ATPS - FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
22 pág.

ATPS - FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO


DisciplinaFundamentos Sociológicos da Educação80 materiais754 seguidores
Pré-visualização4 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CEAD - CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
ATPS da Disciplina de Fundamentos Sociológicos da Educação do Curso de Pedagogia (Licenciatura) da Universidade Anhanguera \u2013 Uniderp. 
Tutora, Prof.ª 
Cidade/uf
2012
INTRODUÇÃO
Considerando que somos resultado histórico de um intenso e eterno movimento de ações, interpretações e ressignificações, necessitamos reconstruir o passado. E isso é feito por meio de relato dos acontecimentos principais que resultaram em ações transformadoras dos indivíduos no tempo. Ou seja, é importante para contextualizar e entender o panorama atual, enxergando-o como resultado dessas transformações. Somos seres históricos, pois mudamos no decorrer do tempo, pelas ações e pensamentos à medida que esse tempo passa. É assim que vai se transformando a nossa cultura e geração, vai assimilando com as dos nossos antepassados. Estamos no tempo, onde o presente não esgota na realidade, mas adquire sentido pelo passado e pelo futuro desejado. Nós somos feitos de tempo; e o tempo é feito de memórias que o narram.
Construímos interpretações sobre fundamentos sociológicos da educação e a maneira como é transmitida à cultura e assim criam-se as instituições escolares e as teorias que as orientam. O tempo é o sentido da vida e a concepção da historicidade, não sendo à mesma ao longo tempo que resulta na necessidade de trazer o passado aos acontecimentos, relatando a ação do ser no tempo por meio da construção de fatores mais relevantes. Tal que a memória não é idêntica e nem preservada ao longo do tempo, variando também a cultura.
E a educação não é um fenômeno neutro, alheio a isso, uma vez que ela também sofre os efeitos da ideologia, cultura e política dos povos. Estamos tão acostumados com a \u201cinstituição escola\u201d que ás vezes, nos esquecemos de que nem sempre ela existiu, muito menos apresentou o modelo que hoje observamos.
A SOCIOLOGIA
A sociologia é a parte da ciência humana que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a sociologia tem uma base teórica metodológica voltada para o estudo dos fenômenos sociais, tentando explicá-los e analisando os seres humanos em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia e foi à primeira ciência social a se tornar matéria acadêmica, antes mesmo da antropologia, economia, política e psicologia.
O termo Sociologia foi criado em 1838 (séc. XVIII) por Auguste Comte, que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem, como a História, a Psicologia e a Economia. Mas foi com Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber que a Sociologia tomou corpo e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados os Sociólogos não só esperavam entender o que unia os grupos sociais, mas também desenvolver um "antídoto" para a desintegração social.
Hoje os sociólogos pesquisam macroestruturas inerentes à organização da sociedade, como raça ou etnicidade, classe e gênero, além de instituições como a família; processos sociais que representam divergência, ou desarranjos, nestas estruturas, inclusive crime e divorcio; e microprocessos como relações interpessoais.
Os estudos sociológicos trazem conhecimentos fundamentais para nossa compreensão sobre o homem e a sua realidade social e, consequentemente, para o processo educacional Para Sociologia, não há técnica pedagógica neutra, todas são construídas inutilizadas em meio a valores e normas, as técnicas utilizadas em educação estão presentes nas práticas educacionais que seguem as normas e os valores sociais. As normas são as leis e regulamentos escritos e as regras estabelecidas nos grupos sociais. Os valores correspondem aos critérios de julgamento de si e dos outros; as concordâncias e discordâncias; as aprovações e reprovações que nunca são individuais e, sim, aceitas e compartilhadas na vida social.
Olhar a educação do ponto de vista da Sociologia é compreender que, se a Pedagogia é o fundamento das práticas educacionais as crenças, os valores e as normas sociais são os fundamentos da pedagogia. Sociologia da Educação é aquela disciplina acadêmica que se preocupa em reconstruir sistematicamente as relações, que existem na prática cotidiana, entre as ações que objetivam educar e as estruturas da vida social, quer dizer: a economia, a cultura, o arcabouço jurídico, as concepções de mundo, os conflitos políticos.
Portanto, toda análise e o estudo a ser realizado devem ter como base os fundamentos trazidos pelos seus iniciadores que analisaram a sociedade de sua época, a sociedade capitalista, buscando compreendê-la em suas peculiaridades, propondo caminhos teóricos interpretativos para os mais variados fenômenos sociais. Vamos \u201cacompanhar o caminho trilhado\u201d por alguns desses autores que iniciaram os estudos da Sociologia. Para complementar seus conhecimentos, abaixo apresento breves considerações sobre a História da Sociologia. A contribuição da Sociologia da Educação ao trabalho pedagógico abrange pelo menos nesses aspectos principais:
 Irá permitir que pudéssemos entender melhor a função da educação e sua relação com a sociedade e a cultura.
Porque ela é uma disciplina fundamental para o educador compreender como se dão o funcionamento e a estrutura da instituição educacional.
Abrange o estudo dos processos e das influências sociais envolvidos na atividade educativa.
Incluem-se aqui os processos de interação dos indivíduos e de organização social e as influências exercidas pela sociedade, pela comunidade e pelos grupos sobre a educação.
 Permite que o aluno tenha uma visão mais aprofundada sobre os processos sociais.
A discussão sociológica colabora para a escola e o professor enfrentarem o desafio que lhes está colocado a partir da sua realidade social, garantindo ao aluno a possibilidade de despertar sua consciência e expandir seus conhecimentos.
A escola, em sua tarefa de formar os sujeitos sociais, não é neutra, mas exerce um papel político nesta formação, no sentido de seu comprometimento \u2013 do ponto de vista da reprodução ideológica \u2013 na formação dos sujeitos.
O estudo dos processos e das influências sociais envolvidos na atividade educativa, em especial na escola. Incluem-se aqui os processos de interação dos indivíduos e de organização social e as influências exercidas pela sociedade, pela comunidade e pelos grupos sobre a educação.
A aplicação dos conhecimentos e descobertas da Sociologia à atividade educativa, ou seja, utilização dos princípios e teorias sociológicas para tornar mais eficiente o processo educativo.
Assim, a Sociologia da Educação preocupa-se com três grandes áreas de estudo:
- a organização da sala de aula
- a interação entre a escola e a comunidade
- a educação relacionada com a sociedade em seu sentido mais amplo
A contribuição da sociologia para a educação aponta elementos dentro da escola e da sala de aula e viabiliza as desigualdades sociais. A sociologia corresponde um esforço do social para a vida escolar, ajudando a pedagogia a estabelecer as junções entre sociedade e educação. Émile Durkheim foi quem mais se dedicou ao tema sociologia da educação, preocupado com a ordem social com ele podemos encontrar a definição de educação moral, uma educação que vai além dos conhecimentos práticos. A educação para esse sociólogo é fundamental para permitir a autonomia do individuo.
Nessa ordem social, também uma coesão social ligada a moral. Ele destacava a escola como uma linha para a conquista da coesão social, ou seja, para ele professores deviam atuar na construção moral da sociedade. Para Durkheim a escola era uma regulação social e a educação um fato social, onde a escola intermédia a coesão que a sociedade faz ao individuo. A escola socializa
Jalmira
Jalmira fez um comentário
Excelente
0 aprovações
gesnaria
gesnaria fez um comentário
amei
0 aprovações
Fabia
Fabia fez um comentário
muito bom este trabalho
1 aprovações
Carregar mais