Buscar

Conhecimentos em Cosmetologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cosmeto2
	
	 1a Questão (Ref.: 201202309992)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Através da RDC 211, de 14 de maio de 2005, a ANVISA classifica os produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes em Graus I e II, em função da possibilidade de ocorrência de efeitos não desejados, devido ao uso inadequado do produto, sua formulação, finalidade de uso, áreas do corpo a que se destinam e cuidadosa serem observados de sua utilização¨.( 1,0) Segundo essa RDC, antitranspirantes axilares são classificados como produtos de Grau 2, ou seja, aqueles que devem atender exigências como ¨possuir indicações específicas, cujas características exigem comprovação de segurança e/ou eficácia, bem como informações e cuidados, modo e restrições de uso¨.Assim, a rotulagem exige, conforme consta do Anexo V ( regulamento técnico para rotulagem específica para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes¨) as seguintes informações ao usuário: 1- Usar somente nas áreas indicadas; 2- Não usar se a pele estiver irritada ou lesionada; 3- Caso ocorra irritação e/ou prurido no local da aplicação, suspender o uso imediatamente. Analise as afirmações abaixo: I-O Triclosan é a substância antitranspirante mais utilizado em desodorantes axilares. II-O bicarbonato de sódio é dos antitranspirantes mais eficazes, uma vez que neutraliza o pH axilar. III-O cloridróxido de alumínio, com ação adstringente, é um dos antitranspirantes mais usados. IV-Os antimicrobianos são os melhores antitranspirantes. Está(ao) incorreta( s) a(s) afirmação(ões):
		
	
	II, apenas
	 
	I, II e IV
	
	II e IV
	
	II e III
	 
	III, apenas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202348015)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale a alternativa correta
		
	 
	Uma das formas de se separar o sabão resultante do excesso de soda cáustica e da glicerina é através da utilização de cloreto de sódio.
	 
	O processo de saponificação pode ser divido em duas etapas: uma etapa ocorre em meio ácido e outra em meio alcalino.
	
	O processo de saponificação ocorre em meio ácido.
	
	Os principais componentes dos sabões são a glicerina e a soda cáustica. O material graxo utilizado não interfere na sua composição.
	
	A molécula de sabão não tem capacidade de dissociação uma vez que é produzida em meio alcalino.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202376622)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	1) Devolver a maleabilidade, diminuir o trauma entre uma escovação e outra e dar brilho aos fios também é uma função que faz parte da atuação dos condicionadores. Fatores externos como poluição, vento, sol, piscina, alisamentos, uso contínuo desecadores, pranchas e qualquer outra fonte de calor excessiva, pode danificar e fragilizar os fios, prejudicando muito a saúde dos cabelos. O uso de condicionador auxilia na proteção capilar contra esses vilões. Sobre a composição básica de um condicionador podemos dizer que: Assinale V para a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) alternativa(s) falsa(s).
		
	
	II. Os parabenos, kathon, germal são exemplos de conservantes usados nos condicionadores;
	 
	I. O tensoativo comumente usado na formulação é um catiônico;
	 
	IV. As proteínas, aminoácidos, poliquaternium 4 são exemplos de tensoativos secundários dos condicionadores.
	
	III. Os glicóis e polióis são usados como emolientes nos condiciondores;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202309982)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os esfoliantes cosméticos por mecanismos químicos ou físicos/mecânicos, removendo parte da pele e induzindo uma subseqüente reeptelização que leva à melhora da queratose actínica, hiperpigmentação e rugas finas. São características da esfoliação química: I- É um processo que resulta da destruição de porções da epiderme e/ou derme e a regeneração de novos tecidos dérmicos e epidérmicos. II- O fenol é usado como esfoliante químico em procedimentos médicos. O uso deste tipo de esfoliante causa intenso desconforto e graves reações colaterais. III- Enquanto a esfoliação química superficial atua na epiderme, a esfoliação química média atua até a derme reticular. IV- A profundidade da esfoliação química não dependerá do tipo de substância usada, concentração e associações feitas. V- Dentre os esfoliantes químicos cita-se o ácido salicílico, o qual tem seu uso justificado nas seguintes condições dermatológicas: psoríase, ictiose, caspa, calosidades, verrugas e hiperqueratoses.
		
	
	I, III e IV
	
	IV e V.
	
	I e IV
	
	II, IV e V
	 
	I, II e V
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202331639)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	¿Cabelos....Mal começa o dia e já tentamos arrumá-los, diante do espelho¿. Uns o querem mais lisos, outros, mais cacheados. Muitos, ainda, lutam para não perdê-los. Sabe-se que em cada fio de cabelo existem milhares de cadeias de alfa-queratina que estão entrelaçadas em uma forma espiral, sob a forma de placas que se sobrepoem, resultando em um longo e fino "cordão" protéico. Analisando o fio do cabelo sabe-se que: I. A cutícula é a parte externa do fio de cabelo e é reponsável pela proteção das células corticais; II. Os processos químicos, utilizados para a modificação da curvatura e da cor natural do cabelo, provocam reações que danificam a estrutura dos fios, tanto no córtex quanto na cutícula; III. A medula é porosa e possui grande número de vacúolos que são resultantes da síntese de quantidade inadequada de proteína, para preencher as cavidades das células. IV. O córtex forma o interior do fio de cabelo e é formado por macrofibrilas, grânulos de pigmentos, remanescentes nucleares e matriz; Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo: A(  ) V/V/V/F B(  ) V/V/V/V C(  ) V/V/F/F D(  ) F/F/V/F
		
	 
	V/V/F/F
	 
	V/V/V/F
	 
	F/F/V/F
	 
	V/V/V/V

Outros materiais