Buscar

Importância da Fenomenologia na Produção do Conhecimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FENOMENOLOGIA
OBJETIVO - Discutir a importância da Fenomenologia para produção do conhecimento cientifico, para a vida e para a psicologia.
CONTEXTO HISTÓRICO.
 Crítica ao positivismo
Inicio do século XX – Edmund Husserl a fenomenologia adquire um estatuto epistemológico.
Influência de Franz Brentano
Descartes e Kant.
CONCEITO 
Sistema filosófico que tem como proposta fundante descrever e classificar os fenômenos, teoria que se propõe a ser uma ciência do subjetivo, dos fenômenos e dos objetos como objetos.
ORIGEM
Fenomenologia - grego – phainesthai - aquilo que se mostra, e logos estudo, ou seja, "o estudo do que se mostra".
FUNDADOR - Edmund Husserl
SEGUIDORES - Martim Heidegger, Jean Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Merleau Ponty. – Existencialismo.
MÉTODO DE APREENSÃO DA ESSÊNCIA ABSOLUTA DAS COISAS.
FENOMENOLOGIA - objeto de estudo o próprio fenômeno, isto é, as coisas em si mesmas e não o que é dito sobre elas, assim sendo a investigação fenomenológica busca a consciência do sujeito através da expressão das suas experiências internas. Interpretação do mundo através da consciência do sujeito formulada com base em suas experiências. 
FUNDAMENTO BÁSICO – Intencionalidade – Essência da consciência – Significado – consciência se dirige a cada objeto. Toda consciência é consciência de algo.
REDUÇÃO FENOMENOLÓGICA – a evidência apodítica ou "epoche" processo pelo qual tudo que é informado pelos sentidos é mudado em uma experiência de consciência, em um fenômeno que consiste em se estar consciente de algo. É o desocultamento das coisas por si mesmas. As Coisas, as imagens, as fantasias, os atos, as relações estabelecidas com o outro, os pensamentos, os eventos, as memórias, os sentimentos. São elementos constituidores das nossas experiências de consciência.
Noese – atitude própria da consciência é sobretudo a capacidade de intencionar todos os fenônemos que são percebidos pela consciência.
Noema – é o mundo transcendental fundamentalmente tal qual esse mundo nos é dado, e eixo objetivo do fato, por exemplo, como os fenônemos são percebidos e lembrados.
MÉTODO FENOMENOLÓGICO - Objeto e esclarecer este fenômeno. “Para a fenomenologia um objeto é como o sujeito o percebe, e tudo tem que ser estudado tal como é para o sujeito e sem interferência de qualquer regra de observação cabendo a abstração da realidade e perda de parte do que é real, pois tendo como objeto de estudo o fenômeno em si, estuda-se, literalmente, o que aparece. Para a fenomenologia um objeto, uma sensação, uma recordação, enfim, tudo tem que ser estudado tal como é para o espectador”.
FENOMENOLOGIA E ENFERMAGEM- Importância para a Enfermagem na interpretação da experiência subjetiva do SER. Ênfase na subjetividade do individuo, e sua história de experiência de vida, e, sobretudo, como compartilhar o momento experiencial de cada ser. A Fenomenologia é vista como marco norteador da ciência, compartilha o saber de determinados fatos e auxiliará no entendimento do que se encontra na experiência vivencial do ser, carregando de sentido a práxis de enfermagem.
REFERÊNCIAS.
HEIDGER, Martim. Ser e o tempo, trad. Márcia de Sá Cavalcante. Petrópolis. Vozes. 1988.
HUSSERL, Edmund. A idéia da fenomenologia. Trad. Artur Morão. Lisboa, Edições 70, 1990.
SCHUTZ, Alfred. Fenomenologia e Relações Sociais. Rio de Janeiro, Zahar Editores 1979.

Outros materiais