QUESTÕES PARA A PROVA DE SOCIOLOGIA
9 pág.

QUESTÕES PARA A PROVA DE SOCIOLOGIA


DisciplinaSociologia26.045 materiais539.856 seguidores
Pré-visualização3 páginas
culturais, e ambientais da sociedade humana.
Quais os dois princípios fundamentais da ética?
São a ética da convicção e a ética da responsabilidade.
Fale sobre as dimensões de Sustentabilidade.
São cinco as dimensões da sustentabilidade:
Social: Que se entende como a criação de um processo de desenvolvimento que seja sustentado por um outro crescimento e subsidiado por uma outra visão do que seja uma sociedade boa. A meta é construir uma civilização com maior equidade na distribuição de renda e de bens, de modo a reduzir o abismo entre os padrões de vida dos ricos e dos pobres.
Econômica: Que deve ser tornada possível através da alocação e do gerenciamento mais eficiente dos recursos e de um fluxo constante de investimentos públicos e privados. Uma condição importante é a de ultrapassar as configurações externas negativas resultantes do ônus do serviço da dívida e da saída líquida de recursos financeiros do sul, dos termos de troca desfavoráveis, das barreiras protecionistas ainda existentes no Norte e do acesso limitado à ciência e tecnologia. A eficiência econômica deve ser avaliada em termos macrossociais, e não apenas através do critério da rentabilidade empresarial de caráter microeconômico.
Ecológica: Que pode ser melhorada utilizando-se das seguintes ferramentas:
Ampliar a capacidade de carga da espaçonave Terra, através da criatividade, isto é, intensificando o uso do potencial de recursos dos diversos ecossistemas, com um mínimo de danos aos sistemas de sustentação da vida;
Limitar o consumo de combustíveis fósseis e de outros recursos e produtos que são facilmente esgotáveis ou danosos ao meio ambiente, substituindo-os por recursos ou produtos renováveis e/ou abundantes, usados de forma não agressiva ao meio ambiente;
Reduzir o volume de resíduos e de poluição, através da conservação de energia e de recursos e da reciclagem;
Promover a autolimitação no consumo de materiais por parte dos países ricos e dos indivíduos em todo o planeta;
Intensifica a pesquisa para a obtenção de tecnologias de baixo teor de resíduos e eficientes no uso de recursos para o desenvolvimento urbano, rural e industrial;
Definir normas para uma adequada proteção ambiental, desenhando a máquina institucional e selecionando o composto de instrumentos econômicos, legais e administrativos necessários para o seu cumprimento.
Cultural: Incluindo a procura de raízes endógenas de processos de modernização e de sistemas agrícolas integrados, processos que busquem mudanças dentro da continuidade cultural e que traduzam o conceito normativo de eco desenvolvimento em um conjunto de soluções específicas para o local, o ecossistema, a cultura e a área.
Espacial: Que de ser dirigida para a obtenção de uma configuração rural-urbana mais equilibrada e uma melhor distribuição territorial de assentamentos urbanos e atividades econômicas, com ênfase no que segue:
O que é Balanço Social?
É quando a empresa torna transparente a atuação e explicita seu compromisso com a ética e a sustentabilidade social e ambiental do planeta.
32=COMO ERA A SOCIEDADE PRÉ CAPITALISTA?
R=sistema feldal, base economica agricola, a maioria formada por camponeses, ñ havia fluxo migratorio! 
33=PORQUE A SOCIOLOGIA Ñ EXISTIA NA SOCIEDADE PRÉ CAPITALISTA?
R=a sociedade ñ erra um objeto de estudo e pesquisa, ñ havia grandes probelas socias como saneamento, ñ tinha aquele inchasso demografico. 
34 =POR QUE ESTA CIÊNCIA É CONHECIDA COMO CIÊNCIA DA CRISE?
R=devido ela estudar os problemas e fatos socias, advindos com a revolução francesa e a industrial a uma mudança profunda na sociedade e nas cidadedes. 
35= COMO FOI O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA NA EUROPA?
*Processo de formação: entre sec. Xviii e xix, os primeros pensadores ao estabelecer o estudo das sociedades ñ possuiam um metodo cientifico e sim um tanto filosofica na formação conte cria a palavra sociologia estudo da sociedade.
*sistematização: no sec. Xix torna se a ciencia tendo mais relevancias e nasce os classicos do pensamento sociologico.
*consolidação: xix e xx, ela é institucionazada e entra pra o campo academico como disciplina cientifica. 
36=COMO É O MÉTODO POSITIVISTA?
R=nasce como curso de filosofia positiva que tem por natureza consolidar a ordem publica o positivista se opoem a qualquer tipo de revolução.
36 CARACTERISTICA DO POSITIVISMO?
R= Para Comte, o Positivismo é uma doutrina filosófica, sociológica e política. Surgiu como desenvolvimento sociológico do Iluminismo, das crises social e moral do fim da Idade Média e do nascimento da sociedade industrial - processos que tiveram como grande marco a Revolução Francesa (1789-1799). Em linhas gerais, ele propõe à existência humana valores completamente humanos, afastando radicalmente a teologia e a metafísica (embora incorporando-as em uma filosofia da história). Assim, o Positivismo associa uma interpretação das ciências e uma classificação do conhecimento a uma ética\ufffd\ufffdHYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo" \o "Humanismo"humana radical, desenvolvida na segunda fase da carreira de Comte.É uma ciencia que conslida a ordem pública \u2013 Ordem e Progresso.
R=ordem publica, obeservação, interpretação, transformação e a experiencia para weber ñ basta observar é preciso interpretar, para marx ñ basta onbservar, interpretar, e sim agir e tranformar (revolução).
R=para entender e compreender o novos problemas da sociedadepara propor soluções 
37=POSITIVISTA E FUNCIONALISTA?
R=principal fundador comte, principal expoente classico émile durkheim que tem uma fundamentaação analica.
38=IGREJA POSITIVISTA DO BRASIL?
R= estimulada e criada por filhos de fazendeiros que estudaram na europa e fundamentaram no positivismo de conte tendo influencia na republica do brasil presando somente a ordem. O lema: o amor por principio a ordem por base o progresso por fim
Rogher
Rogher fez um comentário
Ótimo
0 aprovações
Santos
Santos fez um comentário
excelente...
0 aprovações
Valdirlei
Valdirlei fez um comentário
obrigado
0 aprovações
Michele
Michele fez um comentário
Muito bom. obrigada ?
0 aprovações
Kelle
Kelle fez um comentário
muito bom, obrigado
0 aprovações
Carregar mais