Buscar

Apol 4 Nota 100 Administração e Gestão: conceitos e aplicações e Modelos Contemporâneos de Gestão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
(CESGRANRIO/IBGE/2014) Geralmente os autores neoclássicos da administração dedicam um ou mais capítulos de seus trabalhos à questão do grau de descentralização administrativa de uma organização.
Quando se analisam as vantagens e as desvantagens da descentralização conclui-se que, em estruturas descentralizadas:
	
	A
	As decisões, por um lado, são tomadas mais lentamente pelos executores da ação, mas, por outro lado, pode haver falta de informação e de coordenação entre os departamentos envolvidos.
	
	B
	A pequena participação no processo decisório promove baixa motivação entre os administradores médios e risco da subojetivação: os administradores podem defender mais os objetivos departamentais do que os empresariais.
	
	C
	Um clima de competitividade negativa se forma dentro da organização, já que as pessoas se comparam e são avaliadas com base em resultados, e o controle e tratamento uniformizado de problemas são difíceis.
	
	D
	 A qualidade das decisões pode melhorar, à medida que seu volume e complexidade se reduzem, mas as políticas e os procedimentos podem variar enormemente nos diversos departamentos.
	
	
	
2- Os grupos de funcionários da mesma área, que se encontram com frequência semanal ou mensal a fim de discutir e recomendar soluções para os problemas de trabalho, constituem as(os):
	
	A
	equipes de trabalho.
	
	B
	equipes de solução de problemas.
	
	C
	grupos gerenciais.
	
	D
	círculos de qualidade.
	
	E
	grupos de trabalho.
Questão 3/5
Em relação à prática da gestão participativa.
I. A principal vantagem da gestão participativa é que as decisões tomadas de forma compartilhada aumentam o comprometimento de toda a equipe com a solução encontrada.
II. Deve-se cuidar para que as informações necessárias para a melhoria de processos e indicadores sejam disseminados apenas por pessoas selecionadas pela direção, evitando que dados e visões pessoais negativas circulem livremente.
III. Quando adequadamente implementada, tende a substituir a hierarquia de autoridade pela hierarquia de competências, em que o que conta é a capacidade técnica e a motivação das equipes.
IV. Na gestão participativa, o grau de participação torna-se o principal fator de avaliação e progressão na carreira, tendo prioridade sobre a avaliação das capacidades técnicas.
V. O sucesso da gestão participativa depende da definição clara de metas de mudança, assim como o consenso de todos os colaboradores em torno dos valores e resultados que se pretende alcançar.
	
	A
	Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.
	
	B
	Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.
	
	C
	Estão corretas APENAS as afirmativas I, III e V.
	
	D
	Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.
	
	E
	Estão corretas APENAS as afirmativas II, III, IV e V.
Questão 4/5
Dentre as vantagens para a instituição, destaca-se o comprometimento dos funcionários, que é alcançado com uma gestão mais participativa. Sobre a Administração Participativa, considere:
I. É uma das ideias mais antigas da administração e tem suas raízes no Japão.
II. É considerada um dos novos paradigmas da administração, já que esse modelo de gestão integra as práticas mais avançadas nas relações de trabalho.
III. O diferencial desse modelo está em integrar os princípios de participação em um modelo estratégico de gestão articulado e considerado legítimo para toda a organização.
IV. Esse modelo exige flexibilidade da alta administração para permitir acesso às informações necessárias para que se possa tomar a decisão mais adequada possível.
Está correto o que se afirma APENAS em:
	
	A
	II, III e IV.
	
	B
	I e II.
	
	C
	I, II e IV.
	
	D
	I e IV.
	
	E
	II e IV.
Adaptado IDECAN- DETRAN/RO- 2014) Para Gonçalves (1997), o atual desenho organizacional das empresas força os administradores a redistribuir os recursos humanos ao longo dos processos, formar parcerias e até mesmo redes de empresas, pois nem todos os recursos necessários encontram-se dentro de uma organização. As empresas agora funcionam com quadro de pessoal mais enxuto, menor numero de níveis hierárquicos, terceirizações e uso de desenho organizacional baseado nos processos, redistribuição das tarefas e novas formas de estrutura organizacional. Uma das novas formas de flexibilização organizacional é o empoderamento dos colaboradores.
Para distribuir níveis adequados de autoridade e responsabilidade por toda a organização, torna-se necessário fortalecer todos os seus membros. São fatores que propiciam o empoderamento das pessoas, EXCETO:
	
	A
	Recompensar as pessoas
	
	B
	Proporcionar informação
	
	C
	Desenvolver Competências
	
	D
	Concentrar Responsabilidades

Outros materiais