RESUMO DE DIREITO CIVIL II
13 pág.

RESUMO DE DIREITO CIVIL II


DisciplinaDireito Civil II9.737 materiais113.085 seguidores
Pré-visualização6 páginas
a um só credor, puder indicar a qual deles oferece em pagamento. Extingue o débito a que se refere, bem como todas as garantias reais e pessoais.
NOVAÇÃO = é a substituição de uma dívida por outra, ocorrendo a mera substituição e não a extinção da obrigação. È um ato que cria uma nova obrigação destinada a extinguir a precedente, substituindo-a.
CONFUSÃO = a obrigação pressupõe a existência de dois sujeitos: o ativo e o passivo. Credor e devedor devem ser pessoas diferentes, sendo assim, extingue-se a obrigação, desde que na mesma pessoa se confundam as qualidades de credor e devedor.
Cessão de Crédito = é o negócio jurídico onde o credor (cedente), transfere a um terceiro (cessionário), sua posição ativa na relação obrigacional. Essa transferência, que pode ser onerosa ou gratuita, total ou parcial, deve ser notificada ao devedor (cedido), a fim de evitar a nulidade do negócio jurídico celebrado pagando a prestação a quem lhe é devido. Art. 290 CC.
Cessão de Débito = é um negócio jurídico pelo qual o devedor transmite a dívida a terceiros com a autorização do credor. A diferença entre cessão de crédito e cessão de débito está apenas em que uma parte tem direitos e a outra possui deveres, respectivamente.
REMISSÃO = É o perdão da divida, onde o pai (credor) do filho declara que não vai mais exigi-la (por meio de um documento particular ou devolvendo o titulo objeto da obrigação). Para produzir efeito jurídico é necessário que seja aceito, tácita e expressamente, uma vez que ainda restará a obrigação moral.
INADIPLEMENTO = O Inadimplemento, por sua vez, é o descumprimento das obrigações assumidas ou seu cumprimento de forma incompleta; é a quebra do dever jurídico criado entre aqueles que se comprometeram a dar, fazer ou se omitir de fazer algo ou alguma coisa.
Lis
Lis fez um comentário
Excelente ??
0 aprovações
Elaine
Elaine fez um comentário
Bom resumo!
0 aprovações
Milena
Milena fez um comentário
MUITO BOM !!
1 aprovações
Carregar mais