Buscar

ciencias sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	
	9:02:42 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201603172355)
	
	Por Ciências Sociais entende-se o conjunto de saberes relativos à Antropologia, Sociologia e Ciência Política. Essas ciências tratam de fenômenos muito semelhantes, quais sejam:
		
	
	Nenhuma das alternativas.
	
	Fatos relacionados às análises das flutuações das atividades econômicas.
	
	Fatos relacionados ao território e as flutuações populacionais.
	
	Fatos relacionados às mudanças ambientais.
	
	Fatos Relacionados ao conhecimento da vida social e suas interpretações.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603207332)
	
	O conhecimento de senso comum se organiza a partir da necessidade do homem de enfrentar os desafios cotidianos. Desta forma, depende dos valores pessoais dos sujeitos envolvidos, não questiona o porquê das coisas e é aprendido de uma forma difusa, não organizada. Assinale a alternativa que identifica corretamente as características do conhecimento de senso comum.
		
	
	assistemático, caráter subjetivo, saber crítico
	
	assistemático, caráter subjetivo, saber acrítico
	
	sistemático, caráter subjetivo, saber acrítico
	
	sistemático, caráter objetivo, saber crítico
	
	assistemático, caráter objetivo, saber acrítico
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602562741)
	
	Leia atentamente a texto abaixo: "(...) O que é pesquisa etnográfica? A definição de etnografia encontrada em dicionários, como normalmente acontece em relação a disciplinas, é bastante vaga: estudo dos povos e de sua cultura. Os especialistas, entretanto, também não têm uma conceitualização definida da disciplina, nem do que pode ou não ser considerado pesquisa etnográfica (Hammersley, 1994:01). Apesar das diferenças entre os pesquisadores, alguns pontos em comum podem ser pinçados. Originariamente desenvolvida na antropologia, a pesquisa etnográfica propõe-se a descrever e a interpretar ou explicar o que as pessoas fazem em um determinado ambiente (sala de aula, por exemplo), os resultados de suas interações, e o seu entendimento do que estão fazendo (Watson-Gegeo, 1988:576). Em outras palavras, esse tipo de pesquisa procura descrever o conjunto de entendimentos e de conhecimento específico compartilhado entre participantes que guia seu comportamento naquele contexto específico, ou seja, a cultura daquele grupo (Hornberger, 1994:688). Portanto, parece consensual que a etnografia descreve a cultura de um grupo de pessoas, interessada no ponto de vista dos sujeitos pesquisados. Aí começa sua problemática. A questão da representação - em que medida os achados da pesquisa correspondem à realidade do grupo pesquisado - revolve discussões epistemológicas acerca do binômio verdadeiro/falso. (...)" (WIELEWICKI, V.H.G. a pesquisa etnográfica como construção discursiva. Acta Scientiarum, Maringá, 23(1):27-32, 2001). Sobre o texto acima podemos afirmar que:
I - As ciências naturais estudam fatos simples, eventos que presumivelmente têm causas simples e são facilmente isoláveis, recorrentes e sincrônicos.
II - Os fenômenos em ciências sociais são reproduzíveis em condições controladas.
III- Os fenômenos sociais são eventos com determinações múltiplas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise de fenômenos dessa natureza seja parcial.
IV - Nas ciências sociais, o investigador não interfere no resultado das pesquisas.
V - Nas ciências sociais há uma interação complexa entre o investigador e o investigado, pois ambos compartilham de um mesmo universo de experiências humanas.
Assinale a opção que contempla as afirmativas corretas:
		
	
	I, III e V
	
	I, II, e IV
	
	I, II, e V
	
	II, III, IV
	
	II, III e V
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602564866)
	
	No que tange às diferenças entre Ciências Sociais e Ciências Naturais é correto afirmar que:
		
	
	As ciências naturais podem ter resultados iguais provados por dois pesquisadores distintos em locais diferentes.
	
	As Ciências Naturais possuem um grau de dificuldade de elaboração superior às Ciências Sociais.
	
	O cientista social faz uso do laboratório para realizar as suas pesquisas.
	
	O cientista natural é o único que faz uso de hipóteses em seu trabalho de investigação.
	
	As Ciências Sociais não conseguem ser objetivas por conta da subjetividade do pesquisador.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602626130)
	
	(UEL - 2003) O etnocentrismo pode ser definido como uma "atitude emocionalmente condicionada que leva a considerar e julgar sociedades culturalmente diversas com critérios fornecidos pela própria cultura. Assim, compreende-se a tendência para menosprezar ou odiar culturas cujos padrões se afastam ou divergem dos da cultura do observador que exterioriza a atitude etnocêntrica. (...) Preconceito racial, nacionalismo, preconceito de classe ou de profissão, intolerância religiosa são algumas formas de etnocentrismo". (WILLEMS, E. Dicionário de Sociologia. Porto Alegre: Editora Globo, 1970. p. 125.) Com base no texto e nos conhecimentos de sociologia, assinale a alternativa cujo discurso revela uma atitude etnocêntrica:
		
	
	A existência de culturas subdesenvolvidas relaciona-se à presença, em sua formação, de etnias de tipo incivilizado.
	
	Os critérios de julgamento das culturas diferentes devem primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria a cada uma delas.
	
	Os povos indígenas possuem um acúmulo de saberes que podem influenciar as formas de conhecimentos ocidentais.
	
	O encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.
	
	As culturas podem conviver de forma democrática, dada a inexistência de relações de superioridade e inferioridade entre as mesmas.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602559984)
	
	Atualmente, uma jovem pode fumar em público, ceder um beijo ao namorado em plena luz do dia e usar calças compridas sem que sua reputação seja maculada. Em épocas passadas, uma jovem que fosse flagrada praticando uma dessas ações era estigmatizada e posta à margem da sociedade. Ao longo dos anos, percebemos uma mudança de ideias e comportamentos entre brasileiros. Podemos, portanto, afirmar que a cultura é:
		
	
	dinâmica porque os padrões de comportamento de uma sociedade são iguais a todas as outras.
	
	dinâmica porque as gerações passadas determinam comportamentos iguais da cultura.
	
	dinâmica porque é regida pela natureza e pelos seres divinos.
	
	dinâmica porque os padrões de comportamento de uma sociedade podem mudar a partir de reflexões desenvolvidas dentro da própria cultura.
	
	dinâmica porque os governantes da sociedade impuseram novos comportamentos às mulheres.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603214537)
	
	Com o surgimento do Iluminismo, no século XVIII, a sociedade passa a ser cada vez mais abordada como uma problemática maior para os adeptos da "filosofia das luzes". A partir daí, estabelece-se importante discussão para a compreensão da vida em sociedade: a passagem do "estado de natureza" para o "contrato social". Um importante autor do iluminismo, que escreveu O Contato Social, foi:
		
	
	Franz Boas
	
	Max Weber
	
	Augusto Comte
	
	Karl Marx
	
	Jean-Jacques Rousseau
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201602565525)
	
	O conceito de dominação é central na sociologia de Max Weber. O autor construiu três tipos puros de dominação explicitando os fundamentos que tornam legítima a autoridade ou justificam a dominação de cada tipo, válidos em diferentes contextos históricos. Segundo esse autor, com relação à dominação legal racional, qual das afirmativas subsequentes é correta?
		
	
	O ordenamento da dominação legal racionalestá fixado na tradição e sua violação seria uma afronta à legitimidade do dominante.
	
	A legitimidade da dominação legal racional encontra-se na crença de que o poder de mando tem um caráter sagrado ou herdado do passado.
	
	A dominação legal racional legitima-se na crença na validade do estatuto legal, da competência funcional e em torno de autoridades baseadas em uma ordem impessoal.
	
	Os aparatos burocráticos, na modernidade, só atrapalham a dominação legal racional, cuja legitimidade deve ser buscada na confiança no chefe.
	
	A legitimidade do mando se dá em razão das qualidades excepcionais de um(a) líder.
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201603217842)
	
	Leia atentamente o texto abaixo: "OXALÁ é o detentor do poder procriador masculino. Todas as suas representações incluem o branco. É um elemento fundamental dos primórdios, massa de ar e massa de água, a protoforma e a formação de todo o tipo de criaturas no AIYE e no ORUN. Ao incorporar-se, assume duas formas: OXAGUIÃ jovem guerreiro, e OXALUFÃ, velho apoiado num bastão de prata (APAXORÓ). OXALÁ é alheio a toda a violência, disputas, brigas, gosta de ordem, da limpeza, da pureza. A sua cor é o branco e o seu dia é a sexta-feira. Os seus filhos devem vestir branco neste dia. Pertencem a OXALÁ os metais e outras substâncias brancas." Fonte: https://ocandomble.wordpress.com/os-orixas/oxala/. Segundo Comte e sua Lei dos Três Estados, à que Estado se refere o texto acima?
		
	
	Teológico.
	
	Primitivo.
	
	Positivo.
	
	Metafísico.
	
	Gasoso.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201603128069)
	
	Como a Europa considerava os não europeus como seres inferiores, que eram facilmente iludidos com magia, além de brutos e perigosos, não tardou para se consolidar a ideia de que algo deveria ser feito. Assinale a opção que represente essa ideia:
		
	
	Os adultos deveriam receber educação para, depois, repassá-la para as crianças.
	
	Os não europeus deveriam ser eliminados.
	
	Esses povos precisavam ser "civilizados".
	
	Apenas os mais cultos deveriam ser alfabetizados.
	
	Eles deveriam ser trazidos para a Europa para aprender a conviver em sociedade.

Outros materiais