Resumão das Provas
9 pág.

Resumão das Provas


DisciplinaComunicação Empresarial I6.260 materiais49.846 seguidores
Pré-visualização4 páginas
Comunicação das Empresas
1-Entende-se pelo termo efetividade
	
	quando se usam os meios corretos para chegar a um fim desejado e criar novos caminhos para a realização da mesma tarefa.
2- Com relação à próclise, à mesóclise e à ênclise (casos de colocação pronominal em língua portuguesa), assinale a única alternativa que informa corretamente o caso referente a cada frase.
	
	As crianças se esforçaram para acordar cedo naquele inverno. ¿ caso de próclise.
3- Contribuem para a coesão textual, EXCETO
	
	as locuções acidentais.
4-Dentre as regras que justificam o uso de próclise, há a seguinte: A próclise será de rigor quando antes do verbo houver uma conjunção subordinativa. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo dessa regra:
	
	Se me ensinares o caminho, chegarei lá.
5- De acordo com Luiz Antonio Sacconi (2008), o bom falante deve evitar cometer erros que dificultem ou impossibilitem a compreensão da mensagem, logo, tanto aquele que demonstra insuficiência no domínio da norma, quanto o que usa uma linguagem demasiadamente rebuscada cometem vícios de linguagem prejudiciais à comunicação. Acabar com a corrupção? Isso é colóquio flácido para acalentar bovino. Qual é o vício de linguagem presente na frase em destaque?
	
	Preciosismo
6- Identifique a seqüência de elementos que assegura o encadeamento lógico-discursivo do texto abaixo sem alteração de sentido. ¿..... existe um componente do qual se pode extrair energia a baixo custo, esse elemento é o hidrogênio. ..... a tecnologia necessária para tanto seja conhecida, ela não é economicamente viável. ....., somas importantes são investidas em pesquisas, ..... se teme que o petróleo acabe nos próximos anos.¿ Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.
	
	( ) Se / ainda que / assim / pois. 
7- Entende-se por arcaísmo
	
	palavras ou expressões que já pertencem ao passado da língua.
8-Observe as duas figuras e marque a alternativa que apresenta o vício de linguagem presente em ambas.
 
http://www.flordolacio.com/2011/07/pleonasmo.html
Acessado em 15 ago. 2011
	
	pleonasmo
9- Marque a alternativa em que a supressão da vírgula altera o sentido da frase.
	
	e) Alunos, que tiram notas baixas, ficam em recuperação.
10- Solecismos são os erros que atentam contra as normas de concordância, de regência ou de colocação. Marque a opção em que esse vício de linguagem aparece.
	
	Haviam muitos espectadores na peça.
11- Assinale a alternativa na qual TODOS os vocábulos seguem a mesma regra de acentuação gráfica.
	
	( ) petróleo / indústria / matéria. 
12- Coesão textual é
	
	o conjunto de recursos linguísticos responsáveis pelas ligações que se estabelecem entre os termos de uma frase, entre as orações de um período ou entre os parágrafos de um texto. É a costura necessária para que as partes componham harmoniosamente o todo, deixando o texto agradável à leitura.
13- Assinale a opção em que o uso da crase é facultativo:
	
	No discurso, minhas palavras referiam-se à sua irmã.
14- Observe os seguintes textos:
I - "Encravada na Baía de Banderas, noroeste do Estado de Jalisco, Puerto Vallarta ainda conserva o clima de vila dos pescadores, com a Igreja de Guadalupe e sua torre..."
II - "Lá vinha eu ladeira abaixo, quando ele chegou com a mão estendida e um tom suplicante na voz. Não chega a ser um mendigo, mas anda desempregado e vivendo de pequenas facadas nos amigos."
III - "...o pós-modernismo ameaça encarnar hoje estilos de vida e de filosofia nos quas viceja uma ideia tida como sinistra: o niilismo, o nada, o vazio, a ausencia  de valores e de sentido para a vida."
Baseado nestes tres textos e considerando uma classificação para os seus formatos, assinale a alternativa correta:
	
	Texto 1 - descrição; Texto 2 - narração; Texto 3 - dissertação
15- É a forma mais adequada de utilizar formas dos verbos pôr e querer:
	
	Pusemos / quisemos 
16- A charge mostra uma falha na comunicação. A partir da leitura da mensagem contida na placa, explique a mensagem que se deseja transmitir e a mensagem que foi interpretada pela receptora. Indique a palavra que contribui para esse problema no ato de comunicação.
Gabarito: 
A mensagem que se deseja transmitir é que com a chegada da TV digital, a interferência na imagem da televisão irá melhorar; a mensagem que foi interpretada pela receptora é que com a chegada da TV digital, a pouca chuva que caía no sertão ira findar. A palavra que contribui para esse problema é "chuvisco".
17- A conjunção mas é intrafrasal, isto é, deve aparecer dentro de construções frasais, não podendo iniciar uma frase. Sabendo disso, reescreva as frases substituindo a conjunção mas por outra com valor adversativo. Luciana é come muitos doces, frituras e massa. Mas não é gorda.
Gabarito: Luciana come muitos doces, frituras e massa. Contudo (ou porém, no entanto, todavia, entretanto) não é gorda.
18-Leia o trecho de reportagem a seguir:
Um avião de pequeno porte caiu na região de Tucuruí, no Pará, neste sábado (14). Equipes do Serviço de Busca e Salvamento da Força Aérea Brasileira (FAB) foram enviadas para o local para fazer buscas e tentar localizar a aeronave.
(disponível em: < http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/05/aviao-de-pequeno-porte-cai-no-para.html>. Acesso em: 14 mai. 2011)
Sabe-se que a coesão textual é o conjunto de recursos linguísticos responsáveis pelas ligações que se estabelecem entre os termos de uma frase, entre as orações de um período ou entre os parágrafos de um texto. É a costura necessária para que as partes componham harmoniosamente o todo, deixando o texto agradável à leitura. Portanto, pode-se dizer que o termo &quot;aeronave&quot;, na reportagem, corresponde:
	
	ao processo de coesão referencial por substituição.
19- Casos em que a crase não pode ocorrer:
	
	Antes dos verbos;
20- I - Não foi ao colégio ___________ estava com conjuntivite. 
II - __________ o time tenha treinado muito, não foi campeão. 
III - _________ ela tivesse escutado os conselhos da amiga, não estaria com problemas agora. 
IV - Levou o cachorro ao veterinário _____ fosse examinado.
 A alternativa que completas adequadamente as lacunas é:
	
	Visto que - não obstante - caso -a fim de que
21- Assinale a opção correta:
I - Não vou a lugares desertos.
II - Marina tem aula a tarde. 
III - Cátia aprendeu a ler aos 4 anos.
IV ¿ O pagamento foi feito a vista.
V ¿ A medida que estudo, aprendo
As frases que necessitam de crase são:
	
	II, IV e V
22- Solecismos são os erros que atentam contra as normas de concordância, de regência ou de colocação. Marque a opção em que esse vício de linguagem aparece.
	
	Haviam muitos espectadores na peça.
23-_______________é o resultado da articulação das ideias de um texto; é a estruturação lógico-semântica que faz com que numa situação discursiva palavras e frases componham um todo significativo para os interlocutores.
	 
	Coerência textual
24- Conectivos são conjunções que ligam as orações, estabelecem a conexão entre as orações nos períodos compostos e também as preposições, que ligam um vocábulo a outro. Os conectivos estabelecem uma relação de sentido entre os termos que ligam. A seguir, assinale a única alternativa que indica adequadamente a relação de sentido estabelecida entre as duas partes de cada frase.
	 
	O Senado aprovou medidas para coibir o nepotismo, / porém a China não gostou da atitude dos senadores. ¿ relação de adversidade.
25- Assinale a alternativa em que a vírgula foi usada para isolar o vocativo:
	 
	Então, meu amor, não há mais o que fazer!
26- A charge apresenta humor a partir de uma falha na comunicação. A fala da mulher indica que ela está ao telefone com um atendente, a fim de resolver algum problema em seu computador. O atendente pede que ela coloque o mouse no canto superior e clique. Ele quer que ela coloque o mouse próximo ao canto superior do cômodo onde
Emilenia
Emilenia fez um comentário
.
2 aprovações
Carregar mais