Buscar

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA Simulado 3

Prévia do material em texto

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
	
	
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201503516869)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O direito de ação quanto a créditos resultantes das relações de trabalho prescreve em cinco anos para o trabalhador urbano, devendo seu pedido ser protocolado na Justiça do Trabalho em até:
		
	
	
	
	
	 
	Dois anos após a extinção do contrato de trabalho.
	
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503519188)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	I. Abolida a escravidão, em 1888, os trabalhadores nas indústrias emergentes, muitos deles imigrantes, com tradição sindicalista européia, passaram a exigir medidas de proteção legal; até cerca de 1920, a ação dos anarquistas repercutiu fortemente no movimento trabalhista.
II. Convenção coletiva: é um instrumento normativo auto-elaborado em nível de categoria e na base territorial dos sindicatos estipulantes; foram definidas (CLT, art. 611) como o acordo de caráter normativo pelo qual dois ou mais sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito das respectivas representações, às relações individuais de trabalho.
III. Escalonamento das normas: o ordenamento jurídico, como todo o sistema normativo, é um conjunto de normas de conduta, de organização, de competência, de direitos subjetivos e deveres, aspecto do qual resulta a necessidade de ser estabelecida uma correlação entre as normas visando à coerência do sistema.
Considerando o julgamento acima, assinale a alternativa correta.
		
	
	
	 
	Há três assertivas corretas.
	
	
	
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503862162)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Jair trabalha como estivador no Porto de Santos; Patrícia foi contratada para trabalhar em uma loja de shopping na época do Natal, pois nessa época há excesso extraordinário de serviços, através da intermediação de mão de obra; e Ana presta serviços de natureza contínua e de finalidade não lucrativa na residência de Lúcia. É correto afirmar que Jair é:
		
	
	
	 
	trabalhador avulso
	
	
	
	
	
	
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503309805)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O contrato de trabalho:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Somente pode ser alterado se houver concordância do empregado e desde que a alteração não seja prejudicial ao empregado;
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503858352)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O contrato individual de trabalho é válido:
		
	
	
	 
	com a manifestação de vontade, capacidade das partes e idoneidade do objeto;
	
	
	
	
	
	
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201503516871)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A terceirização é modalidade contratual ILÍCITA quando praticada para:
	
	
	
	
	
	 
	Locação permanente de mão-de-obra em atividade-fim da empresa tomadora de pessoal.
	
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201504037824)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Considere as seguintes assertivas a respeito do 13o salário: I. O 13o salário proporcional incide nas rescisões indiretas do contrato de trabalho, bem como nos pedidos de demissão. II. Entre os meses de fevereiro e novembro de cada ano, o empregador pagará, como adiantamento do 13o salário, de uma só vez, metade do salário recebido pelo respectivo empregado no mês anterior. III. O empregador estará obrigado a pagar o adiantamento referente ao 13o salário, no mesmo mês, a todos os seus empregados. IV. O adiantamento será pago ao ensejo das férias do empregado, sempre que este o requerer no mês de janeiro do correspondente ano. Está correto o que se afirma SOMENTE em:
		
	
	
	
	
	 
	I, II e IV.
	
	
	
	
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201504016573)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Definindo doutrinariamente salário é todo pagamento feito diretamente pelo empregador ao empregado, como contraprestação do serviço feito ou da mão de obra colocada à disposição. Que pode ser pago em dinheiro ou bens, existindo três formas de pagamento:
		
	 
	Por unidade de tempo: considera o tempo que o empregado fica à disposição do empregador, não ligado diretamente ao resultado. Por unidade da obra: considera o resultado do trabalho ou a produção do empregado. Misto: considera os dois fatores, isto é, tempo e produtividade. Ex.: Salário por tarefa.
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201503533419)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Tratando-se de alteração no contrato de trabalho é correto afirmar:
		
	
	
	
	
	 
	Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia
	
	
	
	
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201504040881)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(FCC - 2011 - TRT 23ª Região) Observe as assertivas abaixo. I. Entre duas jornadas de trabalho haverá um período mínimo de onze horas consecutivas para descanso. II. Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de seis horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de uma hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de duas horas. III. Não excedendo de seis horas o trabalho, será, entretanto, obrigatório um intervalo de quinze minutos quando a duração ultrapassar quatro horas. Está correto o que se afirma em:
		
	 
	I, II e III.

Outros materiais

Perguntas Recentes