Buscar

simulado 3 Dir Constitucional III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO CONSTITUCIONAL III
	
	 1a Questão (Ref.: 201302145735)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	CESPE - 2010 - MPE - ES - Promotor de Justiça
 A cidade representa a expansão criativa do homem, pois resulta da ação humana como agente modificador da natureza para a criação e ampliação do espaço urbano. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
		
	
	O estudo de impacto ambiental, apesar de constituir instrumento da Política Nacional de Meio Ambiente, só pode ser empregado no meio natural.
	
	O Estatuto da Cidade não disciplina o planejamento municipal, pois isso deve ser feito pelo plano diretor.
	
	A matéria urbanística não foi abordada, nem de modo indireto, pelo legislador constituinte; só existe regulamentação do tema nos planos diretores estaduais.
	 
	A competência para ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais das cidades e garantir o bem-estar de seus habitantes é do município.
	
	No ordenamento brasileiro, não há previsão de usucapião especial de imóvel urbano.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201302795057)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O argumento financeiro tem sido determinante na construção de alguns posicionamentos firmados na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, condicionando muitas vezes a efetivação de direitos e o cumprimento de tarefas previstos constitucionalmente. Com base nisso, indique entre os posicionamentos a seguir aquele que está em concordância com a prática da Corte.
		
	
	A determinação inserta em Constituição de Estado-membro ou na Lei Orgânica do Distrito Federal para que esses entes apliquem anualmente percentual mínimo de seus orçamentos gerais em programas de assistência à criança e ao adolescente é uma exceção à norma constitucional federal que veda a vinculação de receita de imposto a despesa.
	 
	A intervenção federal para prover a execução de ordem ou decisão judicial consistente na determinação de depósito para pagamento de precatórios judiciários de natureza alimentícia sujeita-se à chamada reserva do financeiramente possível, e não será requisitada se o ente federativo estadual ou distrital comprovar empenho no cumprimento de suas obrigações constitucionais e demonstrar a existência de risco à continuidade da prestação de serviços públicos essenciais à população, caso seja forçado àquele pagamento.
	
	Com base no direito social à moradia, tanto os Municípios como o Distrito Federal podem destinar parcela de sua arrecadação em imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana a financiamento de programas habitacionais.
	
	Nos casos de inconstitucionalidade por omissão parcial, decorrente de exclusão de benefício violadora do princípio da isonomia, o Poder Judiciário está autorizado a conceder à parte prejudicada a extensão, por via jurisdicional, das vantagens que foram outorgadas, por lei, a outros indivíduos, se verificar que o sujeito excluído se encontra nas mesmas condições fáticas que levaram à concessão da vantagem aos primeiros beneficiários.
	
	Ante a similaridade entre as situações da mãe adotiva e da mãe biológica, o Supremo Tribunal Federal valeu-se do recurso da analogia para estender à primeira a licença à gestante garantida pela Constituição apenas à segunda, enquanto não sobreviesse lei promovendo a equiparação.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201302784455)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não-formais, como direito de cada um, desde que observado algumas condicionantes previstas constitucionalmente. Considerando tais condicionantes, entre os enunciados abaixo, aponte o único INCORRETO:
		
	
	o tratamento diferenciado para o desporto profissional e o não-profissional
	
	O Poder Público incentivará o lazer, como forma de promoção social
	 
	a destinação de recursos públicos para a promoção prioritária do desporto de alto rendimento
	
	autonomia das entidades desportivas dirigentes e associações, quanto a sua organização e funcionamento
	
	a proteção e o incentivo às manifestações desportivas de criação nacional
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201302625448)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A liberdade de comunicação prevista no art. 220, consagra a liberdade de expressão da atividade intelectual, artística, cientifica e de comunicação, independente de censura ou licença. Nesses termos, podemos dizer que a propriedade de empresa jornalística e de radiodifusão sonora e de sons e imagens é: (a) somente concedida a brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos; (b) privativa somente a brasileiros natos; (c) pode ser concedida a brasileiros natos, mas não importa há quanto tempo este reside no Brasil; (d) privativa de brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, ou de pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sede no País. (e) concedida somente a pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sede no País.
		
	
	RESPOSTA 3
	
	RESPOSTA 5
	 
	RESPOSTA 4
	 
	RESPOSTA 1
	
	RESPOSTA 2
	 5a Questão (Ref.: 201302669279)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dentre os direitos sociais expressamente previstos pela CF/88, o direito que não está incluído é o (a):
		
	 
	de propriedade
	
	ao lazer
	
	à segurança
	
	à saúde
	
	à proteção à maternidade e a infância

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes