Buscar

Sistema Direcional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sistema Direcional
Definição	
 A seleção direcional é um tipo de seleção natural que favorece um único fenótipo e nesse tipo de seleção o alelo mais vantajoso aumenta de frequência, ao longo das gerações.
 Esse tipo de seleção ocorre frequentemente em mudanças ambientais e quando ocorre migração de populações para novas áreas que possuem diferentes pressões ambientais. 
Definição	
Exemplos de seleção direcional
 Resistência de bactérias à antibióticos: 
 Um perigoso exemplo de seleção direcional são bactérias que desenvolvem resistência a antibióticos. Os antibióticos agem seletivamente e favorecem bactérias resistentes ( que surgem por mutações). Bactérias sensíveis aos remédios morrem e as mais resistentes persistem e se proliferam originando grandes linhagens resistentes.
Exemplos de seleção direcional
Resistência de insetos à inseticidas:
 Os insetos resistentes ao inseticida sobrevivem e continuam a se reproduzir originando uma prole com a mesma resistência. Dessa forma a população será adaptada ao inseticida, pois pelo processo da seleção direcional o genótipo favorável foi fixado na população.
Exemplos de seleção direcional
Exemplos de seleção direcional
Exemplos de seleção direcional
Resistência de plantas:
 Nos arredores de minas de exploração de metais, algumas plantas se tornaram resistentes a metais pesados e tóxicos e espécies de ervas daninhas desenvolveram resistência à herbicidas. 
Amaranthus hybridus
Exemplos de seleção direcional
Tamanho corporal do Salmão Rosado:
	Os salmões rosa (Onchorhynchus gorbuscha), do noroeste do Pacífico, vem apresentando um decréscimo no tamanho corporal a alguns anos. Os de menor tamanho se livram das redes de pesca.
Onchorhynchus gorbuscha
Exemplos de seleção direcional
Seleção direcional em caracóis:
	Animais que gastam menos energia no seu metabolismo basal podem alocar mais para reprodução e sobrevivência. É o caso da espécie Helix aspersa. De acordo com estudos, os sobreviventes tinham taxas metabólicas 20% menores do que os que morreram. Os pesquisadores concluíram que a seleção natural estaria selecionando os caracóis mais eficientes no uso de sua energia. 
Helix aspersa
Equipe:
Adriele Carolina
Camila Marcucci
Cintia Dornelas
Daniela Cavalcanti
Daniela Ribeiro
Daniela Teixeira
Elaine Teixeira

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais