Buscar

Tecidos Meristemáticos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tecidos Meristemáticos
Há duas maneiras pelas quais um organismo pode organizar seucrescimento: as plantas utilizam o crescimento localizado em regiões específicas (os meristemas), responsáveis pela divisão celular e crescimento, enquanto os animais usam o crescimento difuso - todo o organismo cresce em todas as partes simultaneamente.
  As células dos meristemas são consideradas totipotentes, isto é, elas são totalmente capazes de se desenvolverem em qualquer tipo de célula que ocorra no ciclo de vida das plantas. Uma característica do crescimento através dos meristemas, é que ele é indefinido, quer dizer que a planta tende a não ter um tamanho fixo. Em sendo as condições favoráveis, a planta pode continuar a crescer indefinidamente. Entretanto muitas plantas têm um tamanho característico, isto geralmente é um fenômeno ambientale estatístico.
 Como citado antes, as regiões meristemáticas são áreas de divisão celular e crescimento, e elas são de difícil delimitação exata. Cada região é constituída de um meristema. Baseando-se na posição do meristema em relação aostecidos por ele produzidos, temos a seguinte classificação:
meristema apical;
meristema basal;
meristema intercalar
meristema lateral;
meristema axilar.
  Uma segunda classificação se baseia na ontogenia dos tecidosproduzidos:
protoderme - meristema que origina as células epidérmicas;
procâmbio - o que origina os tecidos vasculares primários;
meristema fundamental - produz grandes quantidades dos tecidos mais ou menos homogêneos, p.e. parênquima cortical e medular, o esclerênquima de um espinho.
promeristemas - são meristemas que formam outros meristemas ou partes de outros meristemas.
  Uma terceira classificação está baseada na seqüência de formaçãodos tecidos: os meristemas dos ápices de caule e raiz que estavam presente originalmentedentro da semente, no embrião, são os meristemas primários, os tecidosproduzidos por estes meristemas são os tecidos primários. Qualquer meristemaoriginado a partir desses tecidos primários são os meristemas secundários, eestes produzem os tecidos secundários.
  A identificação de zonas meristemáticas nos ápices de caule e raizé uma tarefa difícil, mas desde o século passado que isto vem sendo feito por muitosanatomistas que lançaram suas teorias sobre a organização destes ápices.
  A teoria de Hanstein de 1868, para a organização do ápice da raiz consiste numa zonação de tecidos, os Histógenos: o dermatógeno,tecido superficial que origina os tecidos dérmicos; o periblema, interno ao dermatógeno e que origina o os tecidos corticais; e o pleroma, que produz ostecidos centrais – os tecidos vasculares e a medula, quando há.
  Já a teoria de Schmidt de 1924 tenta explicar a organização do ápice caulinar de Angiospermas baseando-se na localização das divisõescelulares: assim na zona mais externa - a túnica - as células dividem-se apenasanticlinalmente, proporcionando o crescimento em área; já o corpo, capa celularcoberta pela túnica, tem células que podem se dividir em qualquer direção (plano),ocasionando o crescimento tridimensional do órgão. A túnica pode ser uniestratificada,a mais comum, ou ter muitas camadas de células.
  Ambas as teorias têm sido aceitas por alguns anatomistas e contestadas por outros, por muitas razões; sobretudo pelo número de exceções encontrado nanatureza.
  Pesquise na bibliografia indicada as característica das célulasmeristemáticas.

Outros materiais

Outros materiais