Buscar

SIMULADO 3 E 4

Prévia do material em texto

Simulado 3
Questão 1/2
Os autores da linha da pedagogia nova defendem que aprender é uma atividade de descoberta e não de apreensão de algo que é transmitido de forma para dentro. Dito de outro modo, a aprendizagem é um ato individual, uma construção subjetiva do conhecimento.
SHUR, Inge renate Frose. SILVA, Simone Zampier. Relação professor – aluno-conhecimento. Curitiba:Intersaberes, 2012 (p. 31)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos da teleaula e no livro base da disciplina, analise as afirmativas a seguir após assinale a que refere-se ao método de ensino na escola nova na vertente diretiva.
 
	
	A
	O método de ensino se baseia no aprender fazendo, de modo que eram valorizados a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, o método de solução de problemas.
	
	B
	O método de ensino é dispensável, devendo cada professor desenvolver seu estilo próprio, com o intuito de facilitar a aprendizagem.
	
	C
	O método de ensino deveria ser impessoal, eficiente, cientificamente comprovado.
	
	D
	O método de ensino utilizado pelos professores era, principalmente, a exposição oral.
	
	E
	O método de ensino na escola nova se baseia na vivência grupal, na autogestão, na iniciativa dos alunos.
Questão 2/2
Na escola nova o principal papel da escola é tornar as necessidades individuais apropriadas ao meio social. Com essa finalidade, a escola busca produzir a vida, propiciando experiências para que o indivíduo possa interagir com o meio e se educar, adequando seus interesses pessoais a demanda da sociedade.
ANTONIO, José Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Pearson, 2014 (p.91)
 
Sobre o papel dos conteúdos na Escola Nova na vertente diretiva, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas
 
( ) Os conteúdos transmitidos pelo professor na escola nova, eram os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados ao aluno como verdades.
(  ) Mais importante do que a quantidade de conteúdos aprendidos, valorizava-se o processo de aquisição e a sua seleção se daria a partir dos interesses e experiências vividas pelos alunos.
(  ) Os conteúdos eram organizados de forma que os alunos pudessem desenvolver suas habilidades de convivência em grupos e, principalmente, de aprender a aprender.
( ) A organização dos conteúdos é estruturada de modo a promover desafios cognitivos e situações problemáticas a serem resolvidos pelos alunos coletivamente.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – V
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	F – V – F – V
	
	E
	V – V – V – F
	1A
	2B
SIMULADO 4
Questão 1/2
O aparelho ideológico do Estado (AIE) podem não só ser alvo mas também o local da luta de classe e por vezes de forma renhidas da luta de casses.
ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010 (p. 110)
 
Sobre a teoria da escola como aparelho ideológico do estado, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas
 
(  ) Louis Althusser, é o  autor dessa teoria.
(  ) Karl Marx é o autor dessa teoria.
( ) Nessa teoria, o Estado embora se apresente como representante das necessidades e aspirações de todos os membros da sociedade, e, na verdade, representante da classe dominante.
(  ) A classe dominante se utiliza do Estado, e este, por meio de dois “aparelhos”, organiza a sociedade de modo que os donos dos meios de produção se mantenham no poder.
 
Agora marque a sequência correta:
Questão 2/2
A violência simbólica é um reforço da violência material e se manifesta na formação da opinião pública através dos meios de comunicação de massa, jornais etc, a pregação religiosa, a atividade artística e literária, a propaganda e a moda, a educação familiar, etc.
SAVIANI, Demerval. Escola e Domocracia: teorias da educação, curvatura de vara, onze teses sobre educação e política.campinas:autores associados, 1989 (p.30)
 
Sobre a teoria do sistema de ensino como violência simbólica, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
 
(  ) Pierre Bourdieu e Jean Claude Passeron são os principais autores dessa teoria.
(  ) Jean Piaget e Skinner são os principais autores dessa teoria.
( ) Para os autores dessa teoria, os grupos e as classes dominantes exercem uma violência simbólica em relação as classes dominadas.
( ) Nessa teoria, o sistema escolar seria o mais acabado dos sistemas de violência simbólica, pois impõem a todas as crianças o capital cultural da classe dominante.
 
Agora marque a sequência correta:

Outros materiais