Unid. 02 WEB AULA 1 Alfabetização e Letramento
9 pág.

Unid. 02 WEB AULA 1 Alfabetização e Letramento


DisciplinaAlfabetização e Letramento4.932 materiais41.788 seguidores
Pré-visualização4 páginas
As estratégias de leitura envolvem processamento de informações no cérebro humano que o leitor utiliza para lidar com as informações visuais e não visuais. As estratégias de leitura são de natureza cognitiva e complexa de serem observadas e controladas.
Por isso é que dizemos que:
A leitura nunca é uma atividade abstrata, sem finalidade, embora seja frequentemente estudada deste modo por pesquisadores e teóricos e, infelizmente, ainda seja ensinada deste modo para muitos aprendizes. Os leitores sempre lêem algo, lêem com uma finalidade; a leitura e sua rememoração sempre envolve emoções, bem como conhecimento e experiência (SMITH, 2003, p. 198).
A aprendizagem e o desenvolvimento das estratégias de leitura e de escrita se aperfeiçoam no exercício dessas práticas. Tudo vem com o tempo e com a prática. A automatização dessas atividades no cérebro humano é refinada a partir da experiência.
Além das estratégias cognitivas que são de difícil observação e controle, há as estratégias metacognitivas, que são mais controladas e observáveis. Por isso, podem ser controladas pelo leitor e escritor. Segundo Goodman (2003), as estratégias metacognitivas são:
Predição: que é a estratégia pela qual o leitor antecipa-se ao próprio texto e vai construindo sua compreensão. É, de certa forma, uma competência de prever o que o texto tratará.
Correção: competência pela qual o sujeito leitor retrocede em sua interpretação. Ao prever o significado do texto por meio da previsão, a hipótese levantada pode não se verificar ou estar incorreta. Assim, o mecanismo que o leitor utiliza é a correção para \u201credirecionar\u201d ao verdadeiro sentido do texto.
Seleção: competência pela qual o leitor seleciona (escolhe) diante das informações do texto as que sejam efetivamente relevantes para compreender o que o texto propõe e a sua finalidade.
Inferência: competência por meio da qual o leitor complementa as informações do texto que está lendo tendo como referência conhecimentos e sua bagagem cultural.
Confirmação: competência pela qual o leitor verifica se as predições e as inferências realizadas sobre o texto se confirmam ou não diante dos objetivos e propósitos do texto.
SEÇÃO 4 DE APRENDIZAGEM \u2013 PARA NÃO CONCLUIR...
Querido aluno e aluna.
Até aqui, tentamos construir uma caminhada que se pretendeu ser lógica e pontual sobre o universo da leitura e da escrita. Meu maior desejo é que você não se contente ou se sinta e satisfeito com este texto tecido a partir da organização das ideias que se construíram a partir de minha visão. Meu desafio a você é que vá mais longe, pesquise mais. Supere essas páginas.
Lindo isso, não?
Para tal, coloco abaixo um conjunto de textos de aprofundamento que podem ser acessados por você. Vamos lá?