	
	O Downstream se ocupa com as tarefas logísticas necessárias para transportar os produtos desde a refinaria até os pontos de consumo, enquanto o upstream trata de transporte, distribuição de petróleo e gás natural. 
	
	O Midstream engloba o conjunto de operações através das quais as matérias-primas são transformadas em produtos para comercialização (gasolina, GLP etc.), enquanto o Downstream se ocupa das tarefas de exploração de produção de petróleo e gasolina. 
	
	O Upstream compreende o transporte, a distribuição, e o Downstream cuida das atividades exploratórias e de produção de petróleo e gás. 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301312482)
	10a sem.: TRIBUTAÇÃO NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO E GÁS
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A competência tributária dos municípios para instituir o imposto sobre serviços de qualquer natureza é exemplo típico de competência
		
	
	extraordinária.
	
	comum.
	
	residual.
	
	privativa.
	
	concorrente.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301357093)
	3a sem.: direito do petróleo
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Em relação ao princípio do Tratamento Favorecido para as Empresas Brasileiras que vigora no Direito do Petróleo, Gás e Energia, marque a alternativa correta:
		
	
	Este princípio visa a intervenção na fiscalização da exploração das jazidas de petróleo e gás, na energia elétrica e na mineração, em razão do monopólio da propriedade municipal. 
	
	A segurança energética é o que vigora neste princípio em razão da autossuficiência estatal, além da efetivação da cidadania nos negócios de energia em geral. 
	
	Tal princípio é o alicerce normativo, jurídico e constitucional, que busca a tutela como direito fundamental, público e subjetivo da pessoa humana consumidora. 
	
	A criação de empresas sob a égide das leis brasileiras, para promover o favorecimento dos pequenos segmentos da economia e auxiliar a empresa brasileira a investir no nosso território.
	
	A valorização da pessoa humana e o desenvolvimento do setor privado, com o estímulo à integração dos recursos energéticos, além de criar escolas técnicas para a população brasileira e mundial. 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302043946)
	sem. N/A: AULA 4
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	A natureza jurídica do contrato de fretamento é de verdadeiro contrato de transporte, por isso é correto afirmar que:
		
	
	As partes no contrato de fretamento são o prático e o afretador (expedidor), sendo o primeiro aquele que disponibiliza o transporte e efetivamente transporta a mercadoria e o segundo o que entrega a mercadoria e paga o preço. 
	
	As partes no contrato de fretamento são o comandante e o imediato, sendo o primeiro aquele que disponibiliza o transporte e efetivamente transporta a mercadoria e o segundo o que entrega a mercadoria e paga o preço. 
	
	As partes no contrato de fretamento são a empresa de petróleo e o comandante do navio, sendo o primeiro aquele que disponibiliza o transporte e efetivamente transporta a mercadoria e o segundo o que entrega a mercadoria e paga o preço. 
	
	As partes no contrato de fretamento são o fretador e o afretador , sendo o primeiro aquele que disponibiliza o transporte e efetivamente transporta a mercadoria e o segundo o que entrega a mercadoria e paga o preço. 
	
	As partes no contrato de fretamento são o fretador (transportador) e o comandante contratado para comandar o navio, sendo o primeiro aquele que disponibiliza o transporte e efetivamente transporta a mercadoria e o segundo o que entrega a mercadoria e paga o preço. 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301434817)
	5a sem.: DIREITO DE ENERGIA
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Marque a alternativa correta em relação aos biocombustíveis: 
		
	
	São considerados apenas os que são provenientes do processo de fabricação do papel; 
	
	Determinam o estado sólido dos combustíveis gasosos; 
	
	São apenas os combustíveis oriundos do o óleo de soja e do álcool da fermentação do açúcar; 
	
	São quaisquer combustíveis de origem líquida, gasosa ou sólida, produzido a partir de matéria orgânica animal ou vegetal; 
	
	São as características básicas dos combustíveis fósseis; 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301453436)
	6a sem.: CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O direito do consumidor seguiu uma evolução histórica emconsonância com a evolução social e, principalmente, com a necessidade do homem em se agrupar e de produzir e trocar bens de consumo, assim desde os primeiros mercados até hoje, o direito do consumidor segue de forma tênue seu desenvolvimento em consonância com os ditames referentes à hipossuficiência do consumidor diante das ofertas dos mercados. Contudo, danos ocorrem na prestação de serviço, devendo o fornecedor se responsabilizar pelos acidentes de consumo. Com isso, marque a resposta correta sobre o tema:
		
	
	A responsabilidade do fornecedor nas relações de consumo é em regra subjetiva com base na teoria do risco proveito.
	
	A responsabilidade do fornecedor nas relações de consumo é objetiva com base na teoria do risco integral, tal como cita a doutrina majoritária.
	
	A responsabilidade do fornecedor nas relações de consumo é subjetiva objetiva com base na teoria do subjetivo risco.
	
	A responsabilidade do fornecedor nas relações de consumo é objetiva com base na teoria do risco.
	
	A responsabilidade do fornecedor nas relações de consumo é subjetiva com base na teoria da guarda.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301372217)
	sem. N/A: Unidade 2 - Direitos afetos à indústria do petróleo e gás
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Quanto a legislar sobre o meio ambiente, é correto afirmar que se trata de competência: 
		
	
	concorrente da União e dos Municípios, apenas. 
	
	concorrente dos Estados e dos Municípios, apenas.
	
	privativa da União.
	
	concorrente da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. 
	
	exclusiva dos Estados. 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301453764)
	9a sem.: SEGURANÇA NO TRABALHO EM PETRÓLEO E GÁS
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A segurança da navegação é também protegida em relação a execução do trabalho, pois a segurança aquaviária em águas sob jurisdição nacional é obrigatória nas embarcações brasileiras. Por isso, na questão da Segurança no trabalho nas plataformas cabe à autoridade marítima: 
		
	
	o propósito de assegurar a poluição ambiental por parte de embarcações, plataformas ou suas instalações de apoio. 
	
	promover a autoridade diplomática, com o propósito de assegurar a salvaguarda das espécies marinhas, para assegurar as rotas das aves migratórias, e a prevenção da poluição ambiental.
	
	promover a execução da legislação, com o propósito de assegurar a salvaguarda da vida humana, salvo a segurança da navegação, pois ela é restrita a questão terrestres, além que de a prevenção da poluição ambiental não lhe diz respeito. 
	
	o propósito de assegurar a salvaguarda da vida humana e mas não cuida da prevenção da poluição ambiental por parte de embarcações, plataformas ou suas instalações de apoio. 
	
	promover a implementação e a execução da legislação, com o propósito de assegurar a salvaguarda da vida humana e a segurança da navegação, no mar aberto e hidrovias interiores, e a prevenção da poluição ambiental por parte de embarcações, plataformas ou suas instalações de apoio.

Outros materiais