Buscar

Percebendo oportunidades no empreendedorismo

Prévia do material em texto

Aula 4: AS OPORTUNIDADES NO AMBIENTE EMPREENDEDOR
PERCEBENDO AS OPORTUNIDADES NAS NECESSIDADES 
Na aula anterior, falamos sobre criatividade e percepção, o que pode bloquear a criatividade. Agora vamos falar um pouco das necessidades e as teorias que envolvem o que é necessário.
Mas o que é necessário para mim pode não ser necessário para você; então, temos de partir do princípio das necessidades. Escolhi a teoria freudiana. Instintos são pressões que dirigem um orgasmo para determinados fins particulares.
Quando Freud usa o termo, ele não se refere aos complexos padrões de comportamento herdados dos animais inferiores, mas aos seus equivalentes humanos. Tais instintos são "a suprema causa de toda atividade" (1940, livro 7, p. 21). 
Freud reconhecia os aspectos físicos dos instintos como necessidades, enquanto denominava seus aspectos mentais de desejos. Os instintos são as forças propulsoras que incitam as pessoas à ação.
Todo instinto tem quatro componentes: uma fonte, uma finalidade, uma pressão e um objeto. A fonte é quando emerge uma necessidade, podendo ser uma parte ou todo corpo. A finalidade é reduzir essa necessidade até que nenhuma ação seja mais necessária, é dar ao organismo a satisfação que ele deseja no momento. Antes das descobertas freudianas, pensava-se a mente como uma instância única. Podemos esquematizar isso da seguinte forma:
Caixa preta do consumidor pré-freudiana 
Caixa preta do consumidor pré-freudiana 
Percebemos que o homem tem de resolver suas necessidades. As mais primárias (fisiológicas), as mais complexas. Ao não resolvê-las entramos num processo conhecido como contrapulsão, uma energia que vai nos incomodar toda a vida, se não houver um equilíbrio. Os produtos ou serviços, ao mesmo tempo em que resolvem necessidades, podem causar desequilíbrio. Ao estarmos bem informados, sabemos as necessidades das pessoas que são individuais, mas também são orientadas por grupos.
CASE TOK & STOK
Nesse estudo de caso, a necessidade pessoal de um casal, que procurava móveis práticos e modernos que pudessem ser montados por eles, fez nascer a maior cadeia de lojas de móveis do país.
PERCEBENDO AS OPORTUNIDADES NAS DEFICIÊNCIAS
Observar o que as outras empresas oferecem em produtos e serviços e os seus defeitos. Parece simples. E é. Quando você vai a um restaurante e o atendimento não é bom, a comida razoável, não tem onde estacionar, todas estas observações amadoras agora funcionam sob um novo olhar. O olhar profissional.
Ao pensar em montar um empreendimento, visite os concorrentes ou pelo menos faça tudo para conhecer como eles trabalham. Assim, você vai estar se atualizando e se informando das deficiências dos outros e impedindo que isso aconteça com seu produto, serviço ou processo.
A análise do ambiente externo é um dos componentes de peso na formulação das estratégias de negócio e marketing como a cultura, os grupos sociais e de referência, família, e as intervenções do marketing. Estas interferências levam o indivíduo a formar suas próprias crenças e valores.
O conhecimento acerca dos hábitos de consumo pode melhorar a compreensão do outro (concorrência) e de nós mesmos (o que queremos). No momento que você está lendo esta aula milhares de pessoas ainda consomem. A sociedade de consumo é maior que a sociedade do trabalho e as horas sonhadas.
Na tabela abaixo, um resumo do que deve ser analisado, observando o mercado e estruturando seu próprio negócio. 
Percebendo as opotunidades nas tendências
Observar novas tecnologias
A internet estava aí para quem quisesse inventar novidades. Os sites de compras também, mas porque ninguém pensava no coletivo? Talvez porque não olharam para o comportamento de consumos e mudanças: o consumidor que sempre foi individualista começou a observar que se mudasse este comportamento, usufruiria melhor dos produtos e serviços. 
Quem observou isso se deu bem e de uma hora para outra os sites de compras coletivas apareceram e, tão rápido quando serviram, tornaram-se um sucesso instantâneo na rede, dada a sua divulgação viral. Clickon, Grupon, Peixe Urbano, já são mais de 250 empreendimentos semelhantes só no Brasil. As novas tecnologias de internet, mobile, estão cada vez mais acessíveis para todos para poucos e com pouco investimento é possível empreender. 
Osbervar novos conhecimentos
Já viu algum capítulo da novela das sete e meia, Morde e Assopra? Pois bem, Walcir Carrasco se apropriou da observação de um comportamento natural do ser humano: queremos saber o futuro. E ele criou um cientista que consegue trazer a mulher amada de volta (que já morreu, diga-se de passagem). O novo pode ser banal, pode ser ridículo inicialmente, mas o novo oxigena. Se não funcionar ou se não virar presente, pelo menos damos boas risadas. A internet, a televisão, a leitura trazem informações que você pode transformar em conhecimento e em uma oportunidade de negócio.
Observar novos materiais
Haverá um dia em que um cartaz na rua poderá ser uma televisão de alta definição. Os carros serão econômicos, terão uma pintura que nunca ficam arranhadas e vidros que se limpam sozinhos e mudam de cor de acordo com o ambiente. Você poderá curar um câncer de pele com um simples esparadrapo e andar com roupas que não mancham. Tudo isso acontecerá um dia. 
Este texto tirado da Revista Superinteressante mostra que este dia é amanhã. Muitas destas novas tecnologias já estão sendo vendidas. E destes novos materiais (conhecimento) nascem novos conhecimentos. Por exemplo, se a sua oficina é só de retoque de arranhão, será bom fazer uma análise externa e pensar em um novo portfólio para a empresa.
Observar mudanças de hábito e comportamentos
Hoje os produtos e serviços são pensados a partir da perspectiva do consumidor. Ao atender suas próprias necessidades, ele pode determinar o sucesso ou fracasso de uma organização. Por isso a importância dos planejamentos, mas também do olhar e da percepção sobre mudanças de hábitos. A partir de Hawkins (2007), apresentamos o comportamento de compra e a estratégia para colocação de um produto ou serviço no mercado.
O comportamento de compra e a estratégia para a colocação de um produto ou serviço no merdado
·	As soluções para que um ser humano satisfaça uma finalidade instintiva corresponde a soma de sua necessidade biológica inicial, mais o seu desejo mental (consciente ou não), além do seu histórico de ideias e hábitos. A partir deste conceito do pensamento de Freud, analise as afirmativas a seguir e selecione a opção correta. 
Para Freud, os instintos são as forças propulsoras que incitam as pessoas à ação,são a suprema causa de toda atividade.
·	Vindo de família humilde, o primeiro negócio do empresário André Oliveira, aos 12 anos, foi a venda de geladinhos. Tudo porque não tinha dinheiro para comprar o presente de aniversário que a mãe desejava: um jogo de jarra e copos de vidro. "Fiz cálculos de quantas unidades eu precisaria vender para conseguir comprar o presente da minha mãe, avaliando a margem e o ponto de equilíbrio", relembrou o empreendedor. (Fonte: Gazeta do Povo - 16/06/2013). Neste contexto, analise as afirmativas a seguir e selecione a opção correta:
 A combinação de iniciativa, desenvoltura e disciplina financeira são características presentes nos empreendedores mais bem sucedidos.
Independente da grandeza do sonho, o esforço para concretiza-lo deverá ser o mesmo. Ser persistente e obstinado ajudou o empreendedor a chegar ao seu objetivo.
·	Se um dos objetivos o empreendedor é ter garantia de sucesso, mesmo porque o sucesso deve vir automaticamente se o empreendedor tiver sorte, ENTÃO Podemos deduzir que a característica de um empreendimento depende, principalmente, da capacidade de organização e de previsão do empreendedor.
a primeira parte da assertiva está incorreta e a segunda correta.
·	Ao pensar em montar um empreendimento, visite os concorrentes ou pelo menos faça tudo para conhecer como eles trabalham. Assim, você vai estar se atualizando e se informando das deficiências dos outros e impedindoque isso aconteça com seu produto, serviço ou processo. A análise do ambiente externo é um dos componentes de peso na formulação das estratégias de negócio e marketing como a cultura, os grupos sociais e de referência, família, e as intervenções do marketing. Estas interferências levam o indivíduo a formar suas próprias:	Crenças e valores
·	Os itens abaixo devem ser analisados externamente pelo empreendedor quando da sua observação sobre o mercado e no momento de estruturar o seu próprio negócio. Assinale como Falso o único ponto que não se enquadra nessa análise externa
Aperfeiçoar aquilo que não é bem sucedido
·	O ambiente externo é um elemento muito importante na formulação de estratégia. Vários itens permitem a elaboração de uma análise do ambiente externo. I - Pesquisar a satisfação dos consumidores II - Ouvir o cliente III - Ter capacidade organizacional IV - Realizar análise competitiva V - Buscar a excelência Frente as assertivas listadas fazem parte de uma análise do ambiente externo apenas as afirmações:
I, II, IV

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes