Buscar

obrigações naturais e obrigações Propter rem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
Marcelo Evangelista de Campos
Gregory Kopmann Ianik
Ellen Miranda de Melo
Obrigações Naturais e Obrigações Propter Rem
Estudo Dirigido apresentado à disciplina Direito das Obrigaçoes, do 3º período do curso de 	Direito da 	Faculdade de Ciências Jurídicas 	da Universidade Tuiuti do Paraná, como 	requisito parcial para a obtenção da média do 	1º bimestre.
Profa: Sarita.
Curitiba
2015
Obrigações Naturais: 
Segundo César Fiuza. 
Na obrigação natural, não existe a obligatio (responsabilidade), portanto, o direito do credor fica desprovido da proteção da ação em juízo. As obrigações naturais são relações jurídicas, porém, não obrigacionais, condenando o Direito Positivo ao credor apenas a impossibilidade da repetição do indébito, isto é, se o devedor pagar, com base em que a obrigação era natural, portanto, inexigivel. Assim pode-se conceituá-las como obrigações que não admitem execução judicial, mas que, se cumpridas espontaneamente, consideram-se pagas, podendo o credor reter o pagamento, ou seja, é jurídica, tendo a mesma força para o direito material, mas não recebendo o mesmo amparo do direito processual.
Obrigações Propter Rem:
São obrigações que surgem em função de direito real.Por exemplo, se sou dono do imóvel, terei obrigação de pagar o IPTU, que surge pelo simples fato de ser dono do imóvel. Aos direitos inerentes à propriedade corresponde a obrigação de pagar IPTU,obrigação propter rem, ou seja, “quando a um direito real acede uma faculdade de reclamar prestação de uma pessoa determinada, surge para esta a chamada obrigação Propter Rem”. 
Exemplo de propter rem: Se sou dono de imóvel, terei a obrigação de pagar IPTU, que surge pelo simples fato de ser dono de imóvel.
Bibliografia
Fiuza, César
Direito Civil: curso completo/ César Fiuza. - 8. ed; Ver; atual,ampl.-Belo Horizonte: Del Rey 2004.
 
Obrigações Naturais
Segundo Carla Modina Ferrari e Raquel Helena Valési
Na obrigação natural, não se pode valer da execução forçada o credor, pois ele não possui meios de exercer o direito da ação para cobrar do devedor a prestação, ou seja, o credor não tem como compelir o devedor judicialmente, isso porque na obrigação natural tem-se um vinculo entre as partes sem obrigação, como é o caso de divida de jogo.
Obrigações Reais ou Propter Rem
Este tipo de obrigação existe quando uma pessoa é constrangida ao cumprimento de uma obrigação por força de um direito real. Esta obrigação real so existe por que alguém é titular de um direito real e deve se comportar diante da coisa conforme previsão legal
Bibliografia
Ferrari, Carla Modina
Direito Civil/Carla modina Ferrari, Raquel HELENA VALÉSI;
Coordenação Vitor Frederico Kumpel.-1ª ed- Rio de Janeiro: Elsever, 2004.
Obrigaçoes Naturais
Aquela em que o credor não pode exigir do devedor uma certa prestação, embora em caso de seu adimplemento espontâneo ou voluntário, passa retela a titulo de pagamento e não de liberdade.
Obrigaçoes Propter Rem
Essa passa a existtir quando o titular do direito real é obrigado, devido a sua condição, a satisfazer certa prestação. É uma espécie juridica que fica entre o direito real e o pessoal, consistindo nos direitos e deveres de natureza real que emanan do domínio. Tais obrigaçoes só existem em razão da detenção ou propriedade da coisa. A força vinculante das obrigações propter rem manifesta-se conforme a situação do devedorante uma coisa, seja como titular do dominio, seja como possuidor. Assim nesse tipo de obrigação, o devedor e determinado de acordo com sua relação em face de uma coisa, que é conexa com o débito.
Bibliografia
Diniz, Maria Helena 
Curso de direito civil brasileiro, 2° volume : teoria geral das obrigaçoes / Maria Helena Diniz.- 19.ed.rev;aum .e atual de acordo com o novo Código Civil(lei n°.10.406, de 10-1 2002) e o Progeto de lei n.6.960/2002.-são Paulo: Saraiva,2004.
Exemplos de obrigaçoes naturais.
1-Obrigação de cumprir determinação de última vontade que não tenha sido expressa em testamento. 
2-Dívidas de jogo e aposta não obrigam o pagamento, mas tampouco pode o adimplente recobrar o que foi pago, a não ser na hipótese de dolo, ou do prejuízo recair sobre menor ou interdito.
3- 
Exemplos de obrigaçoes Propter Rem.
1-A obrigação do adquirente de um bem hipotecado de saldar a dívida que a este onera se quiser liberá-lo;
A obrigação do condômino de pagar às dividas condominiais;
2-A obrigação que tem o condômino de contribuir para a conservação ou divisão do bem comum;
3-A obrigação do proprietário de um bem de pagar os tributos inerentes à coisa;
Entre outros.

Outros materiais