Buscar

Mini-Tutorial de como plotar gráficos no OriginPro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Como Plotar Gráficos no Origin
1) Quando o programa (Origin) for aberto: aparecerá uma planilha chamada "Data1", com duas colunas A[X] e B[Y] (para dar um nome às colunas, clicar duas vezes em cima do A ou B, renomear e clicar OK).
2) Para Inserir mais colunas: Na barra de ferramentas localizada na parte superior da tela, há o comando COLUMNS. Clicar em cima, ir para Add New Columns e selecionar tantas colunas quanta desejar.
3) Para traçar o gráfico: vamos usar como exemplo os seguintes dados referentes a determinação de energia de ativação de uma reação usando a lei de Arrhenius:
k = k0 e -E/RT
lnk = lnk0 - (E/R) . (1/T)
	k (L/mol seg [105])
	T (ºC)
	5,60
	0
	11,8
	6
	24,5
	12
	48,8
	18
	100
	24
	208
	30
deseja-se traçar um gráfico 1/T x lnk. Então, com os dados acima já digitados em suas respectivas colunas e cada coluna nomeada de acordo, seleciona-se uma outra coluna, clica-se duas vezes sobre ela e aparecerá um quadro que, entre outras coisas, terá:
C(X) =
Se você quiser dados de T transformados em dados de 1/T, digita-se a sentença, logo a seguir C(X):1/Col(T) e clique em OK. Se você quiser dados de k transformados em dados de lnk (digitar depois do D(X)=) a sentença:       ln col (K) e clicar em OK, para mudar a variável que aparece do lado do nome de cada coluna (A[X] ou B[Y]) para X ou Y, clicar duas vezes no nome da coluna, selecionar a variável desejada e clicar em OK.
4) Para Plotar o Gráfico: ir na barra de ferramentas, selecionar PLOT, selecionar SCATTER e aparecerá uma outra tela onde estará escrito: SELECT COLUMNS FOR PLOTTING (selecionar colunas para plotagem) clicar no nome da coluna desejada para a abcissa e a seguir, clicar no <->X, clicar no nome da coluna desjada para a coordenada e a seguir, clicar no <->Y, em seguida clicar em OK. O gráfico estará traçado.
5) Para traçar a melhor reta: ir na barra de ferramentas, selecionar ANALYSES, selecionar FIT LINEAR e clicar, aparecerá uma tela: LINEAR REGRESSION FOR DATA 1-B
A  coeficiente Linear
B  coeficiente angular
R  coeficiente de correlação
   Essa tabela que aparece pode, ou não, ser colocada no gráfico. Querendo colocá-la, selecione a tabela com o mouse, na barra de ferramentas selecione EDIT e clique em COPY.
    A seguir, selecione o gráfico em qualquer parte dele, selecione EDIT e clique em PASTE.
6) Para aparecer a equação da melhor reta: na barra de ferramentas selecionar ANALYSIS, clique a seguir em FIT POLYNOMIAL, a seguir em ORDER [1,-9,1=linear] colocar 1, show fórmula on graph?(selecionar), clicar em OK.
7) Para dar  nome as coordenadas e abcissas: clicar duas vezes nos nomes que aparecem nos lados do gráfico, nomeá-los e clicar em OK.
O GRÁFICO ESTÁ PRONTO

Outros materiais