Buscar

Resolução H CC1

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO ATUAL DA AMAZÔNIA
Disciplina: História do Direito no Brasil
Professora: Indira Duarte 
Turma: 3003
Aluna: Nicolly Silva dos Santos
Caso Concreto 1- Introdução a disciplina de História do direito no Brasil
Resolução
Flávio defende a tese do Civil Law, onde as Leis são elaboradas por meio dos Legisladores, e cabe ao Juiz aplicá-las de acordo com o consta na Lei. Já Aline defende a tese do Common Law, que também é conhecido como sistema Anglo-Saxão, cuja a tradição jurídica não está em aplicações de texto, mas sim em precedentes de jurisprudência, no qual estas servirão de modelos para casos semelhantes no futuro.
Usa-se essa denominação por conta de os fundamentos jurídicos terem por base a fonte do Direito germânico e também romano. As fusões dessas duas tradições jurídicas acarretaram no sistema hoje conhecido como Civil Law.
Em Portugal, a tradição jurídica é do Civil Law, onde a decisão do juiz está de acordo com o que está escrito na Lei, assim como no Brasil.
 O sistema Civil Law, também chamado de sistema Romano-Germânico, é baseado nos preceitos jurídicos romanos e germânico, no qual este se acentua na tese de que as Leis estão escritas, e cabe ao poder judiciário aplica-las de acordo com a norma jurídica. Grande parte dos países da América do Sul, da Europa, Ásia e alguns da África adotaram esse sistema. O Common Law, diferente do Civil Law, baseia-se nas jurisprudências, que são interpretações das Leis já proferidas por juízes em diversos casos, e que estes usam estas como parâmetro para casos semelhantes sucessores. Países da América do Norte e da Oceania adotam esse sistema.

Continue navegando